SIMULADO    INT A QUESTAO SOCIAL
9 pág.

SIMULADO INT A QUESTAO SOCIAL


DisciplinaEconomia I28.470 materiais195.455 seguidores
Pré-visualização4 páginas
1a Questão 
	
	
	
	Há uma diferença entre Marxismo e Marxiano, marque a resposta certa. 
	
	Marxista - Aqueles que acreditam na dialética da luta de classes. Marxiano - É o indíviduo ou proposição que se remete ao pensamento de Marx sem pertencer à interpretação ortodoxa do marxismo propriamente dito.
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Ao pensarmos na obra de Karl Marx e todos os conceitos por ele trabalhados. A categoria mais expressiva estudada por ele foi:
	
	O trabalho
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A organização monopólica introduz na dinâmica da economia capitalista uma série de fenômenos com implicações na dinâmica econômica. Julgue as sentenças a seguir marcando VERDADEIRO (V) ou FALSO (F): ( )Os preços das mercadorias na era dos monopólios tendem a se estabilizar, visto ser o objetivo do capital garantir acesso democrático ( )Os lucros tendem a ser mais altos nos setores monopolizados ( ) O investimento se concentra nos setores de maior concorrência ( )Cresce a tendência de economizar trabalho vivo com introdução do trabalho manual 
		
	
	F- V-V-F
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	No modo de produção capitalista, o trabalhador renuncia a propriedade do produto de ser trabalho porque nada possui além de sua força física e alguém detém a posse das condições necessárias para a produção: o chamado capitalista. Dessa forma fica explícita a separação radical entre:
		
	
	O produtor e os meios de produção.
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O homem, por ser o único animal que fabrica os seus instrumentos de trabalho, alarga as suas potencialidades e pode realizar feitos que seriam inviáveis sem esses instrumentos. O que diferencia o trabalho humano dos demais animais?
		
	
	A capacidade teleológica.
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	. O homem, por ser o único animal que fabrica os seus instrumentos de trabalho, alarga as suas potencialidades e pode realizar feitos que seriam inviáveis sem esses instrumentos. Tal capacidade estabelece firme distinção entre o trabalho humano e aquele desenvolvido por outros animais e denominada como capacidade :
		
	
	Teleológica.
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Segundo Marx, a __________________ determinaria todas as demais desigualdades e resultaria da ______________ dos que possuem a _____________________________ sobre os que não a possuem.
 A alternativa que completa, adequadamente, a lacuna do trecho acima é:
	
	Desigualdade de classes; opressão; propriedade dos meios de produção.
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	A dialética entre a teoria e prática revolucionária chama-se: 
		
	
	Práxis
	1a Questão 
	
	
	
	Denominam-se classes sociais os grupos econômica e politicamente distintos em que se divide cada sociedade. Sua diferenciação depende das relações que mantêm dentro do sistema produtivo vigente e de sua respectiva :
		
	
	Divisão de trabalho.
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	¿Os grupos econômica e politicamente distintos em que se divide cada sociedade. Sua diferenciação depende, pois, das relações que mantêm dentro do sistema produtivo vigente e de sua respectiva divisão de trabalho. ¿ O conceito refere-se a: 
	
	Classes Sociais
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	São características de uma Sociedade Democrática:
		
	
	Sufrágio universal e liberdade de pensamento e expressão. 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Para Chauí (2003), "o autoritarismo social e as desigualdades econômicas fazem com que a sociedade brasileira esteja polarizada entre as carências das camadas populares e os interesses das classes abastadas e dominantes, sem conseguir ultrapassar as carências e interesses e alcançar a esfera dos direitos". Nessa direção é incorreto afirmar:
		
	
	Os dirigentes, sendo portadores de conhecimento técnicos e científicos, são os "competentes", cabendo-lhes a direção da sociedade. 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Mudança de Posição social de uma pessoa num determinado sistema de estratificação social de forma ascendente ou descendente. Este conceito diz respeito a: 
	
	Mobilidade Social Verticalizada
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Podemos afirmar que existem 3 formas de estratificação social. A estratificação econômica, a política e a profissional. Quando afirmamos que 1 - Baseia-se na posse de bens materiais, fazendo com que haja distinção entre pobres, ricos e pessoas em situação intermediária  e 2 -  Baseia-se em diferentes graus de importância. Estamos falando respectivamente da estratificação: 
		
	
	1 estratificação econômica e 2  estratificação profissional
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	NO ENTENDIMENTO DAS REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE CLASSES SOCIAIS, TODAS AS AFIRMATIVAS ESTÃO CORRETAS, EXCETO: 
		
	
	REFLETIR SOBRE O SISTEMA DE COTAS RACIAIS
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Como se deu o surgimento do ser social?
	
	
	Resultado de um processo mensurável, numa escala de milhares de anos, mediante o trabalho os homens produziram a si mesmos, para além de seres naturais passando a seres sociais.
	
	1a Questão 
	
	
	
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	A concepção da questão social está enraizada na contradição capital-trabalho e tem sua especificidade definida no âmbito do modo capitalista de produção.
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Quais dos autores clássicos abaixo escreveu as Obras: A nova Heloísa, Cartas escritas da Montanha, contra as cartas escritas do campo, Cartas sobre a providência e o Contrato Social. 
		
	
	Rousseau
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	O modo de produção característico das sociedades mais simples foi nomeado por Engels de comunismo primitivo. Sobre esse modo de produção podemos afirmar: 
		
	
	A terra é considerada propriedade comum a todos do grupo, a comunidade produz coletivamente para consumo e todos, numa economia voltada para subsistência. 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Um dos princípios do Serviço Social é necessário respeitar a pessoa humana e sua dignidade, diante deste princípio é correto afirmar que: 
		
	
	A pessoa humana tem direito de encontrar na sociedade os direitos para sua auto realização, sendo a Declaração dos Direitos Humanos uma forte referência. 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Leia atentamente o trecho abaixo: 
O Serviço Social é um trabalho especializado, expresso sob a forma de serviços, que tem produtos: interfere na reprodução material da força de trabalho e no processo de reprodução sociopolítica ou ídeo-política dos indivíduos sociais. Nesse sentido, podemos dizer que : O assistente social é um ______________ que contribui, junto com outros ________________, na criação de _________________ na sociedade. 
A sequencia correta das lacunas é: 
		
	
	Intelectual ¿ protagonistas ¿ consensos.
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Qual é a fórmula da circulação mercantil capitalista?
		
	
	D (dinheiro) - M (Mercadoria) - D'(dinheiro superior ao que investiu) 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	No Brasil, temos tradicionalmente uma conjuntura de viabilização de direitos pautados na regulação. Um marco que representa o reconhecimento e garantia de direitos antes jamais conquistados é:
		
	
	A Constituição Federal de 1988.
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	O serviço social contemporâneo compreende a questão social como uma manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia defendendo a tese de que as respostas às expressões da questão social passam pelo fortalecimento do exercício da (o):
		
	
	cidadania