Buscar

Discursiva Avaliação, Educação e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova discursiva Avaliação, Educação e Sociedade 
Com base na analogia apresentada por Both (2008), justifique o conceito de convivência enquanto componente avaliativo? 
R- As funções de competência, capacidade e habilidade desembocam na convivência, na forma de manifestações positiva. Em termos pedagógicos, auto- estima, melhoria comportamental e consequentemente aumento do desempenho escolar são resultados que necessariamente se reforçam quando o aluno percebe progressos em competências, domínio de conhecimentos, em capacidades.
Descreva os princípios da avaliação que orienta a efetivação dos SINAES- Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior?
R- Reconhecimento da diversidade do sistema.
Responsabilidade social com a qualidade da educação superior.
Continuidade do processo avaliativo.
Respeito à identidade, à missão e à história das instituições.
Responsabilidade social com a qualidade da educação superior.
Globalidade, isto é compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, visto de sua forma orgânica e não de forma isolada.
Descreva um texto abordando. Avaliar em atitude processual e a questão da subjetividade?
R- Avaliar em atitude processual não requer o emprego de (muitos) instrumentos, no entanto eles não ficam banidos na avaliação do processo de aprendizagem. Esse tipo de avaliação ocorre ao longo de todo o processo de ensino aprendizagem, sendo seus sujeitos o professor e o aluno, enquanto os conteúdos constituem o seu objeto. Acrescenta-se que a avaliação estabelece, muitas vezes, uma relação complexa entre avaliador e avaliado, relando-se uma questão subjetiva. Mesmo tendo como base parâmetros específicos, subjetividade na avaliação permanece e, como tal, deve ser levada em consideração.
A educação libertadora é aquela em que... Descreva o papel da escola na concepção da pedagogia libertadora?
R- Não é próprio falar em ensinar escolar, a sua marca é a atuação não formal e educação libertadora questiona a realidade das relações do homem e a natureza e com outros homens visando uma transformação, conteúdos de ensino como temas geradores são extraídos da problematização da pratica e da vida dos educadores, o importante não é a transmissão de conteúdos mas despertar uma forma da relação de experiencias vividas.
Descreva as características concernentes à pedagogia nova?
R- Segunda a pedagogia nova o marginalizado deixa de ser visto com ignorante, a natureza humana é considerada mutável, determinada pela existência. O homem é considerado um ser completo desde o nascimento e inacabado ate morrer. O adulto não pode ser considerado modelo, azaro pela qual a educação passa a centralizar-se na criança, do ponto de vista pedagógico o eixo se desloca do intelecto para vivencias, do logico para o psicológico, dos conteúdos para os métodos, do professor para o aluno. 
Qual era papel da escola na concepção da pedagogia histórica-critica?
R- É um método como ponto de partida e realidade social poderia romper com a desigualdade existente o conhecimento popular e o conhecimento erudito, tento em vista que ambos seriam a partir da realidade social e formas de compreensão. Segue a vertente marxista principalmente no que diz respeito ao materialismo histórico. Nesse sentido a proposta pedagógica evidencia a relação entre a educação e o trabalho através da concepção marxista ressaltando a importância da fundamentação teórica de acordo com a perspectiva histórica dialética. 
O ato de avaliar engloba identificar o nível de cumprimento do que foi proposto, tanto por parte do docente quanto do discente. Nesse sentido, o professor pode utilizar-se da meta-avaliação. Explique o que é essa ação avaliativa:
R- Meta-avaliação é o processo de delinear, obter e utilizar informações descritivas e de julgamentos sobre a utilidade, a praticidade, a ética e a adequação técnica de uma avaliação, de modo a orienta-la e relatar ao público interessado seus pontos fortes e fracos. Também concebe avaliação como “avaliação do valor e do mérito de uma avaliação.
 A lei 9.394/96 determina as diretrizes e bases da educação nacional, assim como as políticas educacionais para os estudantes. Tendo isso em conta, elenque e explique em que áreas são necessárias a formulação e a implementação das políticas educacionais de viés formativo.
R- Formação e vida familiar, formação e convivência humana, formação e trabalho, formação ensino pesquisa e extensão, formação e movimentos sociais, formação e organização social, formação e manifestações culturais.

Continue navegando