Buscar

Atividade Diagnóstica 02 - EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Diagnóstica 02 - Educação e Diversidade
1) De início, os peró não faziam senão traficar sem pretenderem fixar residência. Nessa época, dormiam livremente com as raparigas, o que os nossos companheiros de Pernambuco reputavam grandemente honroso. Mais tarde, disseram que nos devíamos acostumar a eles e que precisavam construir fortalezas, para se defenderem, e edificar cidades para morarem conosco. [...] Depois, começaram a dizer que não podiam tomar as raparigas sem mais aquela, que Deus somente lhes permitia possuí-las por meio do casamento e que eles não podiam casar sem que elas fossem batizadas. E para isso eram necessários paí. Mandaram vir os paí; e estes ergueram cruzes e principiaram a instruir os nossos e a batizá-los. Mais tarde afirmaram que nem eles nem os paí podiam viver sem escravos para os servirem e por eles trabalharem. [...] Mas não satisfeitos com os escravos capturados na guerra, quiseram também os filhos dos nossos e acabaram escravizando toda a nação; e com tal tirania e crueldade a trataram, que os que ficaram livres foram, como nós, forçados a deixar a região. 
No período da colonização abordado pelo texto, assinale a alternativa que mostra qual foi a primeira exploração econômica exercida pelos colonizadores, e a dominação cultural e religiosa difundida pelo território brasileiro são, respectivamente
Alternativas:
a)a importante extração das "drogas do sertão" e a fundação das missões.
b)o escambo de pau-brasil e a catequização empreendida pela Companhia de Jesus.
c)a plantação de cana de açúcar no Nordeste e as incursões dos bandeirantes realizadas pelos paulistas.
d)o cultivo da cana-de-açúcar em todo o Nordeste a "domesticação" dos índios impondo-lhes o trabalho na agricultura.
e)a mineração em Minas Gerais e a imposição da "língua portuguesa" em toda a Colônia.
2) O fato inegável é que os movimentos sociais dos anos 1970/1980, no Brasil, contribuíram decisivamente, via demandas e pressões organizadas, para a conquista de vários direitos sociais, que foram inscritos em leis na nova Constituição Federal de 1988. (GOHN, 2011, p. 342)
Assinale a alternativa que explicita um movimento indígena desta época.
Alternativas:
a)Comissão de Linhas Telegráficas e Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas.
b)Fundação da FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
c)Fundação do movimento negro Unificado.
d)Fundação da UNI (União das Nações Indígenas).
e)Serviço de Proteção ao Índio (SPI).
3) Até meados do século XVIII, a região nordestina, que era designada como o Norte, concentrou as atividades econômicas e a vida social mais significativa da Colônia; nesse período, o Sul foi uma área periférica, menos urbanizada, sem vinculação direta com a economia exportadora. Salvador foi a capital do brasil até 1763 e, por muito tempo. Sua única cidade importante. Embora não haja dados de população seguros até meados de século XVIII, calcula-se que tinha 14 mil habitantes em 1585,25 mil em 1724 e cerca de 40 mil em 1750, a metade dos quais eram escravos. Esses números podem parecer modestos, mas têm muita significação quando confrontados com os de outras regiões: São Paulo, por exemplo, tinha menos de 2 mil habitantes em 1600.  (BORIS, F. História do Brasil. São Paulo: edusp. 1995, p.77)
Conforme o texto acima, assinale a afirmativa que explicita porque o Nordeste, no século XVIII tinha uma quantidade muito maior de escravos do que no sul e sudeste de Brasil.
Alternativas:
a)Porque Salvador sempre foi conhecida como a Roma negra e os africanos preferiam ficar nessa cidade do que em outras com muitos brancos.
b)Porque os afazeres das áreas urbanas nordestinas exigiam muito mais mão de obra escrava do que as áreas rurais, como por exemplo, de São Paulo.
c)Porque os Estados do Nordeste tinham grandes plantações de cana de açúcar e muitos engenhos que empregavam mão de obra escrava.
d)Porque o sul e sudeste industrializado empregava assalariados diferente do nordeste que empregava mão de obra escrava.
e)Por causa da imigração italiana que modificou a característica das populaçãos do sul e sudeste embranquecendo-as.
4) O tráfico de escravos explorou diversas regiões africanas para a captação de negros. Os navios ficavam ancorados em portos próximo às captações da carga viva. Os negros capturados a princípio devido às guerras interinas e mais tarde para o comércio de escravos com os europeus, ficavam em barracões próximo às praias de onde sairiam os tumbeiros.
Das regiões de onde saíam os escravos da África, uma delas foi a que mais mandou escravos para o Brasil. Assinale a alternativa que indica a região correta e ao grupo linguístico ao qual pertenciam esses escravos.
Alternativas:
a)foi do Golfo da guiné que saíram a maior parte dos escravos ´para o brasil que eram de nação jeje.
b)Da região da Mauritânia saíram grndes quantidades de escravos par ao brasil e pertenciam ao grupo linguístico ewe/fon.
c)Da região de Angola ou Andongo foi de onde saíram a maior quantidade de escravos para o Brasil, que eram do grupo linguístico banto. 
d)foi da região de Angola pelo porto de Luanda que saíram os escravos de nação jeje para o Brasil.
e)Do porto de São Jorge da mina que saíram todos os escravos africanos para o brasil que eram de nação ijexá.

Outros materiais