Buscar

Nasce a Nova Ciência

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Séc. XVII: Nasce a Ciência Moderna
Íngrede Silva, Isaac Ribeiro, Paulo César e Regina Morais História da Química
1
Um Polonês Começa a Grande Virada
O polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), nasceu às margens do Vístula e ocupou seu tempo estudando direito canônico e astronomia. Originou a proposta de que a Terra não era mais o centro do universo, que deu início ao Heliocêntrismo.
Dispunha de poucos instrumentos de observação astronômica: um relógio de sol, um tríquetro e um astrolábio. Tinha conhecimentos dos estudos de Ptolomeu e Aristóteles.
2
Nicolau Copérnico. Fonte: http://www.ahistoria.com.br/biografia-nicolau-copernico/
2
Nicolau Copérnico e o Heliocêntrismo
Em 1539, Copérnico recebeu Georg Joachim Rheticus, professor de matemática da Universidade de Wittenberg. A visita, programada para algumas semanas se estendeu por mais de dois anos, tal a admiração de Rheticus pela obra de Copérnico. Depois de muito estudar a teoria copernicana, Rheticus mandou-a sob forma de carta, a um professor da Universidade de Nürenberg. A carta foi impressa como Narratio prima (primeiro relato), de Rethicus, e foi a primeira apresentação pública das revolucionárias teorias do astronômo polonês.
3
Nicolau Copérnico e o Heliocêntrismo
Vencendo inúmeras resistências, Rheticus recebeu de Copérnico sua obra completa e a levou para imprimir na Alemanha, mas antes de concluir sua missão encarregou Andrea Osiander, um clérigo luterano, de concluir a edição. Este, achando as ideias copernicanas radicais, retirou o Livro I e o substituiu por um prefácio não-assinado, onde dizia que a obra que seguia “não era necessariamente verdade, mas apenas uma hipótese provável de que a Terra se movesse”.
4
Folha de rosto do livro De revolutionibus orbium coelestium. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Copérnico.
Nicolau Copérnico e o Heliocêntrismo
A obra de Copérnico está dividida em seis livros. No primeiro estão os argumentos a favor das concepções heliocêntricas e um verdadeiro compêndio de trigonometria. O segundo livro trata do movimento dos corpos celestes e contém um catálogo de estrelas, a partir da obra de Ptolomeu, com correções. Os outros quatro detalham os movimentos das diferentes esferas, seguidos de diagramas e cálculos.
Copérnico, afirmando que é a Terra que gira ao redor do Sol, e não o contrário, provocou inúmeras dificuldades para interpretar, como ele mesmo previra, uma afirmação da Sagrada Escritura de que foi o Sol e não a Terra que Josué mandou parar. A hesitação dos teólogos católicos e protestantes em aceitar a teoria copernicana foi igual á atitude de filósofos e cientistas, entre eles Lutero e Calvino.
5
A Caminhada Ocorre com Bruno, Brahe e Kepler
As teoria copernicanas, lenta e gradualmente, conquistaram aceitação. As continuadas investigações de três contemporâneos, Giordano Bruno (1548-1600), Tycho Brahe (1546-1601) e Johannes Kepler (1571-1630), que prepararam as ratificações decisivas de Galileu e de Newton.
6
Giordano Bruno
Nascido em Nola, ingressou na Ordem Dominicana, mas aos 28 anos abandonou e passou a levar uma vida errante, sendo muito perseguido pela Igreja. Aderiu à teoria copernicana, mas propôs mudanças e fez-lhe uma severa crítica por não ter aderido ao hermetismo. 
7
Giordano Bruno. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Giordano_Bruno
Mesmo não sendo astrônomo, físico ou matemático, defendi a ideia de um universo infinito, fazendo uma crítica ao aristotelismo!
Tycho Brahe
Nasceu em Skane (hoje Suécia). Com treze anos ingressou na Universidade de Leipzig para receber formação jurídica. Em Agsburg, construiu aparelhos para observações astronômicas, fazendo verificações significativas e propondo correções nas tabelas astronômicas existentes.
8
Tycho Brahe. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tycho_Brahe
A observação de uma “estrela nova” que verifiquei estar muito distante, sugeriu-me uma nova concepção de universo: o céu não era imutável nem limitado.
Johannes Kepler
Iniciou seus estudos com o propósito de tornar-se pastor da Igreja luterana e, para isso, foi a Tübingen estudar teologia. Entretanto, entusiasmou-se pela astronomia, aderindo á teoria copernicana. Kepler praticou tanto a astronomia quanto a astrologia, tendo elaborado um calendário profético que se mostrou correto, dando-lhe grande reputação e fama.
9
Com os trabalhos de Copérnico, Bruno, Brahe e outros, reformulei minhas concepções do universo e apresentei uma proposta que seria assumida pela Ciência a partir de então.
Johannes Kepler. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Kepler
A Grande Virada: Do Geocentrismo Para o Heliocentrismo
Galileu Galilei: nasceu em Pisa, na Itália em 15 de fevereiro de 1564. Completou seus primeiros Estudos em Pisa, na escola dos Jesuítas;
Com dezessete anos ingressou na universidade de Pisa como estudante de medicina. Entretanto, já no segundo ano do curso – que não concluiu – ele descobriu a física e a matemática.
10
Galileu Galilei. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei
Galileu Galilei
Galileu formulou as leis do movimento dos corpos em queda livre e dos projéteis, e a defesa do sistema heliocêntrico do universo.
Tudo começou em 1609, com uma viagem de Galileu a Veneza, onde ouviu falar de um aparelho, construído por um artesão holandês, que fazia os objetos parecerem maiores e mais próximos: o telescópio.
Galileu Descobriu as quatro luas de Júpiter. Pouco depois, ele proclamou a descoberta do planeta Vênus. Descobriu também as manchas solares, as fases de Vênus, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea.
11
Galileu Galilei
Em 1632 publicou o livro Diálogos entre os dois grandes sistemas do mundo, que causaria a sua condenação como “Artigos nos grata” para a Igreja.
Os diálogos logo alcançariam grande notoriedade. Mas dessa vez, Galileu foi longe demais e a pesada mão da Igreja abateu-se sobre ele, iniciando-se o famoso processo.
Após quatro sessões de interrogatório, que duraram três meses, Galileu foi considerado “Veemente Supplito de Heresia” pelo tribunal do Santo Ofício.
12
Galileu frente ao tribunal da inquisição romana, pintura de Cristiano Banti. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei.
Galileu Galilei
Assim, Galileu renega sua certeza profunda de que a terra não estava imóvel e no centro do mundo, no dia 22 de junho de 1633, utilizando as palavras “abjuro, e amaldiçôo e detesto os erros e heresias”.
Ao sair do tribunal, Galileu disse uma frase célebre: “Espur si muove!”, que traduzida diz “E contudo ela se move”.
A sentença ao exílio foi depois convertida a aprisionamento, em Arcetri, onde permaneceu até sua morte.
Morreu em 8 de janeiro de 1642, cego e condenado pela Igreja, longe do convívio público.
13
Galilei Galileu
Em 1983, 341 anos após sua morte, a mesma Igreja revendo o processo, decidiu pela sua absolvição.
No ano em que Galileu morreu nasceu outro gigante da ciência: Newton. Mas antes é preciso fazer uma referência a Francis Bacon e René Descartes.
14
Túmulo de Galileu na Basílica de Santa Cruz em Florença. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei.
Francis Bacon: O Criador da Ciência Experimental
Francis Bacon é considerado um dos criadores do método científico moderno e da ciência experimental. Dedicou-se a filosofia, sendo autor de várias obras.
Em uma de suas obras, ele propõe que para conhecer a natureza é preciso observar os fatos, classificá-los e determinar suas causas.
15
Francis Bacon. Fonte: http://universoracionalista.org/a-vida-de-francis-bacon/
Não aceitei o Coperninismo e apresentei argumentos contra a concepção Heliocêntrica!
Descartes Ou Uma Maneira Ocidental de Pensar
Descartes talvez seja o filósofo que mais influênciou a maneira ocidental de pensar. Em 1634 chegou a suas mãos o Diálogo entre os dois principais sistemas do mundo, de Galileu. 
Mesmo com as críticas, Descartes não deixou de reconhecer que Galileu teve o mérito de abandonar a escolástica e examinar as matérias físicas a partir de raciocínios
matemáticos.
16
René Descartes. Fonte: http://humanbehaviorexpert.com/philosophers/rene-descartes/
Penso, logo existo!
Descartes Ou Uma Maneira Ocidental de Pensar
 “A essência do pensamento cartesiano não consiste na solução dos problemas que preocupavam os cientistas de então, mas na elaboração de um sistema completo, com o qual pretendia substituir a escolástica, banindo todas as qualidades e formas substanciais em favor de um mecanismo universal que explicasse os fenômenos desde mundo visível com a ajuda de três conceitos: extensão, figura e movimento”
17
Descartes Ou Uma Maneira Ocidental de Pensar
Obras: Discurso do Método (1637) e Princípios da Filosofia (1644).
Descartes introduziu o procedimento de localizar um ponto no espaço através de duas retas que formem um ângulo reto entre si, ainda conhecido sistema de coordenadas cartesianas. A Descartes, devemos a importante associação da geometria à álgebra.
18
O plano de coordenadas cartesianas. Fonte: http://www.mundoeducacao.com/matematica/plano-cartesiano.htm
Um Pouco Sobre Um Dos Maiores Gênios da Ciência
Isaac Newton (1642-1727) nasceu na Inglaterra. Com 19 anos, estudou no Trinity College de Cambridge. Lá, executava trabalhos domésticos para os colegas de faculdade para pagar suas despesas.
No livro Philosophiae Naturalis Principia, descreveu com linguagem matemática os movimentos dos planetas ao redor do sol demonstrados por Copérnico.
19
Isaac Newton. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton
Um Pouco Sobre Um Dos Maiores Gênios da Ciência
Descobertas importantes: cálculo diferencial, a lei da composição da luz, a lei da gravitação universal.
Os Principia, considerados como a maior ruptura que houve, em todos os tempos, na Ciência, levaram o próprio Newton a sustentar a universalidade das leis neles expostas. Posteriormente á publicação dos Principia, Newton parece ter perdido o interesse pela pesquisa científica.
Héroi nacional mesmo antes de morrer, Newton tornou-se, um século mais tarde, o símbolo da revolução científica européia.
20
Inquisição e Bruxaria
Inquisição e caça às bruxas. Existe Relação?
A Inquisição surgiu no início do século XIII e tinha como função o ato de inquerir ou pesquisar denuncias de heresias.
Herege: é aquele que professa qual quer tipo de fé ou segue algum ensinamento que não seja o da igreja católica.
21
Caça às Bruxas. Fonte: http://www.estudopratico.com.br/caca-as-bruxas/
Inquisição e Bruxaria
Albigenses ou Cátaros: receberam esse nome devido a região de Albi, situada no sudoeste da França, onde nasceu um movimento religioso conhecido como Catarismo. 
Os Dominicanos: ordem de frades criada na França em 1216, por São Domingos de Gusmão.
“O Martelo dos Hereges”: Tomás de Torquemada foi nomeado a inquisidor geral pelo papa Inocêncio VIII. 
22
Tomás de Torquemada. Fonte: http://www.jewornotjew.com/profile.jsp?ID=230 
Inquisição e Bruxaria
As Práticas de Interrogação:
- Aplicação de parafusos nos polegares;
- Arrancavam-se as unhas;
- Dilaceramento da pele;
Nem os cadáveres escapavam: eram exumados para serem castigados.
“A Santa Missão”: crueldade e prepotência justificada pela igreja católica.
23
Práticas de Interrogação. Fonte: http://coerenciafeminina.blogspot.com.br/2012/08/a-caca-as-bruxas-idade-das-trevas.html
Bruxaria e Demonologia
Seguimentos que surgem paralelos a revolução científica.
Fortalecimento dos pensamentos místicos.
Cristianismo X Paganismo / Ciência X Magia.
O Perfil das bruxas: mulheres, solteiras, viúvas e idosas.
A igreja entra em ação: por medo de perder mais o seu poder a igreja promove a “caça as bruxas”, com o mesmo rigor da inquisição.
24
Inquisição e Bruxaria
Histórias que eram contadas: O Sabbath.
Relação entre a Inquisição e a caça às bruxas: tanto a inquisição quanto a caça as bruxas serviram à igreja, na intenção de erradicar todos aqueles que ofereciam algum tipo de ameaça ou oposição aos dogmas católicos.
25
A Fogueira ds Bruxas. Fonte: http://www.ibamendes.com/2011/02/caca-as-bruxas-na-idade-media.html 
Conclusão
O século XVII, foi sem dúvidas uma época de profundas transformações na visão do homem ocidental. Época marcada por uma verdadeira paixão pelas descobertas, que inaugurou um novo paradigma na pesquisa e na aplicação da ciência.
 Não é necessário enumerar as consequências deste período na história, basta dizer, que os desenvolvimentos posteriores talvez não tivessem sido possíveis sem tal contribuição.
26

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais