Buscar

APOL 5 - Administração da Produção e Serviços NOTA100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração da Produção e Serviços
Conforme Moacyr Paranhos Filho, por muitas características, principalmente de natureza técnica, os padrões de qualidade devem ser mensuráveis, caso contrário não serão padrões e não poderão ser seguidos. Com relação a isto, o desvio em relação ao padrão de qualidade preestabelecido, fora das tolerâncias de projeto, chama-se defeito. Assinale a alternativa correta que corresponde à definição do desvio em relação ao padrão de qualidade definido pela ISO 9000:
	
	A
	Defeito;
	
	B
	Não-conformidade;
	
	C
	Conformidade;
	
	D
	Desvio de qualidade;
	
	E
	Baixa qualidade.
Questão 2/5 - Administração da Produção e Serviços
Segundo Bureau of Labor Statistics – BLS, apresentado por Moacyr Paranhos Filho, a produtividade é uma medição da eficiência econômica que mostra como efetivamente os recursos disponíveis são convertidos em produtos/serviços. Com base na definição apresentada, complete as frases indicando qual elemento se relaciona com a definição: ____________: é o produto obtido no final do processo, ou seja, é o que a empresa produz. ____________: são os recursos utilizados na produção, isto é, o que a empresa consome.
	
	A
	Produtividade, Lucratividade;
	
	B
	Competitividade, Empregabilidade;
	
	C
	Eficiência, Eficácia;
	
	D
	Output, Input;
	
	E
	Conhecimento, Habilidade.
Questão 3/5 - Administração da Produção e Serviços
De acordo com o que estudamos sobre os 5S’s, relacione a COLUNA A com suas respectivas características na COLUNA B  e após selecione a alternativa correta:
 
COLUNA A
1- SEIRI
2- SEITON
3- SEISOU
4- SEIKETSU
5- SHITSUKE
 
COLUNA B
(   ) Consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais e relatórios) de acordo com os critérios de utilidade ou frequência de uso e saber onde é o lugar década peça.
(   ) Corresponde à organização do ambiente de trabalho, dos objetos, dos materiais e das informações úteis, isso da maneira mais funcional, possibilitando acesso rápido e fácil. Um dos procedimentos realizados nesse “S” é: determinar o lugar certo dos itens necessários ao trabalho, padronizar a forma de guardar e localizar, tanto objetos como as informações.
(   ) A prática da limpeza significa o compromisso de manter limpo o seu local de trabalho antes, durante e após a jornada diária. Um dos conselhos para sua implantação no trabalho: identificar e eliminar as causas da sujeira e poeira, certificar-se da existência de cestos de lixo adequados, procurar produzir sem gerar lixo etc.
(   ) Corresponde ao entendimento de que é indispensável que em uma empresa haja preocupação com a saúde em todos os níveis físico, mental e emocional. Não é só no ambiente físico que as melhorias são necessárias, portanto é preciso ter plena consciência dos aspectos que afetam a saúde e agir sobre eles.
(   ) Consiste em praticar os “S” anteriores, sem descuidar do constante aperfeiçoamento, porquanto significa a busca do autodesenvolvimento. Na pratica é: criar procedimentos claros e possíveis de serem cumpridos e, em caso de não cumprimento, descobrir a causa e atuar.
	
	A
	1; 2; 3; 4; 5
	
	B
	2; 3; 1; 4; 5
	
	C
	5; 4; 3; 2; 1
	
	D
	4; 5; 3; 2; 1
Questão 4/5 - Administração da Produção e Serviços
Depois de muitos anos de dedicação à eliminação dos desperdícios, a Toyota classificou-os em sete grandes categorias, as quais servem de referencial para qualquer empresa que esteja interessada em implantar a produção JIT ou a produção enxuta. As categorias de desperdícios incluídas nesse sistema são: excesso de produção, tempo de espera, transporte, processo, inventários, movimento e produtos defeituosos.
 
Leia abaixo:
“Um dos piores desperdícios, consiste no fabrico de grandes lotes de componentes ou de peças, muito além do que o mercado (ou o próximo estágio de produção) esta absorvendo. Quando o mercado está em crescimento, esse desperdício não é tão notado, mas, quando está decrescendo, seu efeito é enorme na empresa, pois implica estoques desnecessários e o correspondente aumento de capital de giro.”
 
De acordo com o que estudamos sobre OS SETE DESPERDÍCIOS DA TOYOTA, identifique abaixo qual foi citado acima:
	
	A
	EXCESSO DE PRODUÇÃO
	
	B
	TEMPO DE ESPERA
	
	C
	TRANSPORTE
	
	D
	PROCESSO
Questão 5/5 - Administração da Produção e Serviços
Deming introduziu uma nova abordagem na administração, com base na filosofia da qualidade, e definiu-a como sendo o saber profundo, que é composto de quatro elementos: visão geral de um sistema, teoria da variabilidade, teoria do conhecimento e psicologia. Também desenvolveu uma concepção sistêmica no sentido de um fluxo interdependente de ações que geram um contínuo melhoramento, o chamado Ciclo de Deming para a Qualidade, que é composto de quatro quadrantes. Assinale a alternativa correta que corresponde a definição de cada um dos quadrantes do Ciclo de Deming:
	
	A
	Planejar (Plan), Executar (Do), Verificar (Check), Agir (Act);
	
	B
	Analisar (Analyze), Desenvolver (Develop), Planejar (Plan), Implantar (Implant);
	
	C
	Criar (Create), Testar (Test), Desenvolver (Develop), Executar (Do);
	
	D
	Agir (Act), Planejar (Plan), Desenvolver (Develop), Executar (Do);
	
	E
	Criar (Create), Testar (Test), Executar (Do), Implantar (Implant).

Outros materiais