Buscar

Resumo de periodontia

Prévia do material em texto

RESUMO DE PERIODONTIA 
PERIOGRAMA E PSR:
- são exames realizados para se diagnosticar a presença de uma doença periodontal, sendo que o periograma (profundidade da bolsa “profundidade normal = 3mm”) só é realizado, após a identificação de algum sinal de doença pelo exame de PSR. O periograma é um exame feito com a sonda de williams, enquanto que o PSR é feito com a sonda OMS. Porém, para se fazer o diagnostico de qualidade de uma doença periodontal, é necessário analisar as etapas a seguir:
1) ANAMNESE = nesta etapa, se tem um conhecimento sobre alguns detalhes da vida do paciente que podem vir a causar ou afetar a doença periodontal, como o uso de tabaco (mascara os sinais da doença periodontal), a higienização bucal (importante pois remove o principal causador da doença periodontal, o biofilme), a patologia diabete (doença de risco que pode causar a doença periodontal), e a presença de doenças genéticas ou hereditárias (doenças estas que podem estar presente no individuo, e com isso ser um fator agravante da doença periodontal).
2) EXAME FISICO = o exame físico trata-se basicamente dos exames radiográficos da região de cabeça e pescoço (extra oral) ou intra oral (cavidade bucal), sendo assim neste momento da avaliação do paciente que se realiza a avaliação periodontal. 
*Avaliação periodontal = analisar se tem índice de placa 
-> analisar como esta a higiene (ensinar técnicas de escovação e profilaxia) 
-> analisar o índice gengival- IG – para ver se tem sangramento (gengivite – neste exame consegue-se analisar apenas se o paciente tem gengivite ou não, e não se tem gengivite ou periodontite) 
-> analisar se tem recessão gengival (um possível sinal da periodontite “nem sempre a recessão é sinal de periodontite”, faz-se a comparação da distancia das linhas da margem gengival até uma determinada linha imaginaria) 
-> analisar profundidade de sondagem (PS) 
-> analisar a mobilidade do dente (se estiver móvel, atingiu a inserção do dente, indicando uma periodontite) 
-> analisar através da sonda de nabbers se tem lesão de furca 
-> no final de tudo analisar o nível de inserção clinica (soma do nível gengival com a profundidade de sondagem, buscando analisar se tem periodontite).
*Visivelmente não se consegue diferenciar uma condição de gengivite de uma de periodontite, apenas através do exame de profundidade de sondagem ( é sondado os 6 sitios do dente: vestibular, mesio-vestibular, disto-vestibular, lingual, mesio-lingual, disto-lingual) e de mobilidade. 
Na gengivite percebe-se uma não perda de inserção do dente, enquanto que na periodontite percebe-se uma perda de inserção do dente (dente móvel). Por aspectos radiográficos também se consegue diferenciar, devido as alterações ósseas causada pela perda de inserção na periodontite.
 EXAME CLINICO PERIODONTAL
- É recomendável ao dentista verificar se tem biofilme (INDICE DE PLACA), cálculo, analisar as condições gengivais (cor, volume, textura, forma, e sangramento a sondagem –IG ) , analisar a higiene bucal (quantidade x frequência), para analisar se tem alguma alteração no periodonto, que possa vir a resultar em uma doença periodontal.
1) INDICE DE PLACA -> trata-se do processo em que se analisa se tem a presença de biofilme ou não na superfície dentaria, avaliando a sua extensão e se existem fatores retentivos de placa no dente.
2) INDICE GENGIVAL (IG) -> trata-se do exame em que se analisa as características da gengiva, como o nível gengival (distancia entre a junção cemento-esmalte e a margem gengival), se a gengiva possui gengivite ou periodontite (exame de mobilidade). 
Para analisar se há alguma doença periodontal, é feito o exame de índice gengival, percorrendo toda a região da gengiva marginal, a fim de avaliar a presença de sangramento, e consequentemente de gengivite. 
- Calculo do IG : 
NUMERO TOTAL DE FACES (numero de dentes x 4) ---------------- 100%
 NUMEROS DE FACES QUE SANGRARAM --------------- X
- Passou de 30%, é classificada como gengivite generalizada na boca.
3) PSR -> trata-se do exame em que se avalia a profundidade de sondagem do sulco gengival, feito somente após a detecção de sangramento no exame de índice gengival, sendo que neste, é utilizado a sonda OMS para medir milimetricamente a profundidade da bolsa.
- Este exame é dividido por sextantes. Analisa-se cada dente de cada sextante, registrando após a sondagem dos mesmos, o score mais alto entre todos os dentes do sextante (montando assim o quadro presente na ficha de anamnese). O número de score é baseado na classificação feita a seguir:
- SCORE 
*score 0 = dente em que após a sondagem a área colorida da sonda OMS fica completamente visível, tendo ausência de cálculo ou defeito marginal no dente, não tendo sangramento. CONDUTA = realizar medidas preventivas apenas.
*score 1 = dente em que após a sondagem a área colorida da sonda OMS fica completamente visível, tendo ausência de calculo ou defeito marginal no dente, tendo sangramento. CONDUTA = medidas educativas e preventivas, remoção de placa supra e sub gengival.
*score 2 = dente em que após a sondagem a área colorida da sonda OMS fica completamente visível, tendo cálculos/defeitos marginais/áreas retentivas/ e pode ou não ter sangramento a sondagem. 
CONDUTA = remoção da placa supra/sub gengival, correção de margens retentivas de placa.
*score 3 = dente em que após a sondagem a área colorida da sonda esta parcialmente intrasucular (PS > 3,5 mm e <5,5 mm), tendo cálculos, defeitos marginais e áreas retentivas, tendo sangramento. 
CONDUTA = remoção da placa supra/sub gengival, correção de margens retentivas de placa.
*score 4 = dente em que após a sondagem a área colorida da sonda esta totalmente não visível (PS>5,5mm), tendo cálculos, defeitos marginais e áreas retentivas, tendo sangramento. CONDUTA = exame periodontal e radiográfico da boca toda, tratamento completo e manutenção. 
-> asterisco usado para recessão gengival, mobilidade.
-> periograma feito em todos com asteriscos e nos score 3 e 4 sempre. 
 EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS PERIODONTAIS
- o estudo desta área da periodontia aborda a distribuição das doenças na população e também suas causas, além disso, é feito analises sobre a doença, por exemplo, sabe-se que a placa dental é o principal fator etiológico da doença periodontal.
- a doença periodontal se inicia através de uma gengivite, gengivite esta que é indicada pela presença de sangramento durante o IG, e alterações na gengiva normal (normalidade=coloração rosa pálido, textura de casca de laranja, contorno bem feito, sem biofilme e calculo). Já para se identificar a periodontite, é necessário o PSR, sendo que o tamanho maior que 3 mm indica perda de inserção óssea.
- EXPERIMENTO DE LOE:
* segundo ele, a periodontite se iniciava com uma inflamação gengival, que atingia as estruturas do periodonto de suporte através da ação do biofilme inespecífico (qualquer grupo de bactéria). -> paradigma
* Índice gengival por Loe
0-> nenhum sangramento a sondagem;
1-> alteração da cor e da textura da gengiva; avermelhada e com aspecto diferente do normal
2-> sangramento a sondagem leve;
3-> sangramento excessivo à sondagem;
* Índice de placa de Loe e Silness
0-> sem presença de placa
1-> presença de placa (pouca)
2-> presença de placa clinicamente visível na cervical
3-> presença de placa clinicamente visível no dente todo
- INDICE PERIODONTAL DE RUSSEL:
* esse índice foi elaborado considerando apenas os aspectos visuais perceptíveis:
 0 -> gengiva saudável; 
1 -> gengivite leve; 
2 -> gengivite instalada; 
6 -> gengivite com formação de bolsa (periodontite atualmente); 
8 -> periodontite avançada (mobilidade excessiva do dente; perda de inserção).
- INDICE DE DOENÇAS PERIODONTAIS (IPD): 
* esse índice baseava-se na medida de perda de inserção como parâmetro para definir a periodontite, analisando assim o componente gengival: 
*Índice gengival de Ramfjord 
G0-gengiva sadia;
G1-gengivite leve e moderada;G2-gengivite moderada a severa; 
G3-gengivite com vermelhidão intensa, sangramento e ulceração 
Componente periodontal de Ramfjord
4- perda de inserção <3
5- perda de inserção 3 e <6 
6 perda de inserção = 6
-> Este índice é feito nos dentes 16,21,24,36,41,44, considerados dentes representativos. 
Acreditava-se que a doença periodontal estava relacionada a fator genético.
* segundo Lindhe, nem toda gengivite evoluía para uma periodontite. 
- INDICE PERIODONTAL COMUNITARIO (CPI) 
*só muda do PSR o fato de que é analisado apenas em alguns dentes (incisivos, pré, e molares), e no PSR é feito em todos os dentes.
- OS FATORES DE RISCO DA PERIODONTITE E INDICADORES DE RISCO
- são considerados fatores de risco (que podem causar/influenciar a periodontite): biofilme (fator etiológico), fumo (passivos e ativos), diabetes, álcool, osteoporose, idade (à medida que a idade aumenta, aumenta a prevalência de periodontite, devido à recessão gengival), fatores genéticos (alguns estudos dizem que ela tem grande prevalência genética), fatores sistêmicos (doenças cardiovasculares, parto prematuro, e doenças pulmonares).
- CLASSIFICAÇÃO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS
-> CLASSIFICAÇÃO DE 1999: baseia-se no paradigma de infecção/resposta do hospedeiro, onde se acredita que as doenças periodontais causadas por biofilme são exemplos de infecção, e que grande parte da destruição do esmalte é resultado de uma resposta imunoinflamatoria do hospedeiro. Esta classificação foi ultrapassada.
-> CRITERIOS DE CLASSIFICAÇÃO:
1) Quanto a localização: classificada em gengivite - quando afeta o periodonto de proteção; periodontite - quando afeta o periodonto de inserção;
2) Quanto a origem: originada por conta de biofilme presente (local); causada por fatores sistêmicos (fumo, diabete, gestante, cardiopata).
3) Quanto ao tipo de inflamação: aguda (acontece em um curto espaço de tempo); crônica (tem um longo espaço de tempo) -> a maioria apresenta os 2 tipos de inflamação.
4) Quanto a velocidade de progressão: lenta; rapida (+ agressiva). -> a velocidade da bactéria varia do individuo em que ela se encontra presente.
5) Quanto a extensão da doença: atinge menos de 30% (localizada); atinge mais de 30% (generalizada)
6) Quanto a resposta da terapia: teve regressão da lesão (curo total); teve recorrência da doença (trata, mas continua a lesionar).
-> CLASSIFICAÇÃO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS:
1) GENGIVITE ASSOCIADA A PLACA (origem) : trata-se de uma manifestação comum da doença periodontal, sendo o principal causador da mesma. Tem-se uma profundidade de sondagem normal, por não ter evoluído ainda para uma periodontite. Baseia-se então na presença de placa bacteriana ou calculo no dente.
- possui sinais clínicos de inflamação, como sangramento a sondagem, alteração de forma/cor, alteração de aspecto, presença de exsudato inflamatório, presença de falsa bolsa, presença de halitose. Radiograficamente, vê-se toda a crista alveolar.
2) GENGIVITE ASSOCIADA A PUBERDADE (origem sistêmica) : o fator da puberdade, faz com que a gengiva tenha uma respostas exagerada a presença da placa, pode ser que em condições normais, esta gengiva não fosse tão afetada.
- possui sinais clínicos de inflamação, como vermelhidão, edema e aumento gengival, sangramento nas interproximais.
3) GENGIVITE ASSOCIADA A GRAVIDEZ (origem sistêmica) : devido ao desequilíbrio hormonal (modifica os nutrientes da placa) presente nesta fase, assim como na puberdade, a gravidez não causa a gengivite, e sim apenas piora o quadro de um biofilme simples, que antes não causaria nada. São causados pelo prevotella intermedia e porphiromonas gingivalis.
- possui sinais clínicos de inflamação, como sangramento, aumento de tamanho da gengiva, sendo mais frequente em gravidas do 1º e 3º trimestre.
4) GENGIVITE ASSOCIADA A DIABETES (origem sistêmica) : a doença periodontal é uma das complicações característica da diabete, tendo um aumento gengival, pólipos gengivais, formação de abcessos, periodontite. Pacientes com esta doença, tem redução no mecanismo de defesa, sendo mais suscetíveis a inflamação.
5) GENGIVITE ASSOCIADA A DISPLASIAS SANGUINEAS : a leucemia também altera a reação da gengiva perante a pouca quantidade de placa, causando aumento e inflamação gengival, adenopatia cervical, tecido esponjoso inchado, com aparência avermelhada).
6) DOENÇAS GENGIVAIS MODIFICADAS POR MEDICAÇOES : a droga provoca um aumento exacerbado de células na região, sendo as drogas mais comuns causadoras dessas doenças (relacionam-se com a má escovação): fenitoina (anticonvulsante), ciclosporina A (imunossupressor), alodipina (anti-hipertensivo).
7) DOENÇAS GENGIVAIS MODIFICADAS PELA MA NUTRIÇÃO : doença gengival causada pela deficiência de acido ascórbico e vitamina C, que irão desenvolver o escorbuto.
8) PERIODONTITE CRONICA (localizada ou generalizadas); PERIODONTITE AGRESSIVA (localizada ou generalizada); PERIODONTITE COMO MANIFESTAÇÃO DE DOENÇAS SISTEMICAS; DOENÇAS PERIODONTAIS NECROSANTES; ABCESSOS PERIODONTAIS; PERIODONTITE ASSOCIADA A LESÕES ENDODONTICAS.
- BOLSAS PERIODONTAIS
- trata-se do sulco gengival patologicamente aprofundado, devido a destruição dos tecidos periodontais de suporte.
- tipos de bolsa: 
1) supra-ossea = o fundo da bolsa se encontra coronalmente ao osso alveolar (acima dele).
2) intra-ossea = o fundo da bolsa é apical ao nível do osso alveolar (passa o nível do osso alveolar), sendo assim, a bolsa se encontra entre a superfície dentaria e o osso alveolar.
3) bolsa gengival (pseudobolsa) = se baseia numa bolsa periodontal que é formada não pelo fato da destruição dos tecidos de suporte, e sim devido a um aumento excessivo do volume da gengiva.
- PERIODONTITE (local):
- é uma doença infecciosa crônica causada pelo biofilme subgengivalmente (supragengival se originará em subgengival), resultando em uma inflamação das estruturas de suporte, originando uma perda de inserção óssea, ocorrendo normalmente em adultos. 
- tem uma taxa de progressão lenta. Sempre na periodontite teremos a presença de uma bolsa periodontal, além disso, pode vir a causar edemas, recessões, sangramento, supuração.
- Microrganismos da periodontite = Micro-organismos em formas filamentosas e espiroquetas, gram negativas e anaeróbicas
- Classificada em:
1) Nível de severidade: leve (de 1 a 2 mm); moderada (de 3 a 4 mm); severa ou avançada (= > 5mm).
2) Quanto a extensão da lesão: localizada (>30%); generalizada (<30%).
-PATOGENIA DAS DOENÇAS PERIODONTAIS INFLAMATÓRIAS
- as endotoxinas do biofilme fazem com que ocorra uma resposta inflamatória ( vascular ou celular), por parte do hospedeiro, gerando estas respostas os sinais inflamatórios. Sendo assim, é perceptível primeiramente os sinais da doença em uma condição de gengivite, ocorrida pelo acumulo suficiente de placa bacteriana para gerar uma respostas inflamatória.
- respostas inflamatórias = vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular para passagem das células de defesa, exsudação (edema), diminuição da velocidade do fluxo sanguíneo, chegada celular.
- inflamação aguda = tem-se a presença de leucócitos, tecido de granulação (inflamação) sendo causado fenômenos vascular exsudativos (vasodilatação, aumento no fluxo sanguíneo “vermelhidão e calor”, aumento da permeabilidade dos vasos), ocorrendo assim eventos destrutivos.
- inflamação crônica = por ocorrer por mais tempo, tem um equilíbrio entre eventos destrutivos e construtivos, tendo ali presente vários fenômenos celulares (dor = provocada pela sensibilização das terminações nervosas celulares).
- Mecanismos patogênicos da DP (infecção bacteriana especifica) = 
- a agressão dos microrganismos estranhos, e o processo inflamatorio são exemplos de mecanismos que combatem a DP. A citocina, são hormônios sinalizadores da modulação da inflamação. 
- DOENÇA PERIODONTAL – PATOGENESE
- Estagios de desenvolvimento:
1) Gengiva normal = - tem-se uma placa gram + pequena supragengival, não tem exsudato mínimo, tem tecido conjuntivo normal, e uma ausênciade perda óssea.
2) Lesão inicial = - acontece de 2 a 4 dias (rápida, a medida que ocorre a deposição de biofilme), e a precoce de 4 a 14 dias, tendo conjunto de placas de Gram +, tendo já no exsudato salivar presença de poucas bactérias, tem-se um acumulo de linfócito, e inicio de perda colágena.
3) lesão estabelecida (após 3-4 semanas) = - se trata da condição de gengivite, que ocorre entre 7 a 21 dias, sendo que nesta placa já se tem gram + e gram -, tendo a criação de pseudos bolsas devido ao aumento da gengiva, um aumento de exsudato, e destruição de colágeno.
4) lesão avançada = - se trata da periodontite, tendo placas gram + e gram -, a formação da bolsa periodontal, e tendo perda óssea.
- na periodontite temos a migração apical do epitélio juncional, e a perda de inserção conjuntiva
- a doença periodontal pode ser influenciada por restaurações e próteses mal adaptadas, calculo supra e sub gengival, tabagismo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes