Buscar

Micronutrientes: cálcio e vitamina D

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Micronutrientes
Equipe:
Jamille Vasconcelos
Odete da Silva
Estudos de casos:
Caso 9.
Fernanda G. de 58 anos começou a ter convulsões no trabalho e muitas câimbras durante o sono. Foi recomendado 30 minutos de sol pela manhã e mais trinta minutos pela tarde, além de um suplemento vitamínico associado ao Cálcio. Caso isso não resolvesse ela teria que iniciar reposição hormonal. Que vitamina é essa que tem relação com o Cálcio? Que tipo de alimento contém essa vitamina e por que o sol foi indicado? Onde o sol atua e o que ele faz? Para que serve essa vitamina no nosso corpo e quais as suas ações? Porque Fernanda teve convulsões e câimbras? Qual a relação dessa vitamina com um mineral importante para os músculos? 
Micronutrientes
Cálcio e Vitamina D
Micronutrientes
A maior parte do cálcio é transportada em nossa organismo pela proteína albumina. A escassez dessa proteína no sangue produz baixa quantidade de cálcio.
A concentração de cálcio no sangue pode ser baixa também em resultado de vários problemas diferentes.
A hipocalcemia é mais frequente e têm como resultado uma perda crônica de cálcio na urina ou uma incapacidade para o mobilizá-lo a partir dos ossos. 
 Ao fim de um certo tempo, a hipocalcemia pode afetar o cérebro e provocar sintomas neurológicos como a convulsão, perda de memória, cefaléia e outros.
Micronutrientes
Que vitamina faz relação com o cálcio?
Micronutrientes
A vitamina D é quem faz relação com o cálcio. Ela é importante pois auxilia na absorção de cálcio pelo intestino, promove o crescimento e a mineralização dos ossos. Ela também ajuda a aumentar a força dos ossos prevenindo fraturas, é fundamental para redução dos níveis de estrogênio na menopausa evitando a osteoporose e contribui para o crescimento celular e utilização de energia. 
Micronutrientes
Nosso organismo precisa da vitamina D em seu equilíbrio não só pela relação que ela exerce com o cálcio, mas por também ajudar no desempenho de músculo e nervos.
Ela está presente na energia solar e 90% da vitamina D que nosso organismo faz uso vem da ação dos raios UVA e UVB. Os outros 10% origina-se de nossa alimentação.
Onde encontrar vitamina D?
Energia Solar
Vegetais escuros
Ovos
Leite e seus derivados
Frutas
Peixes
Micronutrientes
Porque o sol foi indicado, onde ele atua e o que faz?
Micronutrientes
 A indicação do banho de sol para Fernanda está diretamente relacionada a baixa quantidade e/ou produção de cálcio pelo seu organismo.
 Assim que absorvida pela pele, a vitamina D é levada ao fígado onde sofre alteração de sua forma química, depois transportada para os rins onde se estabelece na forma ativa chamada calcitriol.
 Ao chegar no intestino, ela aumenta o transporte e a absorção de cálcio.
Vitamina D e sua relação com o sistema muscular.
As fibras musculares possuem receptores de vitamina D que por sua vez ajuda na construção do músculo e seu fortalecimento.
Existem dois tipos: a D2 (ergocalciferol) e D3 (colicalciferol), ambas convertada no corpo para a forma ativa (calcitriol). Combinada com uma lipoproteína, é praticamente um anabolizante natural, pois ajuda a desenvolver bastante a massa muscular.
Micronutrientes
Porque Fernanda teve câimbras?
As câimbras são causados por vários motivos, mas especificamente, em Fernanda, elas foram causadas pelo baixo nível de cálcio e vitamina D.
Por definição, câimbra é um espasmo do nervo que estimula o tecido muscular. Como sabemos, o cálcio e a vitamina D tem relação direta com nosso sistema muscular (pois estimula e auxilia no movimento) e nervoso (pois faz relação com hormônios e auxilia a coagulação do sangue). Portanto, Fernanda teve câimbras pela escassez de cálcio e vitamina D em seu organismo.
Micronutrientes
Micronutrientes
Porque Fernanda teve convulsões?
 Com base em dados clínicos,
podemos dizer que Fernanda teve
convulsões por ser portadora de Hipocalcemia aguda; uma forma
um pouco mais acentuada da
doença que além das convulsões
também causa  tremores generalizados, abalos musculares, tvetania, estridor
laríngeo e outros sintomas.
Diante de todas as informações que tivemos ao longo desse trabalho, podemos concluir que os sintomas sentidos por Fernanda são realmente decorrentes da insufiência de cálcio e vitamina D em seu organismo, bem como as indicações de tratamentos para contorná-los estão corretas.
Poderíamos acrescentar também como alternativas para resolver o problema uma RA (reeducação alimentar), atividade física moderada e a eliminação de cafeína e álcool de sua dieta. A diminuição da quantidade sódio (sal) também ajudaria bastante e diminuiria a possibilidade de hipertensão arterial decorrente de sua abundância e/ou superdosagem.
Micronutrientes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais