Buscar

APOL Metodologia para Adultos do Eja

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Atente para a seguinte citação:
“[...] ele espera que a escola garanta seu acesso ao que ele entende que sejam conteúdos através da transmissão de informações. Ou seja, o aluno entende como legítima a aplicação do modelo que Freire chama de ‘educação bancária’. O aluno acredita que nada sabe e que deve aprender com o professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, A. M. S.; EITERER, C.L. A didática na EJA: contribuições da epistemologia de Gaston Bachelard. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A. G. de C.; GOMES, N. L. (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. 4. ed., p. 169-184. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. p. 171,172.
Em conformidade com os conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, sobre a escola idealizada pelo aluno adulto e a sua demanda de informações, considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que aborda corretamente a produção de conhecimento:
	
	A
	O professor é capaz de colocar o conhecimento dentro dos alunos.
	
	B
	O professor pode e deve transmitir informações, desafiar e estimular os alunos no estabelecimento das relações.
	
	C
	O papel da escola limita-se a transmissão de informações distintas e curiosas.
	
	D
	Assim como as informações, as relações também podem ser transmitidas.
	
	E
	O exercício de pensar, isto é, de estabelecer relações restringe-se ao que é dito pelo professor.
Questão 2/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere a seguinte afirmação:
“Esses alunos, além de excluídos do processo de escolarização, eram marcados por uma ideia de que a escola não era o ‘lugar deles’, pensamento manifestado por vários. Para esses alunos, retomar os estudos causava sentimentos controversos. Ao passo em que viam nessa retomada a oportunidade de conquistar algo que desejavam desde a infância, assumiam sentir vergonha do fato de irem para escola em idade adulta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Sérgio. Afetividade e letramento na educação de jovens e adultos EJA. São Paulo: Cortez, 2013.
Conforme os conteúdos do texto-base, A escola como espaço de conhecimento especialmente da alfabetização, sabe-se que a escola possui uma função na vida do aluno de EJA. Sendo assim, observe as sentenças abaixo e assinale a afirmativa que indica essa ideia:
	
	A
	A escola representa a instituição que faz com que os alunos de EJA se sintam inferiorizados.
	
	B
	Os alunos de EJA procuram a escola como forma de participar da vida social e civil.
	
	C
	A escola tem pouca influência na vida dos alunos de EJA.
	
	D
	Na EJA, os alunos percebem que atribuíram demasiada importância à escola no passado.
	
	E
	A influência dos demais colegas da classe reforçava o sentimento de exclusão nos alunos de EJA.
Questão 3/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere o seguinte excerto de texto:
“Para uma visão que percebe o currículo como uma sucessão de disciplinas a serem ministradas e de aprendizagens a serem examinadas, qualquer diálogo é visto como espontaneísmo que pode distrair a atenção do ‘conteúdo’ e aligeirar o ensino. Como reação, os professores e as professoras são incitados(as) a manter com os e as estudantes uma conversa ‘trancafiada’ em programas e cronogramas a serem cumpridos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARCELOS, V. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. p. 16.
Partindo dos conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sobre a maneira tradicional de se entender um currículo, observe as sentenças abaixo e assinale a alternativa que corretamente descreve as características dessa visão habitual:
	
	A
	A forma tradicional de compreender um currículo considera as práticas concretas daqueles que transmitem os conteúdos cotidianamente.
	
	B
	A maneira tradicional entende um currículo como o conjunto dos conteúdos programáticos estabelecidos para as disciplinas e séries escolares.
	
	C
	A forma tradicional de entender um currículo considera o caráter dinâmico e singular dos currículos efetivamente desenvolvidos nas escolas.
	
	D
	A maneira tradicional de se compreender um currículo é uma visão satisfatória do ponto de vista das chamadas práticas curriculares.
	
	E
	A maneira tradicional de se entender um currículo é uma visão inquestionável para os educadores e para estudos recentes.
Questão 4/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia a passagem de texto a seguir:
“Levando em conta o que sugere [...] Jane Paiva. Para esta autora é importante não perder de vista que não existe uma concepção de e/ou execução curricular em andamento nas escolas, mas sim, várias. Nas suas próprias palavras ‘O que se observa é que não há somente um currículo nas escolas, mas muitos em ação, embora se tenda a pensar que ele é único, e que se pode homogeneizá-lo’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARCELOS, V. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. p. 57.
Conforme os conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sabe-se que entender as condições nas quais os currículos ganham sua real existência é um grande desafio. Sendo assim, verifique as proposições abaixo e assinale a alternativa que corretamente descreve um entendimento do currículo real:
	
	A
	Reconhecer as práticas curriculares como espaço de criação curricular.
	
	B
	Pensar as práticas curriculares como momentos de aplicação de currículos pré-fabricados.
	
	C
	Incorporar no currículo elementos estáticos do cotidiano das escolas e classes.
	
	D
	Compreender a necessidade de trabalhar de forma similar em diferentes classes e escolas.
	
	E
	Entender a semelhança da prática cotidiana e dos alunos com os quais trabalhamos.
Questão 5/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere o extrato de texto a seguir:
“No caso particular do currículo isto relaciona-se [...] com uma visão um pouco limitada e simplista do mesmo. Uma visão que ainda percebe o currículo como uma sucessão de disciplinas; como um elenco de conteúdos a serem ministrados; com métodos e procedimentos burocráticos de organização desses temas e/ou assuntos; [... ] com um conjunto de objetivos a serem atingidos ao final de um determinado período [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARCELOS, V. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. p. 31.
De acordo com os conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sobre os guias curriculares funcionarem como tecnologia de organização do trabalho pedagógico, analise as seguintes proposições:
I.  ( ) Entender o currículo como guia curricular é uma forma de compreensão que privilegia a dimensão processual do currículo.
II. ( ) Os guias curriculares são normalmente estruturados levando em consideração a periodização do ano escolar e organização do conhecimento em disciplinas.
III.( ) Numerosas são as tentativas de domesticar as potencialidades do cotidiano escolar por meio de materiais curriculares formais.
IV. ( ) Os procedimentos de domesticação são capazes de eliminar a multiplicidade característica dos ambientes socias, entre eles a escola.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	III e IV
	
	C
	II e III
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I, II e IV

Outros materiais