Buscar

Iodetos na Prática Clínica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Iodetos
Na prática clínica, são utilizados dois tipos distintos de iodeto. Ambos tiram proveito da captação seletiva e da concentração de iodeto pela glândula tireoide em níveis muito maiores que os do sangue.
O primeiro agente, 131I–, é um isótopo radioativo do iodeto que emite intensamente partículas beta tóxicas para as células. O canal de Na+/I– expresso nas membranas das células foliculares da tireoide é incapaz de diferenciar o 131I– do iodeto estável normal (127I–). Por conseguinte, o 131I– é sequestrado no interior da glândula tireoide. Isso o torna uma forma de terapia específicae efetiva para o hipertireoidismo. O iodeto radioativo intracelular concentrado continua emitindo partículas beta, provocando destruição local e seletiva da glândula tireoide. Ele é utilizado no tratamento de tireotoxicose e constitui alternativa para a cirurgia no tratamento do hipertireoidismo. Existe a preocupação de que o paciente possa eventualmente desenvolver hipotireoidismo após tratamento com iodeto radioativo, visto que é difícil estabelecer, de modo individual, até que ponto o 131I– radioativo destruirá todas ou a maioria das células foliculares da tireoide. A meta é administrar suficiente 131I– para produzir um estado eutireóideo, sem precipitar hipotireoidismo. Esse resultado desejado nem semprevé obtido; por exemplo, a paciente desenvolveu hipotireoidismo após tratamento com 131I–. De qualquer modo, é mais fácil tratar clinicamente o desenvolvimento de hipotireoidismo do que o hipertireoidismo. Com base em estudos epidemiológicos, é pouco provável que o iodeto radioativo em doses terapêuticas tenha qualquer efeito sobre a incidência de câncer da tireoide.
O segundo agente farmacológico clinicamente importante é, paradoxalmente, o iodeto inorgânico estável. Iodeto em altos níveis inibe síntese e liberação de hormônio tireoidiano, fenômeno conhecido como efeito de Wolff–Chaikoff. Este fenômeno é, provavelmente, mediado pela infrarregulação do simportador Na+/I– na glândula tireoide. O efeito de retroalimentação negativa das concentrações intratireóideas elevadas de iodeto é reversível e transitório; a síntese e a liberação de hormônio tireoidiano normalizam-se dentro de poucos dias após aumento da concentração plasmática de iodeto. Por conseguinte, o iodeto inorgânico não constitui útil terapia a longo prazo para hipertireoidismo. Todavia, esse fenômeno tem outras aplicações importantes.
Por exemplo, iodeto em altas doses diminui tamanho e vascularidade da glândula tireoide. Devido a esse efeito, é frequentemente administrado antes de uma cirurgia da glândula tireoide, possibilitando excisão tecnicamente mais fácil da glândula.
O iodeto também pode ter importantes efeitos preventivos. Quando ocorreu o acidente nuclear em Chernobyl, houve a preocupação de que a liberação de iodeto radioativo no ar sobre a Polônia pudesse causar destruição da glândula tireoide em nível populacional. Como medida preventiva, milhões de crianças polonesas receberam grandes doses de iodeto durante vários dias para suprimir temporariamente a função da glândula tireoide e, assim, evitar a captação do iodeto radioativo ambiental.
(GOLAN)
GOLAN, David (ed.). Princípios de Farmacologia - A Base Fisiopatológica da Farmacologia, 3ª edição. Guanabara Koogan, 02/2014. VitalBook file.

Outros materiais