Buscar

Análise Organizacional - Aula_02 requisitos e características desenho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ANÁLISE ORGANIZACIONAL – aula 2
PROFESSORA OTILIANA FARIAS
AULA 2 – DESENHO ORGANIZACIONAL
	Nesta aula serão abordados os seguintes assuntos:
	- Como identificar os principais requisitos e características do Desenho Organizacional. 
DESENHO ORGANIZACIONAL
	DESENHO ORGANIZACIONAL envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial será dividida e atribuída entre departamentos, divisões, unidades, equipes e cargos. 
 Esses aspectos são divulgados nos organogramas, manuais de organização e descrições de cargos. 
 DESENHO ORGANIZACIONAL – o retrato da estrutura da organização – define os órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessárias à dinâmica organizacional.
OBJETIVOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
 
	O objetivo primordial do Desenho Organizacional é o de encontrar coerência e compatibilidade entre os diferentes tipos de variáveis (objetivos de empresa, estratégias, tecnologias, tamanho da empresa, entre outros). 
Resumidamente:
	- Definir autoridade e responsabilidade;
	- Aglutinar recursos organizacionais;
	- Convergir competências organizacionais;
	- Tratar da organização como um todo sistêmico;
	- Aumentar a eficiência e eficácia das operações; e
	- Dar sentido de missão organizacional.
REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	O Desenho Organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão disponibilizados e aplicados. 
 O Desenho Organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para a organização, ou seja, procura atender a quatro requisitos básicos:
	● Estrutura Básica → Divisão do Trabalho e Diferenciação
	● Mecanismo de Operação → Regras e Regulamentos
	● Mecanismos de Decisão → Hierarquia de Autoridade
	● Mecanismo de Coordenação → Integração
REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	 ESTRUTURA BÁSICA
	
 Divisão do trabalho organizacional e alocação dos recursos empresariais para que o sistema funcione integrado e satisfatoriamente. 
 
 A estrutura básica define como será dividida a tarefa da empresa (pela especialização vertical – também chamada hierarquia – e pela especialização horizontal – também chamada de departamentalização), bem como o formato organizacional mais adequado ao negócio da empresa.
REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	 ESTRUTURA BÁSICA: NOVAS TENDÊNCIAS
	A organização funcional está sendo paulatinamente substituída por uma organização baseada em equipes multifuncionais dedicadas aos processos empresariais. 
 O resultado tem sido o achatamento da pirâmide organizacional (downsizing) com a redução dos níveis hierárquicos intermediários para aproximar a base do topo da organização, ao mesmo tempo que substitui os departamentos definitivos por equipes autônomas e transitórias, como também a atribuição das atividades-meio para terceiros (terceirização) e concentrar os seus esforços nas atividades-fins.
REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	
 MECANISMOS DE OPERAÇÃO
	Indica aos empregados da empresa o que devem e o que não devem fazer, por meio das descrições de cargos, procedimentos e rotinas de trabalho, normas e regulamentos internos, padrões de desempenho, sistemas de avaliação de desempenho etc. 
 O mecanismo de operação, que se baseia na existência de normas, regras e regulamentos e define aspectos dinâmicos da organização, é retratado nos manuais de organização ou rotinas e procedimentos.
REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	
 MECANISMOS DE OPERAÇÃO: NOVAS TENDÊNCIAS
	Com o uso da reengenharia e de outros tipos de programas de mudanças organizacionais, as rotinas e os procedimentos estão gradativamente perdendo importância como mecanismo de operação, em detrimento da focalização na missão organizacional e nas metas e resultados a serem alcançados. 
 Temos portanto uma inversão de valores: a ênfase nos meios e comportamentos padronizados cede lugar a uma forte ênfase nos objetivos e metas a cumprir.
REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	
 MECANISMOS DE DECISÃO
	Estabelece o processo de tomada de decisão para encontrar consonância entre os objetivos globais da organização e os objetivos específicos de cada um dos órgãos e unidades que a compõem. 
 O mecanismo da decisão define o poder de tomar decisões na organização e a autoridade dele decorrente. Corresponde à distribuição do poder e à hierarquia da autoridade para tomar decisões dentro da organização.
REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	 
 MECANISMOS DE DECISÃO: NOVAS TENDÊNCIAS
	 Existe uma forte tendência à descentralização da autoridade no sentido de se deslocar o processo decisório para o ponto focal no qual o trabalho é realizado. 
 Com isso, cada funcionário torna-se mais do que um simples executor da sua atividade: passa a trabalhar como se fosse o gerente de seu negócio, assumindo as informações necessárias e tomando as decisões no sentido de resolver o problema do cliente, seja ele interno ou externo.
REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	
 MECANISMOS DE COORDENAÇÃO
	Define como a organização deve harmonizar e integrar suas diferentes partes em função da divisão do trabalho organizacional. 
 Enquanto a estrutura básica divide o trabalho e diferencia as partes, o mecanismo de coordenação integra e dá consistência ao todo. 
 É a busca da integração para compensar a diferenciação da tarefa organizacional.
REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	 MECANISMOS DE COORDENAÇÃO: NOVAS TENDÊNCIAS
	
	Há uma forte tendência de descentralizar a coordenação organizacional e substituir os tradicionais mecanismos de integração por uma focalização no cliente interno, isto é, fazer com que cada cargo ou pessoa na organização seja visualizado como um elo de uma cadeia de valor: cada pessoa ou cargo é focalizado como um sistema que importa insumos de um fornecedor e exporta resultados para um cliente. 
O trabalho em grupo e solidário passa a substituir o trabalho individual e solitário. 
 
REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
Estrutura básica
Mecanismo de operação
Mecanismo de decisão
Mecanismo de Coordenação
Divisão do trabalho e diferenciação
Regras e regulamentos
Hierarquia de autoridade
Integração
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	O Desenho Organizacional deve reunir e compatibilizar quatro características principais: 
diferenciação, 
formalização, 
centralização e 
integração. 
Nas empresas, cada uma dessas características varia enormemente e provoca uma imensa heterogeneidade de desenhos organizacionais, razão pela qual não existem duas empresas com desenhos iguais.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	
DIFERENCIAÇÃO 
	 
	É uma técnica administrativa que se encontra relacionada com a divisão do trabalho organizacional.
	Pode ser feia nas seguintes formas:
Horizontal - divisão por departamentos ou divisões;
Diferenciação Vertical - divisão a nível hierárquico;
Diferenciação em Tarefas Especializadas - divisão através da criação de órgãos ou cargos especializados.
	O grau de diferenciação está diretamente relacionado com o grau de heterogeneidade e complexidade organizacionais, sendo o fator que torna a organização alta (exemplo: níveis hierárquicos) ou achatada (exemplo: departamentos). 
	
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	Formalização 
	É uma técnica administrativa que se fundamenta na determinação de “como”, “quando” e “por quem” cada tarefa deve ser efetuada, bem como na respectiva elaboração de regras e regulamentos, que levam ao encaminhamento dos comportamentos dos intervenientes.
	Quanto maior o grau de formalização maior é o grau de burocracia, mecanicismo e de rotina.
	
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	 Formalização – cont.
 
	A formalização pode ser elaborada
por meio:
Do cargo - especificidades inerentes ao cargo que desenvolvem;
Do fluxo do trabalho - especificidades inerentes a procedimentos ou à forma como esses procedimentos devem ser realizados;
De regras e regulamentos - determinações independentemente do cargo ou do fluxo de trabalho que possuam. 
	
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	Centralização 
	É uma técnica organizacional que consiste na distribuição da autoridade (direito organizacional de exigir que uma tarefa seja executada) dentro da organização.
	A forma como a autoridade é distribuída pode caracterizar-se:
Pela centralização - as decisões são única e exclusivamente pelo topo da organização (um individuo ou um grupo restrito de indivíduos);
Pela descentralização - as decisões são delegadas aos níveis hierárquicos mais baixos.
Neste sentido, os diferentes tipos de distribuições organizacionais apresentam vantagens e desvantagens.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
 	Centralização - cont.
	
	No que concerne à Centralização, as vantagens são o fato de as decisões serem tomadas por indivíduos treinados e preparados para tal, bem como o facto de estes estarem mais conscientes dos objetivos da organização. No que diz respeito às desvantagens apresentadas por esta é de realçar a falta de contato direto com a realidade vivenciada pelos trabalhadores.
	Relativamente à Descentralização, possui a vantagem de as decisões serem tomadas pelos executores. A falha na informação e coordenação entre departamentos, constitui uma desvantagem. 
 
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	Integração 
	
	É uma técnica organizacional relacionada com a diferenciação, isto é, a integração e coordenação das atividades entre as hierarquias.
	Existem vários esquemas direcionados para que haja integração e coordenação entre os diferentes níveis hierárquicos, tais como:
Hierarquia administrativa - todas as subunidades têm que se dirigir ao mesmo superior;
Departamentalização - a divisão do trabalho é feita no sentido horizontal, promovendo a especialização de cada departamento;
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
	 Integração – cont.
 Assessoria - pretende evitar a sobrecarga da hierarquia, recorrendo a assistentes executivos de linha ou a especialistas funcionais, aumentando a quantidade de informação processada;
Comissões e forças-tarefas - formação de uma comissão para que as decisões sejam tomadas em grupo com representantes das várias subunidades;
Regras e procedimentos - diminui a sobrecarga da hierarquia relativamente a decisões rotineiras;
Objetivos e planos - tem a mesma finalidade que regras e procedimentos mas a curto prazo;
Arranjo físico ou arquitetura - recorre-se ao arranjo espacial para que haja uma maior comunicação entre as subunidades.
 
*
*
REQUISITOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
Estrutura básica
Mecanismo de operação
3. Mecanismo de decisão
4. Mecanismo de coordenação
CARACTERÍSTICAS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
Diferenciação
2. Formalização
3. Centralização 
4. Integração
 Divisão do trabalho
Regras e regulamento
Hierarquia de autoridade
Integração entrosamento entre as áreas
TAMANHO ORGANIZACIONAL
	O tamanho organizacional se refere às dimensões da organização em um determinado momento. Toda empresa pode defrontar-se com quatro tipos de situação quanto ao seu tamanho organizacional:
CRESCIMENTO: caracterizada por um aumento de tamanho, seja em recursos, seja em cobertura de mercado ou outros.
DESENVOLVIMENTO: caracterizada por uma certa melhoria, seja, por exemplo, em recursos, abrangência de mercado, níveis de qualidade e produtividade, rentabilidade.
TAMANHO ORGANIZACIONAL
SOBREVIVÊNCIA: caracterizada pela manutenção da situação que a empresa conseguiu alcançar. A empresa pode sobreviver mantendo-se em uma situação inalterada ao longo do tempo, sem crescer e sem declinar.
DECLÍNIO: caracterizada por uma redução de suas atividades, perda de recursos ou diminuição de sua abrangência mercadológica.
	O crescimento provoca mudanças e alterações tanto no tamanho quanto na forma de organização (desenho organizacional da estrutura) da empresa.O tamanho é uma conseqüência do crescimento e pode ser facilmente observado e medido, em função de variar conforme o tempo e o espaço.
REVISÃO
Cite os quatros requisitos do desenho organizacional. Explique cada um dos requisitos.
Quais as quatro características principais do desenho organizacional.
Explique as características da diferenciação.
Explique os dois sentidos que a diferenciação pode ser feita.
Explique as características da formalização. Quais as novas tendências em formalização?
Dê o conceito de centralização e descentralização e cite duas vantagens e duas desvantagens de cada uma.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais