Buscar

Noam Chomsky: Linguista e Filósofo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
 
Noam Chomsky (Filadélfia, 7 de dezembro de 1928) é um linguista, filósofo e ativista político estadunidense.
Tornou-se conhecido por suas críticas contra a política externa americana. É professor do Massachusetts Institute of Technology. Desenvolveu uma teoria que revolucionou o estudo da linguística.
*
*
A importância dos trabalhos de Noam Chomsky pode ser medida pela sua repercussão mundial na linguística. O modelo gerativista se propõe a explicar as manifestações da aquisição de linguagem partindo do principio de que a criança já nasce dotada de ”... uma capacidade inata de aquisição da linguagem”. 
 A aquisição de uma língua materna é o resultado direto do amadurecimento dessa criança, ou seja, uma consequência de sua capacidade de formular suposições, respostas às questões que lhe surgem e de procurar e encontrar algumas semelhanças presentes na língua a ser adquirida.
*
*
Chomsky foi um aluno de Harris, marcado por seu trabalho sobre a tradução automática no MIT Instituto de Tecnologia de Massachusetts  (Massachusetts Institute of Technology – ESTADOS UNIDOS).
 Ele contesta o princípio harrisiano do corpus finito de enunciados naturais: se ele recebe e aceita a herança da formalização e do transformacionalismo, ele recusa a do empirismo descritivista (Bloomfield).
*
*
Chomsky propõe essa teoria em que uma das características é a evolução dos modelos: ele expõe o que chamamos sua “ teoria padrão” nos anos 50 e 60, depois a “ teoria padrão ampliada” nos 70, e propõe um último modelo nos anos 80, com desenvolvimentos nos anos 90: a “ teoria dos princípios e parâmetros”.
Essa teoria muda a concepção que se tem da gramática universal. Segundo esta, a gramática universal é formada por princípios invariantes que são aplicadas do mesmo modo para todas as línguas, e parâmetros , onde os valores de acordo com cada língua, que dão origem às mudanças entre as línguas e as mudanças dentro da própria língua. 
*
*
Trata-se de uma teoria das estruturas linguísticas exposta no livro Syntactic Structures - Estruturas Sintáticas (1957). Ela é centrada na sintaxe, que é para Chomsky o centro da análise de uma língua: para ele, a sintaxe é autônoma, e ela deve permitir “construir uma teoria geral formalizada a estrutura linguística e explorar os fundamentos de uma tal teoria”.
A sintaxe é o estudo dos princípios e dos processos segundo os quais as 
frases são construídas nas línguas particulares. O estudo sintático de uma língua tem como objetivo a construção de uma gramática que pode ser considerada uma espécie de mecanismo que produz as frases da língua tomada para análise. (CHOMSKY, 1957) 
*
*
Chomsky examina, no quadro de um modelo teórico da comunicação, o caso da máquina que parte de um estado inicial para chegar a um estado final.
“ Suponha que o mecanismo comece no estado inicial, percorra uma
sequência de estados (produzindo uma palavra em cada transição), e termine no estado final. Chamamos a sequência de palavras produzida de “frase”. Cada máquina, então define uma determinada língua, isto é, o conjunto de frases que podem ser produzidas dessa forma. Qualquer língua que possa ser produzida por um mecanismo desse tipo, nós denominamos de língua de estado finito.” ( Chomsky )
• É uma descrição em termos de estrutura sintagmática. O modelo propõe um conjunto de “ fórmulas de instrução ” que permitem engendrar frases por meio de um procedimento de derivação. 
*
*
O modelo da GT vai prolongar a melhorar o dos constituintes. Chomsky introduz novas regras, chamadas “ transformações gramaticais”. Uma transformação gramatical T opera sobre uma sequência dada [...] que possui uma estrutura sintática dada, e a converte 
Em uma nova sequência dando-lhe uma nova estrutura sintagmática derivada. (1957)
É uma “gramática gerativa que inclui também o conceito de transformação, ou seja, a aplicação de um conjunto de regras 
que convertem uma estrutura profunda de uma língua em estrutura superficial”
*
*
Chomsky propôs uma arquitetura geral da gramática, organizada em três níveis sucessivos: • ESTRUTURA SINTAGMÁTICA : é o nível da construção de sequências de morfemas organizadas.
 • ESTRUTURA TRANSFORMACIONAL: as sequências de morfemas são submetidas ás transformações que produzem sequências de palavras.
 • MORFOFONOLOGIA: as sequências de palavras são convertidas em sequências de fonemas.
*
*
Em 1965, no livro Aspectos da Teoria Sintática, Chomsky propõe uma teoria geral, que introduz dois conceitos que se tornam centrais em linguísticas que são as competência/ desempenho e estruturas profundas/superficiais, que dão uma dimensão metalista a seu modelo, uma vez que implicam a presença de esquemas internas ao sujeito, anteriores à produção das frases.
*
*
Chomsky situa o trabalho do linguista ao lado da competência dos locutores, isto é, dos conhecimentos intuitivos que um sujeito falante tem de sua língua e de suas estruturas: 
Uma gramática não é um modelo do locutor ou do ouvinte [...] ela tenta caracterizar, da maneira mais neutra, o conhecimento da língua que fornece sua base à colocação em ato efetivo da linguagem pelo locutor-ouvinte ( 1965)
A gramática transformacional postula a existência de transformações a partir de frases nucleares e, a partir disso, propõe que duas frases aparentemente diferentes baseiam-se em uma mesma estrutura profunda, comum às duas frases antes da transformação. 
 EXEMPLOS: PIERRE PROMETE A MARIA VIR 
 PIERRE PERMITE A MARIA VIR
*
*
• Componente sintático: é constituído pelas regras de reescrita que produzem esquemas sintáticos e pelas transformações que permitem o engendramento das estruturas superficiais a partir das estruturas profundas. • Componente semântico: está relacionado à interpretação, é constituído pelo conjunto dos dados necessários à compreensão; ele é articulado ao componente sintático no nível das estruturas profundas. • Componente fonológico: é o que está mais ligado às línguas particulares, e as variações são, por conseguinte, mais importantes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes