Buscar

ACA Psicologia do Desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
ATIVIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO E ATUALIDADES
	NOME DOS COMPONENTES DO GRUPO
	Escrever o nome completo dos componentes do grupo em ordem alfabética.
Andreza Lima
Antônio Rodrigues 
Carla Aparecida 
Elisangela Horácio
Priscila Aparecida 
	PROPOSTA
	ÉTICA, DEMOCRACIA E O HOMEM
	TEXTO BÁSICO
(apoio para a elaboração do trabalho)
	Vimos nos slides do Tema Gerador Ética e Democracia na Sociedade do Conhecimento que este debate afeta diretamente o homem, seu comportamento e suas relações. A vida em sociedade se constitui de acordo com as formas do comportamento humano e as relações que cada um estabelece com o outro. Homem e sociedade, portanto, são constituintes e construtores de modelos éticos que alteram sentidos sociais e democráticos.
A educação torna-se, então, um importante meio para o debate ético e a experiência democrática, na medida em que é um espaço coletivo estratégico orientado de modo sistemático. 
Dessa forma, propomos um trabalho em grupo que contemple a temática da ética e da democracia para ser refletida a partir do comportamento humano por meio do uso de jogos ou brincadeiras que manifestem disputas e acordos durante sua execução.
	APRESENTAÇÃO DO TÍTULO DA ATIVIDADE
	
ENSINO DE ÉTICA E VALORES NOS JOGOS E BRINCADEIRAS
	APRESENTAR A PROPOSTA DO JOGO OU BRINCADEIRA
	
Sendo a Ética um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade e que serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado, a democracia por sua vez é liberdade individual, de organização, de opinião e de imprensa. Democracia é participação, controle social. Democracia é cidadania. A ética e a democracia caminham a passos lentos e ainda tem muito a melhorar no nosso Brasil. Daí a importância e responsabilidade das instituições que se dedicam ao ensino contribuir para a formação ética de seus alunos. Há vários caminhos de se ensinar ética, valores e atitudes e um deles sãos os jogos e brincadeiras.
Pesquisas comprovam que os jogos e as brincadeiras são um excelente recurso para a construção da moralidade, de valores e atitudes.
Partindo da concepção de que os jogos ensinam mais do que conteúdos, uma das principais condições para que esta aprendizagem ocorra é garantir que eles ocupem, de fato, um lugar de destaque na rotina escolar. Uma coisa a ser observada, é o planejamento destas situações. É imprescindível que os jogos se tornem uma proposta com sentido, e não simples passatempo ou recompensa por bom comportamento. Os jogos e brincadeiras são um excelente recurso pedagógico em que o professor deve utilizá-los na sala de aula, esses recursos devem ser usados não apenas como diversão, mas também como meio para a construção de conhecimentos em situações formais de aprendizagem. 
	IDENTIFICAR OS TIPOS DE DISPUTAS E/OU ACORDOS QUE A ATIVIDADE PODERÁ GERAR EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS ÉTICOS E DEMOCRÁTICOS
	
Os jogos e as brincadeiras permitem interações e construções que pouquíssimas atividades escolares oferecem. Além disso, muitas vezes suscitam discussões acerca de temas como honestidade, solidariedade, respeito, integridade, justiça, ética e disciplina. Criam condições reais e práticas para que as crianças aprendam a respeitar limites, a aprimorar as relações interpessoais, a lidar com perdas, contrariedades e frustrações, sem contar que melhoram aspectos relacionados à autoestima, a autonomia e assim, certamente, contribuem com a formação destes estudantes.
Nos momentos em que as crianças são encorajadas a debater determinada regra, ou argumentar sobre suas escolhas e posturas durante as partidas, ou oferecer soluções para problemas que apareceram elas estão desenvolvendo muito mais do que simples procedimentos de estudantes. Estão colocando em prática aspectos relacionados ao exercício da cidadania, indispensáveis às normas de convivência e, assim, construindo valores humanos universais. 
Os jogos e brincadeiras também desenvolvem o raciocínio e a intelectualidade das crianças.
Os jogos e brincadeiras atingem um caráter educativo, tanto na formação psicomotora, como também na formação da personalidade das crianças. Assim, portanto, como dissemos acima, valores morais como fidelidade, honestidade, perseverança, respeito ao social e aos outros são desenvolvidos.
	DEFINIR A FAIXA ETÁRIA E O SEGMENTO DE ENSINO QUE A ATIVIDADE SE PROPÕE 
	
Ensino Fundamental I
1º Ano: 6 (seis) anos completos até 31 de março do ano letivo
2º Ano: de 7 a 8 anos.
3º Ano: de 8 a 9 anos.
4º Ano: de 9 a 10 anos.
5º Ano: de 10 a 11 anos.
	REFERÊNCIAS 
	Se for o caso, inclua aqui as referências e fontes consultadas para realização desta atividade.
Schiavo Ritzmann, CAMILLA. Como os jogos e brincadeiras podem ajudar na construção de valores na escola? Disponível em:
<http://www.futuroeventos.com.br/conteudo-blog/educacao/educacao-geral/como-os-jogos-e-brincadeiras-podem-ajudar-na-construcao-de-valores-na-escola/> Acesso em 29/11/2018.
Pestana, MARCOS. Democracia, política e ética. Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/opiniao/colunas/democracia-politica-e-etica/ Acesso em 29/11/2018.
	Fonte: Arial ou Times New Roman, 11, espaçamento simples.
�

Outros materiais