ENTREVISTA 4 SEMESTRE
11 pág.

ENTREVISTA 4 SEMESTRE

Disciplina:Aco - Atividades Complementares Obrigatórias16 materiais146 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1ª ETAPA
 ENTREVISTA COM A PROFESSORA ALZIRA

1-Há quanto tempo trabalha na escola e qual sua área de formação?
No relato da professora Alzira iniciou o curso de pedagogia em 1994 inspirada pela mãe que já era educadora .Segundo Alzira ser professora era uma profissão bem mais reconhecida e respeitada do que nos dias atuais.Hoje com 20 anos de carreira já passou por varia instituições,neste da qual atua hoje esta a 6anos efetiva.Tem magistério e formada em pedagogia com especialização em crianças com necessidades especiais.

2-Quais as são as atividades ligadas á rotina escolar que você considera mais importante?
Planejamento das disciplinas de acordo com cada faixa etária é de suma importância para se desenvolver as atividades proposta durante o ano letivo pois através dele é que desenvolve-se o que é cabível ao perfil da turma onde se planeja em cima do que os alunos necessitam atuando efetivamente nas possíveis dificuldades que aparecer.

3- O que você gostaria que fosse diferente dentro do espaço escolar ?
É uma pergunta difícil de responder. Mas desenvolvimento da linguagem de uma forma ampla, da linguagem oral, da comunicação, da linguagem artística, expressiva, musical. E em outras áreas nas quais a criança tem curiosidade,projetos governamentais imbuídos na cultura ainda faltam nas escolas,isso seria uma mudança positiva a ser incluída. Existe um mundo de coisas que podem ser desenvolvidas, inclusive projetos,cultura geral. Mas é preciso ter condições materiais, formação em serviço, horário de planejamento pago, incluído na jornada de trabalho. Existe um consenso hoje de que isso é muito importante. Só que ainda falta muito para chegar lá.

2ª ETAPA
REFLEXÃO
Durante o período de dois dias realizei uma pesquisa de campo com o roteiro indicado na escola publica, Escola Municipal Dolores Martins Soares ,em Vespasiano região metropolitana de Belo Horizonte .Onde estão matriculados nesse ano letivo cerca de 400 alunos distribuídos em dois turnos matutino e vespertino, nela é ofertado o ensino nas séries iniciais de 1º ao 4º.
Foi Investigado a respeito do papel do pedagogo com o objetivo de entender a atuação desse profissional em espaços escolares enquanto professor, supervisor e coordenador pedagógico, daí a importância de realizar esse trabalho como forma de aprimorarmos a nossa prática pedagógica mediante estudos e reflexão da relação teoria e prática para assim traçarmos o perfil profissional exigido.
De acordo com os dados obtidos a instituição de educação possui três pedagogos o secretário escolar, a merendeira e a coordenadora pedagógica sendo que essa última exerce essa função há mais de cinco anos, dentre os alunos os das séries iniciais ainda não têm uma definição para o termo pedagogo, já os das séries finais a partir do 9º ano percebem esse profissional como um professor. 
A escola dispõe do espaço físico mas os recursos das salas multifuncionais, os materiais adequados são poucos devido a deficiência na distribuição de verbas.Mas nem por isso os alunos deixam de praticar as atividades que dão o desenvolvimento preciso,o local é apropriado para o aluno aprender a utilização das ferramentas disponíveis com isso o educador nota onde esta a maior dificuldade dando inicio a um trabalho tendo em vista o desenvolvimento da autonomia. É um grande desafio lidar com a diversidade e buscar respostas para as diferentes necessidades educacionais, adaptar o ensino ao interesse e o ritmo de aprendizagem de cada aluno.
Depois de estar presente no espaço escolar em que breve irei ser atuante,digo com toda propriedade que umas das “armas” que o pedagogo tem e o Projeto politítico-pedagógico ,este que é uma ferramenta de grande importância e usada para o desenvolvimento da escola ,projeto político-pedagógico é voltado para construir e assegurar a gestão democrática se elaborado de maneira coletiva e não se constrói sozinho ,sempre em conjunto é uma ação no sentido de compromisso tem como objetivo identificar as ações educativas .É exatamente este projeto político-pedagógico que trabalha em prol de um bom desenvolvimento e entendimento de que a educação organizada de forma que não aja exceção,ou seja ,sem acepção ,seria a forma mais apropriada para o atendimento de alunos .
Falando de educação os desafios não cessão são constantes e tão cedo irão terminar.Gradativamente vem sendo melhorado,não porque tem mais atenção das autoridades competentes ,mas sim devido á uma conscientização geral que,pessoas de que a educação, o aprendizado adequado vai ter uma boa formação para a fase adulta.Nessa sensibilidade afetiva o pedagogo necessita estar atento à complexidade oriunda da diversidade com a qual se depara diariamente para agir de maneira democrática,propostas dos diferentes seguimentos das instituições educacionais escolares e não escolares.

Sistema de Ensino Presencial Conectado
Pedagogia

Luciana Conceição eustáquio

Vespasiano
2014

luciana conceição eustáquio

Trabalho apresentado ao Curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem.

Educação,Sociedade e Práxis Educativa .Política Públicas na Educação Básica .Teorias e práticas do currículo.Prática pedagógica interdissiplinar
:Escola e sociedade. Seminário interdissiplinar II

Prof.
Wilson Sanches , Edilaine Vagula ,Marlizete Steinle Raquel Lemos ,
Cyntia Simoni , Vilze Vidotte,
Rosely Montagnini ,Fabiane Musardo,Okçana Battini,

Sandra Reis e Fábio Luiz da Silva.
Vespasiano
2014INTRODUÇÃO

A arte faz parte do ser humano e da sociedade desde a pré-história até os dias atuais,fez e ainda faz parte de toda a cultura do homem.A arte introduz novos

modos de pensar,novas relações,novos pensamentos e ideias,emoções e anseios que habitam no interior de cada um.
Neste trabalho será relatado como as artes, neste caso ,visuais fazem parte do

3ªETAPA

INTRODUÇÃO
O trabalho proposto é resumo da pesquisa de campo mostrado uma pouco da rotina na escola ,como é o espaço a relação aluno professor .A educação, como fenômeno social relativo à natureza e essência humana, tem importância fundamental como objeto constante de estudos e pesquisas. Historicamente tem sido trabalhada, elaborada, teorizada e compreendida pelos atores do processo educativo:educadores,pedagogos e estudiosos em todo âmbito da educação. Dessa forma, é inevitável que se pense em educação sistematizada, metódica e contínua, ora compreendida como sendo a educação escolar. E a escola, como espaço natural e adequado a essa educação.

O contato com Profissionais da Educação, desde aqueles que tem um longo tempo de experiência, quase sempre na rede pública de ensino, quanto com os mais recentemente formados, possibilitou verificar que eles são detentores de um rol extenso de observações sobre a realidade escolar, ao mesmo tempo em que possuem discursos que enfatizam a "crise" que atravessa a educação no País.
Variados são os aspectos abordados. Ouve-se, por exemplo, falar das alterações da legislação e dos efeitos (quase sempre desastrosos) que elas acarretaram na prática educacional, outras vezes, os professores se põem a discutir as diversas teorias e os modismos de que elas se fazem acompanhar, desenhando um quadro pedagógico complexo e de difícil unificação também, não é raro que esses profissionais analisem as diferenças observadas nos padrões de atitudes das crianças e jovens, de gerações diferentes, frente a aprendizagem e à Escola, o que se por um lado mostra o conhecimento que eles têm da clientela que vem "para as suas mãos de educadores", por outro, deixa um amplo espaço para que eles assinalem a sua impotência para deter avanços na educação que mais parecem retrocessos e, nesse momento, é frequente que os professores retomem a sua experiência enquanto alunos e falem de sua formação, com bastante saudosismo.
Diante das mudanças que ocorrem
Luciana Eustaquio fez um comentário
  • trabalho pronto ,com nota excelente !!
    0 aprovações
    Carregar mais