Buscar

Comportamento do consumidor - resumo aula 01 a 20

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 01 – Comportamento do consumidor 
O que é o ser humano, o consumidor e o comportamento do consumidor.
Segundo Samara;MORSH,2006,P.2, entender o comportamento do consumidor , todavia , não é tarefa fácil. Pela complexidade que cerca o ser humano, esse estudo envolve diversas áreas do conhecimento, como psicologia,sociologia,antropologia,religião e outras.
Ernesto Giglio define o ser humano como um ser racional, emocional e social.
O racional está relacionado ao comportamento baseado na razão;
O emocional está relacionado ao comportamento direcionado por razões conscientes e inconscientes, mas não racionais;
O social está relacionado ao comportamento dele por meio das normas e regras do grupo ao qual pertence.
O que é um consumidor? O que é o comportamento do consumidor?
O ato de consumirmos está baseado em satisfazer nas nossas necessidades e desejos. Segundo Kotler e Armstrong(2009, p. 4), as necessidades humanas, que faz parte do ser humano, estão relacionadas a situações de privação , como por exemplo , quando sentimos fome. 
Os desejos são influenciados pela cultura e personalidade de cada pessoa, fazendo com que a necessidade tenha uma forma, como por exemplo,comer batata frita.
Podemos dizer que “o consumidor é toda entidade compradora potencial que tem uma necessidade ou um desejo a satisfazer.” (SAMARA; MORSCH, 2006, p. 2).
É o estudo de como os indivíduos tomam decisões de gastar seus recursos disponíveis (tempo, dinheiro, esforço) em itens relacionados ao consumo. O comportamento do consumidor engloba o estudo de o que compram, por que compram, onde compram, com que frequência compram e com que frequência usam o que compram.
(SCHIFFMAN; KANUK, 2000 apud SAMARA; MORSCH, 2006, p. 3).
Os consumidores são a base, o ponto de partida de toda e qualquer estratégia que a empresa queira desenvolver, pois “(...) o propósito de todo negócio é servir ao cliente. Sem ele, 
não há razão para uma empresa existir.” (DRUCKER, 1998 apud SAMARA; MORSCH, 2006, p. 3).
Entre esses benefícios estão o auxílio aos gerentes em suas tomadas de decisão, o fornecimento de uma base de conhecimento a partir da qual os pesquisadores de marketing podem analisar os consumidores, o apoio aos legisladores e controladores na criação de leis e regulamentos referentes à compra e à venda de mercadorias e serviços e o auxílio ao consumidor médio na tomada de melhores decisões de compra. (MOWEN; MINOR, 2008, p. 4).
Nesta relação entre empresa e consumidor encontramos o conceito de troca: “A troca é o ato de obter de alguém um objeto desejado oferecendo algo em troca (KOTLER; ARMSTRONG, 2009, p. 6).” A empresa oferece produtos e serviços e, em troca, o consumidor paga (oferece dinheiro) para obter os produtos/serviços. Dessa forma, toda compra que o consumidor faz é uma troca. Para que as necessidades e desejos sejam atendidos a troca está presente.
Aula 02 - Correntes teóricas e iceberg
Positivismo: indução e dedução
Segundo Giglio (2005, p. 9-10), dentro do positivismo há dois modos de raciocínio:
Indução - Na indução, cria-se uma lei geral a partir de uma determinada situação. Por meio de situações com consumidores, observam-se suas ações e chega-se a conclusões, servindo como regra. A indução é usada até hoje nas pesquisas de mercado. 
Dedução - Na dedução (a partir do que podemos chamar de uma lei geral) faz-se previsões sobre situações isoladas.
Dialética
Está relacionada às teorias que estudam e analisam o consumidor. Ela considera algo que sabemos que realmente acontece, de que a nossa realidade não é estática, ela é dinâmica, e altera-se a cada fato e acontecimento. O que é hoje pode não ser mais amanhã, porém, essas mudanças, como ocorrem a partir de situações que o homem cria, não acontecem de uma hora para outra; conseguem ser analisadas e entendidas por quem as analisa, podendo, em algumas situações, anteciparem alguma mudança ou até mesmo controlá-la. No entanto, essa teoria tem um problema, que é a pouca aplicabilidade feita no campo do Comportamento do Consumidor, como nos apresenta Giglio (2005, p. 13), pelo fato de que é muito teórica e pouco prática, em relação ao Comportamento do Consumidor, o que acaba dificultando sua utilização, sendo que poderia ser muito mais bem aproveitada.
Visão Estruturalista
Corrente teórica em que uma das vertentes, o estruturalismo-funcional, de acordo com Giglio (2005, p. 14), foi defendido por Malinovski, Radcliffe-Brown e outros, e baseia-se
na ideia de que algumas funções básicas são iguais na sociedade, independentemente
de quem é a pessoa, ou qualquer outra característica. Ele exemplifica com a globalização, que é comum para todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo – todos hoje vivemos isso. O que muda, em casa sociedade, é a maneira em que ela é manifestada.

Outros materiais