Buscar

Atividade Diagnóstica 03 - POLITICAS PUBLICAS NA EDUCAÇÃO BASICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Diagnóstica 03 - Políticas Públicas da Educação Básica
1) A maior parte dos recursos para a educação pública provém de impostos. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos impostos arrecadados para a educação:
Alternativas:
a)Imposto prévio de Doações.
b)Imposto internacional.
c)Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
d)Imposto de Circulação de lojas.
e)Imposto de Renda.
2) Assinale a afirmativa correta:
Alternativas:
a)Quando olhamos para a história da legislação pertinente à educação no Brasil, podemos ver como o financiamento público da educação está diretamente relacionado à fragilidade do acesso e da gratuidade da educação como um direito constitucional à cidadania. Dessa forma, a garantia da educação como um direito está intimamente ligada ao financiamento por parte do poder público.
b)Quando olhamos para a história da legislação pertinente à educação no Brasil, podemos ver como o financiamento público da educação está diretamente relacionado à garantia do acesso e da gratuidade da educação como um direito constitucional à cidadania. Dessa forma, a garantia da educação como um direito está intimamente ligada ao racionalismo por parte do poder público.
c)Quando olhamos para a história da legislação pertinente à educação no Brasil, podemos ver como o financiamento público da educação está indiretamente relacionado à garantia do acesso e da gratuidade da educação como um direito constitucional à cidadania. Dessa forma, a garantia da educação como um direito está intimamente ligada ao financiamento por parte do poder público.
d)Quando olhamos para a história da legislação pertinente à educação no Brasil, podemos ver como o financiamento público da educação está diretamente relacionado à garantia do acesso e da gratuidade da educação como um direito constitucional à cidadania. Dessa forma, a garantia da educação como um direito está intimamente ligada ao financiamento por parte do poder público.
e)Quando olhamos para a história da legislação pertinente à educação no Brasil, podemos ver como o financiamento público da educação está diretamente relacionado à garantia do acesso e da não gratuidade da educação como um direito constitucional à cidadania. Dessa forma, a garantia da educação como um direito está intimamente ligada ao financiamento por parte do poder público.
3) Assinale as afirmações a seguir:
São objetivos do Sinaes:
I. Identificar mérito e valor das instituições, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação.
II. Identificar mérito e valor das áreas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação.
III. Identificar cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação.
IV. Melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta.
V. Promover a hierarquia do Estado sobre as instituições particulares, respeitando a identidade institucional e a autonomia.
Estão corretas as afirmações:
Alternativas:
a)I, II e III, apenas.
b)I, II, III, IV e V.
c)I, II, III, e IV, apenas.
d)II, III e IV, apenas.
e)II, III, IV e V, apenas.
4) Em relação ao financiamento da Educação, analise as afirmações a seguir:
I.  O Governo Federal tem uma papel mínimo no financiamento educacional, pois o repasse é de responsabilidade apenas dos Estados.
II. Como a arrecadação das receitas que compõem o Fundo varia conforme o comportamento da própria atividade econômica, as oscilações de valores são comuns e, normalmente, não são significativas, pois o fundo é alimentado três vezes ao mês..
III. A distribuição dos recursos é feita pelos Estados, Distrito Federal e Municípios que oferecem atendimento na educação básica. São estas instâncias que distribuem os recursos de seu próprio fundo, considerando o número de estudantes matriculados em sua rede de educação básica, ou seja, de acordo com os dados do Censo Escolar do ano anterior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
a)I e II.
b)I e III.
c)III, somente. 
d)II e III.
e)I, II e III.

Outros materiais