A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
luciana

Pré-visualização | Página 1 de 1

Equipe: Iria Gabriele;
Karen Thainá; Luciana Rocha;
Suellen Oliveira e Thaís Costa.
 
Manaus-Amazonas
Novembro/2018
Aparelho Genital 
Masculino e Feminino
Aparelho Genital 
Masculino e Feminino
Aparelho Genital Feminino
O aparelho reprodutor feminino participa do processo de reprodução, exercendo isoladamente as seguintes funções: ovulação, ou produção do óvulo; fecundação, que é a conjugação dos fatores hereditários do espermatozoide masculino com o óvulo feminino; nidação, ou acomodação do óvulo fecundado; gestação, ou desenvolvimento do embrião (que recebe o nome de feto a partir do segundo mês de vida intra-uterina); parto, que consiste na expulsão da criança, já perfeitamente apta a desempenhar as funções vitais fora do organismo da mãe.
Órgãos Genitais Feminino Externos:
Monte de Vênus:
Grandes Lábios:
Pequenos Lábios:
Clitóris
Glândulas de Bartholin:
Hímen:
Órgãos Genitais Feminino Internos	
Vagina: é revestida de uma membrana mucosa, mantida úmida por líquidos produzidos por células na sua superfície e por secreções das glândulas do colo do útero (a parte inferior do útero). Uma pequena quantidade desses líquidos pode passar para o exterior como uma secreção vaginal transparente ou leitosa, que é normal. Durante os anos reprodutivos da mulher, o revestimento da vagina tem pregas e rugas. Antes da puberdade e após a menopausa, o revestimento é liso.
É um órgão de formato tubular, muscular e elástico de aproximadamente 4 a 5 polegadas de comprimento em uma mulher adulta.
 
Útero: é um órgão de paredes espessas, muscular, em formato de pera, localizado no meio da pelve, atrás da bexiga, e em frente ao reto. O útero é suportado por vários ligamentos para mantê-lo na sua posição. A principal função do útero é abrigar o feto em desenvolvimento.
Colo do útero: é a parte inferior do útero, que se projeta à parte superior da vagina. Pode ser visto durante um exame pélvico. Assim como a vagina, o colo do útero é revestido com uma membrana mucosa, mas a membrana mucosa do colo do útero é lisa.
Ovários: são geralmente de cor pérola, oblongos, e aproximadamente, do tamanho de uma noz. Eles estão unidos ao útero por ligamentos. Além de produzir os hormônios sexuais femininos ( estrogênio e progesterona) e hormônios sexuais masculinos, os ovários produzem e liberam os óvulos. Os óvulos em desenvolvimento (ovócitos) são armazenados nas cavidades cheias de líquido (folículos) na parede dos ovários. Cada folículo contém um ovócito.
As duas trompas de Falópio ou Tuba Uterina:
Que têm cerca de 4 a 5 polegadas (cerca de 10 a 13 centímetros) de comprimento, se estendem a partir das bordas superiores do útero em direção aos ovários. As trompas não se conectam diretamente com os ovários. Em vez disso, a extremidade de cada trompa se estende em forma de funil com extensões similares a dedos (fímbrias). Quando um óvulo é liberado do ovário, as fímbrias orientam o óvulo na relativamente grande abertura da trompa de Falópio.
As trompas de Falópio são revestidas com projeções semelhantes a pelos minúsculos (cílios). Os cílios e os músculos na parede da trompa impulsionam o óvulo para baixo através da trompa para o útero. A fecundação de um óvulo pelo espermatozoide costuma ocorrer nas trompas de Falópio.
Divisão das tubas uterinas( Visão Axial)
Fonte: Google
Ciclo Menstrual	
Ciclo menstrual: regulado pelo sistema endócrino, é fundamental para a reprodução. É frequentemente dividido em três fases: a fase folicular, a ovulação e a fase luteínica, embora algumas fontes refiram um conjunto diferente de fases: a menstruação, a fase proliferativa e a fase secretora. Os ciclos menstruais contam-se a partir do primeiro dia de hemorragia menstrual
Aparelho Genital Masculino	
O sistema genital masculino possui duas grandes funções. Uma delas é desenvolver gametas responsáveis pela fecundação do óvulo, isto é, envolvimento direto com a reprodução. Já, a segunda função, é de auxiliar na produção de hormônios masculinizantes, os quais caracterizarão as qualidades físicas e psíquicas dos homens.
Órgãos Genitais Masculino Externos:
Pênis:
Escroto:
Órgãos Genitais Masculinos Internos 
Testículos:
Epidídimo:
Canais Deferentes:
Vesículas Seminais:
Próstata: 
Uretra:
Questões:
Identifique as estruturas abaixo:
2. Onde ocorre a fecundação?
3.Quais são os Órgãos que fazem parte do aparelho genital feminino EXTERNO?
4. Qual a função dos Ovários?
5. Na menstruação, que parte do útero é eliminada:
 a) Miométrio
 b) Endométrio
 c) Pericárdio
 d) Miocárdio
 e) Endotélio
 
6.Identifique as estruturas abaixo:
7. Qual o nome da estrutura representada pelo (1). E qual sua função.
8. Onde são produzidos os espermatozoides?
9.Qual o nome da estrutura comum ao sistema urinário e genital masculino?
10. Como ocorre a ereção do pênis?
FIM!!!!

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.