Buscar

CASO CLINICO: ACUMPUNTURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO 1 – UNIDADE 1
CASO Nº1 Mulher de 23 anos, possui Otite a mais de 10 anos, durante este tempo, a doença aparece e desaparece gradualmente. Uma recente crise começou a 6 dias atrás pelo fato do cerumen ter se acumulado no ouvido no ouvido direito, está com dificuldades de escuta e apresenta labirintite e tontura.
Questões: 
Com base nas informações descritas no estudo de caso escolhido abaixo, procure estabelecer as seguintes relações e responder as perguntas:
I) Com base na teoria Yin-Yang O tipo de manifestação e local da patologia (Parte do corpo afetada / início da patologia / características gerais / Se trata de uma síndrome de Excesso(Shi) ou Vazio(Xu)? Etc...) 
E uma infecção que atinge o ouvido médio logo atrás do tímpano. A doença se desenvolveu devido ao excesso de cerúmen acumulado no ouvido, que está levando a tontura, dificuldade na escuta e labirintite. Se trata de uma síndrome de Excesso(Shi) devido a febre que acompanha a inflamação devido ao acumulo de cerúmen na região.
II) Com base na teoria dos Xie (Zhong/Shen/Liu/Gu) Existe algum Xie (fator que gerou a patologia) identificável no quadro clínico? Se sim, qual(is)? 
Sim, o Xie Liu, que significa “como e onde vivo”. Devido a Otite ser contraído através de fatores ambientais, vírus e bactérias, baixa qualidade do ar, estações do ano e com tempo mais frio acaba aumentando o risco.
Xie Gu relacionado com “como eu me alimento” possibilita o fato de estar com o sistema imunológico enfraquecido, que agrava o seu quadro clínico.
III) Com base nos mapas de microssistemas de auriculoterapia. Quais são as possíveis áreas/pontos de atuação mapeadas no pavilhão auricular, que eu poderia pensar para montar um protocolo clínico?
Devemos começar a sessão de auriculoterapia com Shen Men, rim e simpático, aplicar os outros pontos correspondentes ao que estamos tratando:
Otite, labirintite e tontura, portanto os pontos a serem aplicados são: Ouvido interno, ouvido externo, hélix 5, vesícula biliar e bexiga.

Outros materiais