Buscar

apol5 administração da produção e serviços

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração da Produção e Serviços
De acordo com o que estudamos sobre os 5S’s, relacione a COLUNA A com suas respectivas características na COLUNA B  e após selecione a alternativa correta:
 
COLUNA A
1- SEIRI
2- SEITON
3- SEISOU
4- SEIKETSU
5- SHITSUKE
 
COLUNA B
(   ) Consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais e relatórios) de acordo com os critérios de utilidade ou frequência de uso e saber onde é o lugar década peça.
(   ) Corresponde à organização do ambiente de trabalho, dos objetos, dos materiais e das informações úteis, isso da maneira mais funcional, possibilitando acesso rápido e fácil. Um dos procedimentos realizados nesse “S” é: determinar o lugar certo dos itens necessários ao trabalho, padronizar a forma de guardar e localizar, tanto objetos como as informações.
(   ) A prática da limpeza significa o compromisso de manter limpo o seu local de trabalho antes, durante e após a jornada diária. Um dos conselhos para sua implantação no trabalho: identificar e eliminar as causas da sujeira e poeira, certificar-se da existência de cestos de lixo adequados, procurar produzir sem gerar lixo etc.
(   ) Corresponde ao entendimento de que é indispensável que em uma empresa haja preocupação com a saúde em todos os níveis físico, mental e emocional. Não é só no ambiente físico que as melhorias são necessárias, portanto é preciso ter plena consciência dos aspectos que afetam a saúde e agir sobre eles.
(   ) Consiste em praticar os “S” anteriores, sem descuidar do constante aperfeiçoamento, porquanto significa a busca do autodesenvolvimento. Na pratica é: criar procedimentos claros e possíveis de serem cumpridos e, em caso de não cumprimento, descobrir a causa e atuar.
	
	A
	1; 2; 3; 4; 5
	
	B
	2; 3; 1; 4; 5
	
	C
	5; 4; 3; 2; 1
	
	D
	4; 5; 3; 2; 1
Questão 2/5 - Administração da Produção e Serviços
Leia.
“Essa técnica, se bem aplicada, resulta em melhoria na organização do ambiente de trabalho, pois composta de regras simples aplicadas em uma sequência racional, ela pode ser utilizada não só na empresa, como também no cotidiano de vida familiar e nas relações de trabalho. Trata-se de um modo simples de melhorar as relações e o ambiente de trabalho, organizando-as produtivamente e, assim, otimizando recursos e tempo.”
 
De acordo com o que estudamos sobre produtividade, assinale abaixo a técnica que foi citada acima:
	
	A
	5Ss
	
	B
	PRODUÇÃO EM MASSA
	
	C
	POR PROCESSAMENTO
	
	D
	DIAGRAMA DE ISHIKAWA
Questão 3/5 - Administração da Produção e Serviços
O diagrama de causa-efeito ou diagrama de Ishikawa, serve para direcionar o processo de resolução de problemas, separando as causas do efeito indesejado que é o problema. Assinale a alternativa correta que, segundo Moacyr Paranhos Filhos, corresponde a técnica que pode ser utilizada em conjunto com o diagrama de causa-efeito na fase investigatória do problema:
	
	A
	Diagrama de processos;
	
	B
	PDCA;
	
	C
	Gráfico de Pareto;
	
	D
	Histograma;
	
	E
	5W1H.
Questão 4/5 - Administração da Produção e Serviços
A cultura de combate ao desperdício otimiza várias formas de recursos, como: material, energia, produção incorreta, degeneração dos equipamentos e mesmo horas de trabalho. Frente a isto, a Toyota Motor Company, fabricante japonesa de automóveis, tem o desperdício como palavra-chave em seu sistema de produção, tendo desenvolvido um sistema de fabricação ou aquisição somente no momento exato da utilização. Assinale a alternativa correta que corresponde a este tipo de sistema:
	
	A
	Redução de desperdício;
	
	B
	Produção enxuta;
	
	C
	Operação de manufatura;
	
	D
	JIT;
	
	E
	Ataque ao desperdício.
Questão 5/5 - Administração da Produção e Serviços
A avaliação por atributos é um modelo de avaliação de qualidade na qual não são utilizados variáveis pelo fato de que é impossível ou não conveniente realizar a medição. Segundo Moacyr Paranhos Filho, é uma análise qualitativa de desvios de determinadas características do produto, podendo ser de três tipos. Assinale a alternativa correta que corresponde aos três tipos da avaliação por atributos:
	
	A
	Avaliação da variabilidade do produto, Avaliação do processo do produto, Avaliação dos limites de controle;
	
	B
	Avaliação dos indicadores do produto, Avaliação do controle estatístico do processo, Avaliação da mãeo-de-obra;
	
	C
	Avaliação da fração defeituosa do produto, Avaliação da quantidade de defeitos por unidade, Avaliação da quantidade de defeitos por amostra;
	
	D
	Avaliação da medição, Avaliação do meio ambiente, Avaliação dos materiais;
	
	E
	Avaliação da tolerância a falhas, Avaliação da variabilidade do processo, Avaliação da solução do problema.
	1A
	2A
	3E
	4D
	5C

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes