Buscar

Como é feita a administração do relacionamento entre os agentes econômicos internacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Como é feita a administração do relacionamento entre os agentes econômicos internacionais?
A administração do relacionamento entre os agentes econômicos internacionais é feita pelas organizações internacionais, cada uma no seu âmbito de atuação. 
Em primeiro lugar, temos a Organização das Nações Unidas - ONU, fundada em 1945 e formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais. É financiada por contribuições dos países-membros e visa a cooperação internacional através da promoção dos direitos humanos, auxílio ao desenvolvimento econômico e progresso social com respeito à manutenção das obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional na promoção do progresso social para melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla.
No comércio internacional, possui relevância a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), que fomenta discussões políticas e o desenvolvimento de forma sustentável, além da integração econômica. A UNCTAD foi fundada em 1964 com sede em Genebra, Suíça, para atender às reclamações dos países em desenvolvimento, que entendiam que as negociações realizadas no GATT não abordavam os produtos primários por eles exportados. É ente dotado de personalidade jurídica e órgão intergovernamental permanente estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas.
Destacam-se, ainda, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que tem como missão a promoção de políticas que melhorem o bem-estar econômico e social das pessoas em todo o mundo. A OCDE oferece um fórum no qual os governos podem trabalhar juntos para compartilhar experiências e buscar soluções para problemas comuns. O Fundo Monetário Internacional (FMI), criado na conferência de Bretton Woods, New Hampshire, Estados Unidos, em julho de 1944, trabalha para promover a cooperação monetária global, garantir a estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover o alto nível de emprego e o crescimento econômico sustentável e reduzir a pobreza em todo o mundo. O FMI ficou bastante conhecido nos anos de 1990, com a concessão de empréstimos a países que se comprometiam a agir de acordo com as suas regras, adotando agenda neoliberal, marcada pelas privatizações e responsabilidade fiscal. 
Finalmente, temos o maior banco de desenvolvimento do mundo (BIRD), que apoia a missão do Grupo Banco Mundial ao fornecer empréstimos, garantias, produtos de gerenciamento de risco e serviços de consultoria a países de renda média e baixa, bem como coordenando respostas a países regionais e globais e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a principal fonte de financiamento para o desenvolvimento da América Latina e Caribe, que busca alcançar o desenvolvimento numa forma sustentável e ecológica. 
Através do exposto, podemos portanto concluir que a administração do relacionamento entre os agentes econômicos internacionais está perfeitamente alinhada aos princípios elencados no art. 4º da CF/1988.
Outro ponto relevante está relacionado à integração econômica, com a criação de blocos econômicos que apresentam condições para inter-relacionamento dos seus membros e relacionamento com terceiros. O Brasil é membro do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), que busca efetivar o parágrafo único do art. 4º da CF/1988, integrando e desenvolvendo os povos da América Latina. Trata-se de uma união aduaneira, livre comércio intrazona de bens e serviços com 11 níveis tarifários, cujas alíquotas variam de 0% a 20%, política comum com terceiros e posições coordenadas em fóruns econômicos. O MERCOSUL é hoje instrumento fundamental para a promoção da cooperação, do desenvolvimento, da paz e da estabilidade na América do Sul.
Bibliografia:
Fernandes, Bernardo Teixeira Lima;Rodrigues, Vivian Azevedo.Direito econômico Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
ONU - Disponível em: <https://nacoesunidas.org> Acesso em 19 novembro 2018.
UNCTAD - Disponível em: <https://unctad.org/en/Pages/aboutus.aspx> Acesso em 19 novembro 2018.
OECD - Disponível em: <http://www.oecd.org/about/> Acesso em 19 novembro 2018.
FMI - Disponível em: <https://nacoesunidas.org/agencia/fmi/> Acesso em 19 novembro 2018.
IBRD - Disponível em: <https://www.worldbank.org/en/who-we-are/ibrd> Acesso em 19 novembro 2018.
MERCOSUL - Disponível em: <http://www.mercosul.gov.br/> Acesso em 19 novembro 2018.

Outros materiais