Buscar

PROVA I PERICIA CONTÁBIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
	A perícia contábil busca verificar atos ou fatos ligados à riqueza das empresas. Através dos resultados apurados, o perito desenvolve seu trabalho amparado cientificamente na verdade real. Sobre o seu objetivo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A perícia contábil tem por objetivo verificar atos ou fatos dos sócios-gerentes.
	 b)
	A perícia contábil tem por objetivo oferecer informações dos registros realizados pelo contador.
	 c)
	A perícia contábil tem por objetivo oferecer opinião científica contábil, solucionando as questões propostas.
	 d)
	O objetivo da perícia contábil é apenas verificar dados dos sócios.
	2.
	No caso de uma empresa que realiza procedimentos fraudulentos nas suas operações, ocasionados por um dos sócios que deseja obter vantagens ilícitas, o outro sócio pode requerer dissolução da sociedade e retirar-se desta, mas antes disso esse sócio solicitará uma perícia para investigar o que ocorreu de fato e cobrar as devidas indenizações e restituições que lhe são cabíveis por direito. Neste tipo de situação, o que conduz a atividade da perícia?
	 a)
	O que conduz a atividade da perícia é quando a empresa disponibiliza seus registros para atender à necessidade da investigação e verificação dos atos e fatos ocorridos na empresa e conduzir a atividade do levantamento de dados para a sua venda, pois esta é condição de instrumento auxiliar da instância decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial à sua liquidação para a imediata dissolução da sociedade.
	 b)
	A necessidade da investigação e verificação dos atos e fatos ocorridos na empresa constatada é o que conduz a atividade da perícia, como condição de instrumento auxiliar da instância decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial.
	 c)
	Um dos objetivos da perícia é o de auxiliar e coordenar as operações na contabilização de todos os atos e fatos ocorridos na empresa. O perito conduz a atividade da perícia à condição de instrumento auxiliar da instância decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial, conforme o seu nível de influência nas atividades operacionais da empresa.
	 d)
	Essa situação ocorre quando os gestores da empresa deverão atender às necessidades para a investigação e verificação dos atos e fatos ocorridos apenas na contabilidade (que é o centro das informações para a sua gestão) e é isto que conduz a atividade da perícia à condição de instrumento para auxiliar na instauração decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial.
	3.
	Ao discutir em litígio os interesses das partes, o perito se depara com algumas complexidades, como a variedade dos patrimônios individualizados, e, como consequência, a complexidade de cada conjunto patrimonial. Para tanto, os inúmeros aspectos das transformações dos componentes agregados na riqueza tornam necessário seu desdobramento para facilitar a classificação e a execução do trabalho. Sobre a classificação da função geral em subfunções fundamentais, analise as seguintes opções:
I- Escritural ou de registro.
II- Expositiva ou esclarecedora.
III- Interpretativa ou de análise.
IV- Normativa e de condução ética.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção III está correta.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e III estão corretas.
	4.
	Todas as atividades na empresa estão pautadas em atos e fatos administrativos, e eventualmente decisões equivocadas podem afetar as boas práticas de gestão. Para investigar essas situações, para a perícia não basta apenas levantar e apresentar os fatos, é necessário fundamentar segundo a legislação pertinente. Diante disso, existem diferentes fins para os quais são realizadas as perícias. Sobre os fins administrativos, fins regimentais, fins sociais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para fins sociais: uma das finalidades para a realização da perícia é quando são promovidas pelos sindicatos, para que haja clareza no modo de realização dos acordos salariais, minimizando impactos negativos para empresa em decorrência de acordos mal elaborados.
(    ) Para fins administrativos: uma das finalidades da elaboração da perícia está pautada nos atos e fatos dos gestores da empresa, assim como do seu corpo de funcionários em atividades operacionais. Desta forma, a perícia pode ser realizada, por exemplo, para verificar se o almoxarife está controlando os estoques sem permitir que haja desvios e, consequentemente, enriquecimentos ilícitos decorrentes dessas atividades. 
(    ) Para fins regimentais: uma das finalidades está pautada nos aspectos da área gerencial da empresa, e, nessa área, as perícias são realizadas para as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	5.
	A perícia consiste em responder a cada questionamento feito pelo juiz e pelas partes, cujo procedimento é desenvolvido de forma minuciosa, aplicando todas as ferramentas previstas em legislação específica. Havendo encerrado a perícia, o perito precisa elaborar um documento que compactua com todos os procedimentos realizados, e daí protocolá-lo no Fórum para que o juiz tenha acesso e possa sentenciar. Neste sentido, é possível dizer que o trabalho pericial se materializa através da entrega de:
	 a)
	Parecer emitido pelo perito assistente.
	 b)
	Informes emitidos pelo perito.
	 c)
	Balanço elaborado pela contabilidade.
	 d)
	Laudo elaborado pelo perito.
	6.
	A empresa que está envolvida em uma atividade pericial necessita disponibilizar diversos documentos para a elaboração da prova pericial. Essa prova pericial é produzida confrontando-se os dados, os fatos e as informações de todos os documentos de forma analítica. No âmbito pericial, qual é o nome dessa pesquisa?
	 a)
	Pesquisa judicial.
	 b)
	Pesquisa preferencial.
	 c)
	Pesquisa global.
	 d)
	Pesquisa de amostragem.
	7.
	A variedade dos patrimônios individualizados, a complexidade e os aspectos das transformações da riqueza requerem o seu desdobramento em subfunções. Sobre a subfunção que assume caráter mais profundo pela realização como afirmação categórica das situações patrimoniais, em conjunto e em suas partes, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Subfunção expositiva ou demonstrativa.
	 b)
	Subfunção administrativa.
	 c)
	Subfunção escritural ou de registro.
	 d)
	Subfunção interpretativa ou de análise.
	8.
	A perícia tem por finalidade buscar a verdade real dos fatos, com a aplicação de pesquisa demonstrada de forma técnica e embasada cientificamente na matéria objeto do litígio, para dar suporte informacional ao juiz na formação da sentença. De acordo com os diferentes fins para os quais são realizadas as perícias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:   
(    ) Para fins administrativos. 
(    ) Para fins regimentais.
(    ) Para fins sociais. 
(    ) Para fins de observar se as empresas possuem meios para expandir seus negócios no mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	Um sistema de controle interno falho pode provocar irregularidades que culminam com a fraude.
Desta forma, as irregularidades contábeis podem gerar as falhas de administração e causar prejuízos para a empresa. Sobre a causa das imperfeições contábeis, analise as seguintes sentenças:
I- O grande volume de trabalho na contabilidade.
II- A complexidade da matéria relacionada à contabilidade.
III- Quaisquer fatores físicos, relacionados à salvaguarda dos ativos da empresa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentençasI e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	A elaboração da perícia contábil busca sempre identificar realidades, valores, forças de provas ou configurações da riqueza aziendal, e para isto ela pode ser de duas formas. Sobre essas formas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Intelectual. 
(    ) Atual. 
(    ) Parcial. 
(    ) Longitudinal. 
(    ) Total.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F - F.
	 d)
	V - F - F - V - F.

Outros materiais