Buscar

Trabalho de Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O DETERMINISMO BIOLÓGICO
 O Determinismo Biológico atribui as capacidades físicas e psicológicas do ser humano à sua etnia, nacionalidade ou o grupo ao qual pertence. Julga-se que um português é burro apenas por ter nascido em Portugal, que um japonês é inteligente e bom em matemática apenas por ter Nascido no Japão e ser de origem oriental, que um Brasileiro é preguiçoso simplesmente por ser Brasileiro. 
 Os antropólogos acreditam que a influência das características de cada ser humano vem de sua cultura. As características genéticas não determinam comportamentos sociais. Uma criança Indiana que for criada no Brasil, dentro da cultura brasileira, irá acabar tendo os mesmos costumes, todas as crianças tem a mesma capacidade, independente de raça, nacionalidade, sexo ou classe social, desde que tenham as mesmas oportunidades.
 A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente. Sendo assim homens e mulheres são capazes de exercer as mesmas funções, o que vai definir o que devem ser tarefas exercidas pelo sexo masculino e o que devem ser tarefas exercidas pelo sexo feminino vai ser a cultura da sociedade onde vivem.
O DETERMINISMO GEORÁFICO
 O determinismo geográfico, teoria desenvolvida por geógrafos do século XIX e início do XX, afirmava que as diferenças do ambiente condicionam a diversi-dade cultural. Eles consideram o clima como fator importante no determinismo geográfico. A natureza dos homens é mesma, são seus hábitos que os mantêm separados. Muito influencia na fisionomia do ser humano, ou seja, na formação de caráter do homem. Não é difícil de enxergarmos isso, pelo contrario é uma coisa nítida. Uma pessoa que nasce na França, por exemplo, se levada quando criança para qualquer outro país, obviamente não terá os costumes, sotaque, jeito de um francês. Fatalmente, ela será atingida com a cultura do determinado lugar ou região, com a educação provinda daquele lugar. Podendo ter nascido um nobre e morrer como um simples trabalhador rural ou vice-versa. 
 Portanto a cultura de forma antropológica, formado por conhecimentos crenças, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem dentro de uma sociedade, não é influenciada pelo ‘determinismo biológico’, nem pelo ‘determinismo geográfico’. A genética hereditária de um ser humano não constitui um fator de importância nas diferenças entre as culturas e há uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais.
CULTURA
A compreensão do conceito de cultura é uma preocupação intensa em diversas áreas do conhecimento; no entanto, a Antropologia é por excelência, a área de debate sobre esta questão. O primeiro antropólogo a sistematizar o conceito de cultura foi Edward Tylor. No seu livro Primitive Culture(1871), formulou a seguinte definição.
“Cultura é todo o complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade.” 
Todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras. Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.
DIVERSIDADE CULTURAL
Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território.
ETNOCENTRISMO
È um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.
ALTERIDADE
Conceito chave da antropologia: é na relação com o outro que nos conhecemos, nos descobrimos, nos revelamos. Nos modificamos e modificamos ao outro.
RELATIVISMO CULTURAL
È a postura, privilegiada pela Antropologia contemporânea de buscar compreender a lógica da vida do outro. Em outras palavras, "certo" e "errado" dependem de cada cultura; o que é considerado moral em uma sociedade pode ser considerado imoral em outra, e, uma vez que não existe um padrão universal de moralidade, ninguém tem o direito de julgar os costumes de uma outra sociedade.
GLOBALIZAÇÃO
Com a expansão do processo de globalização nas últimas décadas, o mundo tornou-se, cada vez mais, marcado pela diversidade cultural e a convivência de diferentes formas de agir, de padrões culturais, de estilos de vida.
AVALIAÇÃO CRITÍCA
Mesmo não sendo de acordo com algumas práticas, conclui que não devemos julgar a cultura dos outros e compara-lá com a nossa, pois assim como nós é algo que eles aprendem como certo e se eles forem comparar nossa cultura com a deles também vão achar muitos de nossos hábitos mais comuns uma grande loucura.

Outros materiais