Trabalho Parafuso Arquimedes
1 pág.

Trabalho Parafuso Arquimedes


Disciplina<strong>engenharia de Produção</strong> Mecânica1 materiais1 seguidores
Pré-visualização1 página
Historia do Parafuso
    Breve historico

Arquimedes foi um filósofo, matemático, físico e cientista grego que viveu entre 287 a 212 a.C. em Siracusa, Itália. Foi um dos cientistas mais famosos de sua época. Fez descobertas importantes em várias áreas como: a descoberta de um modo para calcular o número \u3c0, a hidrostática entre outras.
        O parafuso de Arquimedes é uma engenhoca milenar, consistindo em um cilindro com um varão envolto por uma hélice (helicóide) em seu centro, sendo utilizado desde civilizações antigas como dispositivo de transporte de materiais de um nível para outro. Arquimedes era um dos cientistas mais famosos de antiguidade, e muitas invenções da época foram atribuídas a ele, caso que pode ter ocorrido também com o parafuso, pois, historiadores acreditam ser possível que esse invento já tivesse sido utilizado por egípcios anteriormente, para transportar água de minas, poços e do rio Nilo. Na Grécia antes do século III a.C. já era conhecido a furadeira em forma de parafuso que tem o funcionamento semelhante.

O parafuso de Arquimedes é uma maquina hidráulica que antecede e muito a invenção das bombas hidráulicas, vem sendo utilizado desde as mais remotas civilizações como dispositivo para transportar diversos tipos de materiais de um nível para outro, ou mesmo horizontalmente. No século I a.c o parafuso de Arquimedes fico conhecido como caracol devido a sua forma parecido com os moluscos encontrados na região, já era utilizado como dispositivo de elevação de água, na irrigação do delta do Nilo. Nessa época, o instrumento era girado por um moinho movimentado com os pés, sistema que também pode ser encontrado em registros feitos nos murais da cidade de Pompéia.

O PARAFUSO

EXPERIMENTO LIQUIDO

 1º experimento Liquido

 Em base dos dados que pesquisamos montamos o parafuso de Arquimedes utilizando os seguintes materiais.
1º experimento liquido
 Tubo de PVC ¾ 70centimeto
 Mangueira cristal de 3/16 1metro e 50 centímetro
 1 tubo de cola instantânea
1 rolimã
1 barra de inox ¼ para fazer o suporte do rolimã
1 tabua de 30 cm por 80 cm
 Colocando a água no recipiente rodando levara o liquido de um recipiente para o outro, o parafuso de Arquimedes.
 Em 1 minuto 84 volta e transportou 110ml de água.

EXPERIMENTO LIQUIDO

Versão Parafuso de Arquimedes e a forma como e transportado os materiais

 Leonardo Da Vinci (1452 \u2013 1519) um grande pintor e inventor desenhou outro tipo de parafuso de Arquimedes onde a hélice dá lugar a um tubo helicoidal envolto num cilindro. O modelo idealizado por Da Vinci inspirou o nosso projeto acadêmico.

PARAFUSO DE ARQUIMEDES UTILIZADO EM OPERAÇÕES DE GRANDE PORTE
Os Parafusos de Arquimedes podem também ser utilizados para bombeamento de lamas, betão e esgotos, uma vez que os sólidos não causam grandes problemas de funcionamento.
A partir da década de 1970, os Países Baixos aperfeiçoaram o parafuso de Arquimedes e este tipo de máquina hidráulica é muito utilizado atualmente em todo o mundo, sobretudo para grandes caudais e pequenas alturas (altura máxima de 5,0 m). Existem algumas bombas de parafuso de 6 m de altura funcionando na Av. Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro, para bombear os esgotos da Zona Sul dentro do interceptor até o emissário submarino de Ipanema.

EXPERIMENTO SÓLIDO
2º experimento de grãos

Tubo de PVC ¾ 70centimeto
 Mangueira cristal de 3/16 1metro e 50 centímetro
 1 tubo de cola instantânea
1 rolimã
1 barra de inox ¼ para fazer o suporte do rolimã
1 tabua de 30 cm por 80 cm
1 tubo de PVC 1\u201d ½ 50cm
 Colocado o grão de milho no recipiente levando para o outro, utilizando o parafuso de Arquimedes.
 Em 1 minuto 53volta transportou 23.28 gr

EXPERIMENTO SÓLIDO

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por meio deste projeto, Parafuso de Arquimedes, foi possível demonstrar como funciona o transporte de materiais líquidos e sólidos através de uma invenção simples e funcional dependendo da sua utilização .
 Avaliamos que o mesmo principio pode ser funcional em pequenas e grandes atividades.
 
 
REFERÊNCIAS

http://www.peteletrica.eng.ufba.br/parafuso-de-arquimedes/
 
 
http://www.geocities.ws/saladefisica7/funciona/arquimedes.html