Buscar

Open book Montagem

Prévia do material em texto

GRUPO ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL
 
Priscila Fernanda Rocha Farias - RA 6662426126
Tairine Ramos Moreira – RA 6823497818
Jenifer Santos Silva – RA 
Renata - RA
Thales Przibiliski - RA
Everton Melo - RA
Open-Book Management
PROF. Rafael Stefani
PORTO ALEGRE
09/04/2014
Introdução
Open-Book Management (Gestão de livro aberto) surgiu com Jack Stack nos anos 80, empresário norte-americano que nessa época observou que muitas empresas não estavam desempenhando suas atividades com qualidade levando-as a falência, para ele a gestão deveria ser de total transparência, mas tomou forma e conteúdo por John Case que em 1995 escreveu o livro sobre o assunto. 
Tinha como objetivo modificar o quadro de fracassos e falências da época. Esta ferramenta de gestão tem como principal característica a transparência total que significa deixar dados da empresa como relatórios financeiros abertos para todos os funcionários, o que facilitaria nas tomadas de decisões do dia a dia.
Os funcionários são “ensinados” que seu trabalho é fundamental para o sucesso da empresa e que cada um pode contribuir de diversas maneiras tanto individualmente como em grupo. Fazendo com que seus funcionários tenham uma completa visão da empresa focando todos os seus recursos para atingir sucesso da empresa.
Desenvolvimento
Com a globalização observamos que novas tecnologias vêm aparecendo para que as empresas possam desenvolver melhor suas atividades, de modo a atingir o objetivo de ganhos financeiros e de expandir seus negócios, mas para que isso seja possível necessita-se de pessoas e essas tem que ter a mesma leitura do que a empresa deseja.
Para que isso seja possível á empresa tem que colocar em pratica o Open-Book Management que trabalha com a ideia que todos os associados tenham acesso às informações da empresa de modo transparente e que entenda sua importância independente do cargo que desempenham dentro na organização.
John Case ao conceder uma entrevista à Executive Digest (2000) aborda que a transparência e abertura das informações que antes eram tidas como confidenciais. Uma vez apresentadas aos associados da organização independente de suas atribuições e lhe dando mais responsabilidades, facilitaria o aprendizado de maneira a implantar o sentimento de “proprietário” da empresa.
De acordo com John Case (2001) temos que entender que ha tipos de empresas que trabalham de modo diferente, como as convencionais onde as pessoas trabalham de acordo com o proposito da organização e que cada funcionário possui sua atribuição conforme sua hierarquia. 
Já as empresas que trabalham com a boa pratica do Open-Book Management tem uma visão de parceiros da organização almejando sempre dar o melhor de si para que a empresa tenha seu sucesso alcançado. Por isso Case (2001) resume a idéia: “uma empresa tem maiores chances de possuir desempenho melhor se seu pessoal não se preocupa apenas em cumprir suas funções e metas especificas, mas sim em satisfazer todos os objetivos da empresa”. (Araujo Luizs César G, 2010, Pag. 348).
Para a aplicação do Open-Book Management dentro das organizações é necessário seguir alguns passos.
1° Clima Organizacional: a empresa tem que proporcionar um ambiente de confiança, estímulo e extrema cooperação entre os funcionários para que entendam a influencia de suas atividades para o alcance do sucesso da empresa.
2° Tecnologia da informação: Permite acesso amplo as informações de forma ágil e organizada para uma boa tomada de decisões.
3° Sistema diferenciado de recompensa: é um programa de incentivo aos empregados, que oferece premiações, por seu comprometimento e esforço em comum. Exemplo PPR (Programa de participação nos Resultados)
4° Disponibilizar os números importantes de fato: a apresentação aos funcionários sobre a real situação da empresa através da disponibilização de informações importantes como balancetes, demonstrações e plano financeiro para o auxilio de seus empregados nas tomadas de decisões não esquecendo de ressaltar sua importância para o alcance do resultado obtido.
Fatores Críticos no Planejamento
Case (2001) acredita que para uma implementação do Open-Book management dentro da empresa devemos ter alguns cuidados, lembrando que e esse esboço deve se adequar com a realidade de cada organização.
Política de premiação: tradicionalmente muitas empresas utilizam a política de recompensa ou premiação em níveis de hierarquia superior, acreditando ser uma ferramenta de incentivo. Temendo que suas finanças corram riscos reservam a eles a ultima palavra, visão essa errônea para quem acha que isso é Open-Book Management.
Essa política de premiação não ensina os funcionários a entender os números e nem o desempenho da empresa para avaliar sua melhora ou piora, mas não tira o mérito de quem a utiliza. O ideal é fazer o link de que a premiação é o real propulsor do desempenho.
Saber ganhar o comprometimento das pessoas: A melhor maneira de se solucionar um problema seria lançar um desafio de maneira a estimular os funcionários a solucionar.
Os Sete Erros
Para que uma empresa utilize essa tecnologia de OBM tem que ter os seguintes cuidados descritos por John Case para evitar esses “sete erros” na hora de implementar:
Exterminar a tendência das empresas a levarem seu quadro funcional a se concentrar nos produtos antigos: Aqueles que lhe entregam margem de lucro, não dando importância aos mais recentes que apresentam margens baixas, mas com grande potencial de crescimento. As empresas não podem parar no tempo, tem que quebrar paradigmas e dar ao cliente novas opções de produtos e serviços.
Saber identificar quais são os fatores críticos de fato para a organização: Jack Stack narra sobre um hoteleiro que tinha pretensão de melhorar seus lucros, mas acreditava que seu custo operacional iria onerar seu lucro, sendo que o problema era a taxa de ocupação.
Apoiar-se em informações erradas: a falta de origem ou má interpretação das informações, muitas vezes contribui para decisões que vem a atrapalhar o desempenho dos negócios.
Lançar objetivos que ninguém na empresa compreende: Quando os administradores não trabalham com uma linguagem de fácil assimilação, não resultará a colaboração esperada pelos funcionários.
Esquecer os objetivos do negocio da empresa: as empresas não podem deixar fugir o foco de seu objetivo mantendo o bem estar dos negócios.
Pesquisar pontos fortes, mas também os fracos: Identificar os pontos fortes e fracos independentes de ser falha humana ou mérito da concorrência buscando sempre trabalhar esses pontos para alcançar a excelência.
Saiba por onde não começar sua abordagem: não utilizar a tecnologia OBM sem um real sentido, pois sua essência esta ligada a compreensão da importância dos envolvidos gerando uma motivação do grupo para o sucesso da organização.
Passos essenciais para uma implementação do Open-Book Management
Delegar responsabilidades sempre: independente da área que atua dentro da empresa delegar por menor que sege a tarefa faz com que o funcionário possa interagir com outras pessoas e áreas possibilitando adquirir novos conhecimentos.
Conversar, Conversar, conversar: Discutir e falar sobre assuntos relacionados da empresa faz que os funcionários se interajam entre si buscando a melhoria de seu desempenho.
Criar um sistema de sugestão: uma forma de incentivar os funcionários a expressarem suas idéias utilizar a reunião de piso ou se preferirem a Caixa de sugestão que sempre traz bons resultados.
Transformar as pessoas da organização em gestores: pessoas comuns podem se tornar gestores de negócios desde que se sintam estimuladas a pensar e se comportar como tais.
Criar comissões: desde que tenha um planejamento, uma agenda de inicio e fim para tratar dos pontos de soluções de problemas ou aprovação de determinada ação, a comissão trará resultados satisfatórios para ambos os lados.
Aumentar a participação das pessoas da organização no processo decisório:fazer com que os funcionários se sintam parte integrante da empresa, contribuindo ou decidindo nos processos.
Quais os documentos são necessários para uma gestão de Livro aberto:
Balancete;
Demonstração de resultados;
Demonstração de fluxo de caixa;
Plano de vendas e marketing;
Plano financeiro.
Com essas informações em mãos, os funcionários percebem sua participação nesses resultados, encorajando seus colaboradores a criar planos de ação para que seus ganhos melhorem, ocorrendo uma redução nos custos internos e externos e que esse fluxo não afete seus processos a fim de melhorá-los e satisfazer seus clientes. 
Bibliografia
Araujo, Luis César G. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologia de Gestão Organizacional, 3° Edição, São Paulo, Editora Atlas S.A., 2010, 
p.346-354.
Romano, Rogerio. Open Book Management. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/open-book-management-gestao-com-livro-aberto/39127/>. Acesso em : 06 mar. 2014
Jesus, Antonio. Motive os seus colaboradores: abra o livro e transforme-os em empresários. Disponível em : < http://www.portal-gestao.com/gestao/item/6223-motive-os-seus-colaboradores-abra-o-livro-e-transforme-os-em-empres%C3%A1rios.html>. Acesso em : 06 mar. 2014

Outros materiais