Buscar

Artigo Cultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

���
���
 	
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD
Polo Passo Fundo
Tânia Bilibio
Colocar aqui um nome/título para o seu trabalho 
Josiane Paula da Silva
 
1. Introdução
A introdução é a parte do texto onde o autor descreve sobre o tema do trabalho em desenvolvimento, de onde vem a discussão..., fala sobre a importância de discutir o tema estudado.
Como o tema deste artigo tratará dos conteúdos das aulas, é importante descrever, aqui na introdução, um pouquinho sobre do que se trata o conteúdo das disciplinas. 
Ou seja; do que se trata a disciplina de Fundamentos Antropológico??? Do que se trata a disciplina de Fundamentos de Sociologia?? 
Pense quando você escreve um texto, deve-se pensar em escrever de forma que outras pessoas, que não sabem do você está falando, entenda e que você dizer! Escreva de modo que fique claro que você entendeu o conteúdo das disciplinas, articulando este conhecimento das disciplinas com sua vivencia e o debate da cultura.
Obs: introdução não é copiar e colar partes do texto.... Deve ser escrito com suas próprias do que se trata o texto que vem a seguir. 
2. Desenvolvimento (substituir a palavra “desenvolvimento” por um título de sua escolha. Mas que tenha a ver com a temática do artigo) 
Como o próprio nome já diz, aqui vocês irão desenvolver o texto do trabalho.
É aqui que você deve descrever com suas próprias palavras, um texto que traga considerações acerca dos conteúdos trabalhados nas disciplinas e ainda consiga discorrer acerca as questões propostas.
Para elaborar este artigo pense nas seguintes questões: 
Qual é o seu entendimento sobre a definição de Cultura: 
Quando se fala em cultura geralmente já associamos a manifestações artísticas, como música, dança, teatro, folclore, mas além de tudo isso também podemos associar cultura ao conhecimento. Na Sociologia, cultura se refere a um sistema de símbolos e significados. A cultura se constitui através das relações públicas e privadas podendo ser compreendidas através do reconhecimento e análise dos meios em que cada sujeito habita. Cultura para mim refere-se a uma esfera de valores morais, conhecimentos globais de uma sociedade, de suas ideias e suas representações que englobam suas crenças, linguagens, gastronomia, vestimentas e etc... 
 
Como este conceito influência nas expressões dos comportamentos sociais. 
Os Indivíduos vivem e influenciam diretamente em sua cultura, podendo ser concebida no âmbito intrafamiliar e externo. 
Escreva um relato sobre a sua dinâmica cultural: Hoje em dia minha relação com o esporte é com meu filho de 8 anos que pratica hóquei sobre patins, um esporte, que ainda não é muito conhecido no Brasil mas que está ganhando cada vez mais adeptos. É um esporte que exige equilíbrio, concentração e persistência de aprender a patinação. Em relação ao meu estilo de música sou uma pessoa que gosto de vários gêneros musicais e muitas vezes ouço mais música do que assisto televisão. Meus hábitos alimentares não são dos mais saudáveis mas claro que por ter filho pequeno procuro incluir na alimentação da família alimentos mais saudáveis sempre que possível. Fui batizada e criada dentro da igreja católica sempre tendo minha mãe frequentando missas e levando a família, hoje um pouco mais afastada mas continuando seguir esta religião. Nossa família também cultiva as tradições gaúchas a muitos anos sempre participando de CTG. 
Para finalizar: você entende que este conjunto de significados discutidos acima pode impactar no trabalho do (a) assistente social? 
Entendo que um Assistente Social deve atuar de acordo com a subjetividade de cada cultura para promover uma atuação que venha proporcionar a autonomia dos sujeitos, visto que a intervenção será de acordo com a cultura e a análise de realidade.
 Observação: Cada questão acima, deve ser transformada num item do texto em construção. 
Para compreender e aprofundar a temática deste trabalho, é importante que você leia o capítulo 5 do livro indicado e assista todas as vídeo-aulas. 
IMPORTANTE: sempre que usar trechos de outros textos/livros tem que colocar o nome do autor/a, ano e a página entre parênteses no final do parágrafo.... Ex: (PIRES, 2017, p.36) 
	
3. Considerações finais
Aqui é onde o autor/a faz suas considerações sobre o conteúdo do trabalho. Pode apresentar uma síntese do que foi discutido no texto, ressaltando se o objetivo foi alcançado de forma que apresente o fechamento do trabalho. 
4. Referências Bibliográficas
Ex. de referências: 
PAIXÃO, Alessandro Eziquiel. Sociologia Geral. [Livro eletrônico]Curitiba: Ibpex, 2012. Cap. 5 páginas 146-166. (esta é a referência bibliográfica do livro que você está usando para fazer seu trabalho)
CORDEIRO, Gisele do Rocio; MOLINA, Nilcemara Leal; DIAS, Vanda Fattori (org). Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. 2ª. Ed. Curitiba: Editora Intersaberes, 2014.

Outros materiais