Buscar

Simulado EDUCAÇÃO ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESPECIAL
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201401586112)
	
	Larissa é uma criança que tem baixa visão, seus pais matricularam a menina em uma escola regular. Como a escola e o educador podem adaptar e oferece atividades pedagógicas adequadas que atendam às necessidades de Larissa?
		
	
Sua Resposta: Adequação do material para que a aluna possa participar de todas as atividades e garantia de acessibilidade,
	
Compare com a sua resposta: Oferecendo e oportunizando as mediações e os meios necessários para sua escolarização, socialização, locomoção e acessibilidade. E a elaboração de um planejamento com ações integradoras, que envolvam toda comunidade escolar e a garantia da construção de um espaço mais acessível na escola.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401405044)
	
	(Política Institucional para atendimento aos alunos com deficiência ou com dificuldades específicas de aprendizagem - de Vera Goffredo e Roberto Ramos, UNESA/2011 - questão adaptada). Uma das tarefas necessárias aos docentes que lidam com alunos com necessidades especiais é criar um ambiente educacional que reconheça as suas possibilidades e suas limitações, garantindo, assim, a sua plena inclusão no conjunto da turma. Diante do exposto, cite 5 estratégias podem ser adotadas com alunos que apresentam deficiência física?
		
	
Sua Resposta: Utilização de recursos e tecnologias que garantam a inclusão. Acessibilidade. Materiais adequados. Currículo adaptado, quando necessário.
	
Compare com a sua resposta: permitir o uso de gravador durante a aula; solicitar a um aluno que empreste os seus apontamentos para que o colega deficiente possa tirar cópia; lançar mão de avaliação oral, caso o aluno tenha muita dificuldade na escrita; permitir que, durante as aulas práticas realizadas em laboratórios, onde são utilizadas vidrarias, reagentes e altas temperaturas, o aluno, caso necessário, participe apenas como observador; solicitar o rebaixamento da lousa, caso haja aluno cadeirante; arrumar o espaço da sala que possibilite uma boa circulação do aluno cadeirante na sala.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401386843)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A proposta inclusiva de educação pressupõe várias premissas que reorientam a atividade pedagógica, exceto:
		
	
	Uma revisão nos paradigmas da sociedade como um todo.
	 
	A avaliação como promoção automática dos alunos com deficiências
	
	O convívio com grupos heterogêneos.
	
	O respeito à diferença.
	
	A valorização da diversidade humana.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401956953)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na sociedade atual observamos uma luta maior contra todas as formas de exclusão social. Assinale a única opção que não apresenta uma característica desse movimento:
		
	
	Discussão crítica sobre modelos ideais de ser humano e de aluno.
	
	Respeito à diversidade humana
	
	Valorização das diferenças individuais.
	 
	Normalização de perfis específicos de ser humano e de aluno.
	
	Organização social facilitadora da convivência em grupos heterogêneos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401957011)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere à Educação Inclusiva na legislação brasileira, qual das premissas abaixo é verdadeira?
		
	
	Inclusão é uma utopia, um sonho de professores idealistas que não têm conhecimento da prática cotidiana e por isso, sonham com uma realidade que é impossível: misturar crianças com diferentes níveis de inteligência e aproveitamento no mesmo contexto educativo
	
	A Inclusão é uma modalidade de ensino que busca uma integração do aluno no cotidiano da escola, sendo que ele precisa apresentar bom desempenho a fim de conseguir acompanhar sua turma e não ficar reprovado.
	
	A inclusão trabalha apenas com a adaptação curricular e uma flexibilização avaliativa para que a criança deficiente possa acompanhar a escolaridade com os colegas da sua idade na rede regular.
	 
	É uma educação que busca uma revisão dos paradigmas em relação à sociedade e, sobretudo, a possibilidade de a escola conviver com a diversidade de forma respeitosa e valorizando as potencialidades de todos os alunos.
	
	O aluno deve fazer a sua própria inclusão buscando os atendimentos complementares à sua escolaridade para que possa, efetivamente, ter um bom aprendizado.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401386868)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O preconceito pode ser definido como uma atitude:
		
	
	favorável e positiva dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.
	
	nem favorável nem desfavorável, pois depende do tipo de preconceito que está sendo mencionado.
	 
	desfavorável e negativa dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.
	
	favorável e negativa dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.
	
	desfavorável e positiva dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401920699)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao longo da história, ao resgatarmos a luta da pessoa com deficiência em relação aos seus direitos como cidadã, podemos destacar alguns pressupostos que orientam o movimento de inclusão. Assinale a opção que corresponde a um pensamento que fundamenta o movimento de inclusão no contexto da escola.
		
	
	O aluno com deficiência é visto como alguém que precisa primeiro superar suas dificuldades para depois poder se adaptar à escola regular.
	
	O conceito de deficiência é explicado a partir de causas orgânicas que dificilmente poderão ser modificadas.
	 
	O aluno com uma deficiência deve ser inserido diretamente na classe regular de ensino e a escola deve oferecer as adaptações necessárias no currículo e de acesso ao currículo..
	
	A criança com deficiência é compreendida como um aluno que precisa de escola especial.
	
	O distúrbio é percebido como um problema inerente à criança.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401386713)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.
		
	
	É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
	
	A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
	 
	A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
	
	A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
	
	O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401386838)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No período anterior aos anos 70, o campo daEducação Especial no Brasil, caracterizou-se por algumas premissas, EXCETO:
		
	 
	ações que buscavam incluir os alunos com necessidades especiais em todas as atividades do cotidiano escolar.
	
	ações que favoreciam práticas educacionais segregadoras.
	
	ações que não priorizavam o caráter pedagógico da educação.
	
	ações que enfatizavam o cuidado e a proteção do aluno com necessidades educacionais especiais.
	
	ações orientadas por uma visão médico-assistencialista do campo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401386666)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a questão que traz duas prioridades que foram estabelecidas para a educação especial dentro das Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009).
		
	
	Utilização do espaço escolar das instituições voltadas para o ensino regular e segregação dos alunos durante as atividades de aprendizagem para aqueles que não acompanharem o ritmo de aprendizagem da turma.
	 
	A obrigatoriedade da matrícula dos alunos, público-alvo da Educação Especial, na escola comum do ensino regular e da oferta do atendimento educacional especializado e inclusão do AEE no projeto pedagógico da escola da rede regular de ensino.
	
	Programa diferenciado de ensino para os alunos com deficiência que ocorre no momento das atividades diárias da turma regular e pagamento de Bolsa família para que o aluno deficiente tenha condições de financiar seu tratamento e estudar.
	
	Essas diretrizes versam apenas sobre o ensino dos alunos com de deficiências mentais e sensórias, pois para os alunos com deficiências físicas não há qualquer definição que garanta a sua acessibilidade. Além disso, os deficientes físicos não são considerados deficientes perante a escola por não apresentarem déficit cognitivo.
	
	As diretrizes citadas estabelecem apenas regulamentação sobre a manutenção de alunos deficientes na rede regular de ensino e garantem a promoção automática como forma de minimizar os efeitos nocivos que esta inclusão terá para a avaliação sistemática dos alunos deficientes.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais