Buscar

caso concreto 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: PLANO DE AULA 5
			 PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO - CCJ0106
			
		
		
			Título
			PLANO DE AULA 5
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				
			
			Número de Semana de Aula
			
				5
			
 
 Tema
		 Algumas questões da Psicologia social. Questionamentos sobre a noção de normalidade. Lei Antimanicomial.
		
		 Objetivos
		 Compreender algumas questões da Psicologia social. 
Estudar alguns critérios para caracterizar a normalidade. 
Analisar a importância da Lei Antimanicomial.
 
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 Páginas do material didático que devem ser lidas antes da aula: p. 39 a 46.
- Algumas questões da Psicologia social - apresenta a Psicologia Social como um estudo das condutas humanas que são influenciadas por outras pessoas. Isto é, o seu objeto de estudo, somos nós mesmos, participando das mais variadas interações sociais. Aborda um dos principais temas de pesquisa da Psicologia Social que é o das atitudes sociais.
- Critérios de normalidade - demonstra que as ideias e os critérios de avaliação destes termos (normal e patológico) foram sendo construídos com base no desenvolvimento científico, na cultura e nos comportamentos daqueles que avaliam os indivíduos. 
- Lei Antimanicomial - esclarece a criação desta Lei e sua utilização no Brasil. 
O aluno deverá levar para esta aula a Lei Antimanicomial 
 
	
	 Aplicação Prática Teórica
 1-      Pesquise, nos meios eletrônicos de comunicação, situações que expressam estereótipos positivos e negativos, classificando-os quanto aos tipos (étnico, social,cultural, religioso, profissional). 
 2-      Vincent Van Gogh nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Começou sua carreira muito jovem, com aproximadamente 15 anos. Depois de cinco anos se mudou para Londres e posteriormente para Paris, devido ao reconhecimento que teve. Ele entrou para a História como um dos exemplos mais notórios do artista maldito, do gênio desajustado, do homem incompreendido por seu tempo, mas que foi aclamado pela posteridade. Ao longo da vida, sofreu uma série interminável de infortúnios: desilusões amorosas, crises nervosas, misérias financeiras. Foi tratado como louco, ficou várias vezes exposto à fome, à solidão e ao frio. Ridicularizado pela maioria de seus contemporâneos, hoje é considerado um dos maiores mestres da pintura universal. Durante sua vida, Van Gogh não conseguiu vender nenhuma de suas obras de arte. No final do ano de 1888, o pintor cortou sua orelha direita. Alguns biógrafos do artista afirmam que o ato seria uma espécie de vingança contra sua amante Virginie, depois de descobrir que ela estava apaixonada pelo artista Paul Gauguin. Segundo essa versão, o artista teria enviado sua orelha ensanguentada para a amante dentro de um envelope. Desde sua morte, e infelizmente nunca antes disso, o pintor holandês Vincent van Gogh tem sido objeto de fascínio e curiosidade. E não apenas pelos apreciadores de sua arte, mas também por estudiosos da mente humana que se dedicam a reconstruir os caminhos que o levaram ao suicídio, em 1890. Você conseguiria incluir Van Gogh em algum critério de normalidade, estudado nessa aula, lembrando como este conceito é relativo e depende de opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas?
 3-      A Lei 10.216/01 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtorno mental e redireciona o modelo assistencial da saúde mental com o qual o Ministério da Saúde brasileiro se coloca em consonância, partilhando dos princípios da luta antimanicomial deflagrada pelos movimentos sociais. Portanto, a esse respeito, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO:
 a) a internação em qualquer de suas modalidades somente será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.
 b) a internação psiquiátrica compulsória é efetivada por determinação médica, mediante laudo circunstanciado que caracterize quaisquer motivos.
 c) o paciente tem o direito a ter o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento.
 d) os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS - são considerados serviços substitutivos ao antigo modelo. Estão dentro dos pressupostos norteadores que embasam o movimento da luta antimanicomial.
 e) o paciente tem o direito a ser protegido contra qualquer forma de abuso e exploração

Outros materiais