Buscar

Cuidados na gestação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Cuidados Essenciais
*
*
Muitas mulheres nem desconfiam ainda da gravidez e uma verdadeira revolução já está se armando dentro delas. A produção de alguns hormônios cai, outros, específicos da gestação, passam a ser fabricados, a placenta começa a se formar e, rapidamente, o bebê desenvolve os principais órgãos. Tudo acontece num piscar de olhos! 
E é preciso estar atenta, pois essa também é a fase mais crítica para abortos e malformações decorrentes de doenças e deficiências nutricionais maternas. 
*
*
Das poucas centenas de espermatozóides que conseguem alcançar as Trompas de Falópio e forçam a entrada no óvulo, apenas um (o mais forte e apto) o consegue perfurar e fertilizar. O óvulo fertilizado tem agora toda a informação genética necessária para gerar uma vida nova. No momento da concepção, o sexo, as características físicas e eventuais problemas se saúde hereditários do bebê já foram determinados.
*
*
No final da 2ª semana, com a concepção, está oficialmente grávida, apesar de ainda não o saber. Logo após a concepção, o seu corpo inicia uma série de alterações que o preparam para acolher e nutrir o bebê em formação.
Cerca de um dia após a fertilização, os núcleos do óvulo e do espermatozóide fundem-se. Cada progenitor contribui com 23 pares de cromossomas cujo núcleo guarda o código DNA de cada um dos pais. Os cromossomas juntam-se e dão origem a uma célula única (zigoto). Inicia-se agora a divisão celular de uma nova vida.
Ao mesmo tempo que a divisão celular progride, o óvulo inicia a sua descida até ao útero, onde se irá implementar, e onde o bebê se irá desenvolver. Em apenas 6 dias, a célula inicial dividiu-se em cerca de 200 células e o embrião começa a sair da sua cápsula protetora. Abre-se e expande-se, fixando-se nas paredes do colo do útero.
*
*
*
*
 Os cuidados devem iniciar a partir da tomada da decisão de engravidar;
 Iniciar a suplementação com ácido fólico o quanto antes;
 Iniciar a imunização da mãe;
 Exames para detectar doenças silenciosas e/ou crônicas que possam atrapalhar a continuidade da gestação ou o parto;
 Início do pré-natal;
*
*
Em circunstâncias normais, o bebê dribla o sistema imunológico da mãe e consegue chegar ao útero, dando início ao seu desenvolvimento e à formação da placenta, que vai nutri-lo e protegê-lo até o final da gestação. Há casos, porém, em que esse script fica incompleto. Um dos riscos é de que o sistema imunológico da mãe rejeite o embrião por considerá-lo um corpo estranho, provocando um aborto precoce.
*
*
Por volta da 4ª semana de gestação, o embrião está firmemente implementado na parede uterina e tem a forma de um disco (disco embrionário) com cerca de 0,4 mm. Inicia-se a formação do tubo neural na camada da ectoderme e do sistema cardiovascular que, em pouco tempo, se tornará no cérebro e na coluna do embrião.
*
*
 Os primeiros meses de gestação são particularmente críticos também para as mulheres; independente de possuírem alguma condição especial (doenças crônicas ou disturbios de circulação) ou não.
- Possibilidade do desenvolvimento de hiperemese gravídica.
*
*
- Hiperemese Gravídica é o aumento dos enjoos e tonturas de forma a prejudicial a alimentação da mãe e a nutrição do bebê.
Em geral, não apresenta maiores complicações e tende a desaparecer por volta do 4º mês de gravidez; mas o não tratamento ou o tratamento incorreto pode acarretar seqüelas para a mãe e o bebê. Em casos mais graves, pode acarretar a perda do feto.
*
*
 Alimentação saudável;
 Bebidas Alcóolicas, cigarros e drogas ilícitas;
 Medicamentos (regulares ou não);
 Chás medicinais;
 Zero cafeína;
 Atividades físicas moderadas;
 Cremes dermatológicos;
 Tintura e procedimentos capilares.
*
*
Azia significa que bebê é cabeludo;
Sexo pode causar aborto;
Grávida come por dois;
O formato da barriga indica o sexo do feto;
Proibido exercício físico;
Se o primeiro parto foi via cesárea, os outros também serão;
Grávida não deve pintar o cabelo.
Grávidas sentem mais calor;
Jejum prolongado aumenta os enjoos;
Grávidas podem ficar com a pele manchada do sol;
Ingerir limão combate o enjoo;
Cesárea anterior não é indicação de cesárea posterior;
Uso de medicação pode causar má formação.
*
*
Os seios aumentam de tamanho e os mamilos podem ficar mais escuros;
 A dilatação do útero comprime a bexiga, dando vontade de urinar a todo instante;
O volume de sangue cresce 50%, aumentando os batimentos cardíacos;
Até o fim da gravidez, o tamanho do útero aumenta 20 vezes; 
A placenta em desenvolvimento estimula a liberação dos hormônios estrogênio e progesterona, os quais, por sua vez, deflagram o complexo sistema biológico que torna a lactação possível;
 Durante a gestação, as mulheres sentem melhor os odores – o mesmo vale para o sabor;
A pele fica mais macia e brilhosa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes