Buscar

vicio em compras sintomas e tratamento

Prévia do material em texto

Comportamento aditivo em compras
Sinais e sintomas
Muitos compradores compulsivos consideram o seu comportamento repetitivo, aos quais eles tentam resistir, mas sem muitos resultados. A urgência e o desejo de comprar sem qualquer objetivo específico ou necessidade, não é acompanhada de prazer, mas sim, seguida por um sentimento de culpa.
As pessoas com este tipo de patologia sentem um elevado nível de ansiedade que só conseguem alivar quendo compram o que desejam. No entanto esta ação é muitas vezes considerada solitária pelo comprador pois este não revela a ninguém quando tem um comportamento compulsivo.
É muito comum que este transtorno provoque raiva, ansiedade e depressão pois há uma tendência para esconder o comportamento, fazendo com que a pessoa lide sozinha com todos os sentimentos.
Tratamento
A maneira mais usada para tratar este tipo de transtorno é através de ansiolíticos muitas vezes acompanhados de antidepressivos, sendo esta a maneira mais rápida e talvez a mais eficaz. Contudo as técnicas usadas no acompanhamento psicoterapêutico representam um papel muito importante no combate deste transtorno. 
 No entanto o apoio da família representa também um ponto fulcral no progresso e na superação, sendo que uma postura critica e discriminativa produz um efeito negativo na pessoa em causa.
Cinco tipos de compras por impulso:
Segundo Stern (1962) existem quatro tipos de compra por impulso: compra por impulso pura: totalmente imprevista, motivada pela novidade ou necessidade de evasão; 
Compra por impulso relembrada: ocorre quando, ao entrar numa loja, o consumidor relembra um anúncio ao produto, um desejo, uma necessidade ou uma decisão de compra já esquecida; 
Compra por impulso sugerida, caracterizada pela situação em que o consumidor se depara pela primeira vez com um produto e sente uma necessidade de o comprar;
Compra por impulso planeada: motivada pela intenção do consumidor comprar um determinado produto, mas com reconhecimento de que a sua aquisição depende da oferta existente em termos de preços, promoções e ofertas.
Rousseau (2008) acrescenta um quinto tipo de compra por impulso

Outros materiais

Perguntas Recentes