Buscar

APOL 5 Sistemas de Avaliação da Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 5 – 03/9/18 – 100
Questão 1/5 - Gestão da Qualidade Ferramentas
Durante muito tempo a gestão da qualidade dentro das organizações foi tratada como um departamento isolado e desconhecido pelas demais áreas e colaboradores. Nos dias atuais, a gestão para excelência da qualidade em uma organização certamente é impactada pela qualificação e participação de todos os colaboradores.
Tendo este enunciado como referência e considerando a relação entre a gestão da qualidade e a capacitação das pessoas nas organizações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A educação corporativa permite que a cultura de cada empresa seja disseminada entre todos os seus colaboradores e que a capacitação técnica específica acelere o processo de construção do conhecimento organizacional.
UMA VEZ QUE
II. A empresa somente alcança a excelência em qualidade quando seus colaboradores são competentes naquilo que fazem e capazes de solucionar problemas, além buscar melhorias continuamente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 2/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
A estratégia de implementação de Sistemas integrados não consiste em juntar sistemas separados, mas integrados, com ligações para que processos semelhantes sejam perfeitamente geridos e executados sem duplicação. Muitas vezes, é mais eficiente combinar os três sistemas partilhando as cláusulas e os procedimentos comuns. Com base nisso, os componentes do SGI (Sistema de Gestão Integrada) incluem dentre outras coisas:
	
	A
	Interliga sistemas de gestão da qualidade (SGQ) - ISO 9001, sistemas de gestão ambiental (SGA) - ISO 14001, e sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho (SGSST) - OHSAS 18001.
Questão 3/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Estruturada de forma diferente das normas ISO, a ABNT NBR 16001:2012, a ISO sobre a responsabilidade social (RS), tem como objetivo "prover às organizações os elementos de um sistema de gestão da responsabilidade social eficaz, passível de integração com outros requisitos de gestão", de forma a atingir os objetivos. Os requisitos constituem a essência da norma e foram estruturados para permitir a melhoria contínua nas organizações.
Com base nessas informações, assinale a única alternativa correta de acordo com a concepção de desenvolvimento sustentável, traduzida por três preceitos para se configurar a responsabilidade social:
	
	D
	Sustentabilidade econômica, sustentabilidade ambiental e social.
Questão 4/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Os componentes do SGI comuns a todos os sistemas incluem os recursos (pessoas, instalações, equipamento etc.) e certos processos documentados e aplicados em toda a organização. O SGI interliga sistemas de gestão da qualidade (SGQ) — ISO 9001, sistemas de gestão ambiental (SGA) — ISO 14001, e sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho (SGSST) — OHSAS 18001.
Com base nesse texto, avalie as afirmações abaixo:
I. A integração desses sistemas visa simplificar a implementação dessas normas nas organizações.
II. A integração dos sistemas permite a empresa reduzir ao máximo o número de colaboradores, utilizando mais robôs para o serviço.
III. Não é tão simples assim, mas, atualmente, fortalece-se cada vez mais a proposta de um modelo de gestão integrada ou sistema integrado de gestão (SIG).
IV. Os sistemas integrados ajudam na produção em escala e consequentemente diminuição do número de funcionários da empresa.
 É correto o que se afirma em:
	
	B
	I e III apenas.
Questão 5/5 - Gestão da Qualidade Ferramentas
Nas próximas décadas os requisitos de qualidade do produto tendem a mudar num ritmo cada vez maior, tendo em vista as mudanças nas exigências dos clientes e dos órgãos setoriais e governamentais de regulação da qualidade, e o ritmo intenso das inovações tecnológicas impondo novos atributos aos produtos e serviços. Essas mudanças impõem um dinamismo cada vez maior à gestão da qualidade.
Disponível em: http://www.gepeq.dep.ufscar.br/arquivos/GestaodaQualidadenaFF.pdf
Com base nesse fragmento de texto, conclui-se que a qualidade no futuro será:
	
	B
	Voltada à necessidade de inovação e melhoria contínua com gerenciamento integrado.

Outros materiais