Buscar

Av2 Psicologia Inst. 2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0144_AV2_201101388544 » PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Professor:
	CRISTINE ROSE MERA
	Turma: 9003/AD
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 21/11/2014 08:56:27
	
	 1a Questão (Ref.: 201101591721)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dentro da Sociologia o conceito de instituição mostra-se um tanto difícil de definir. Além dessa dificuldade em conceituar instituições, há também dificuldade em diferenciá-las das organizações. De fato, são conceitos muito próximos e muitas vezes tratados como sinônimos pela literatura. Analise as afirmativas abaixo quanto às características das instituições e organizações.
I. Uma diferença básica entre instituições e organizações refere-se ao nível de sistematização das regras e normas sociais; quanto mais sistematizadas, mais se aproximam do que é uma organização.
II. As normas sociais criadas pelas organizações são feitas apenas para otimizar a obtenção das metas planejadas.
III. As organizações são expressões de grupos menores do que os observados pelas instituições, tendo objetivos mais claramente definidos que estas últimas.
IV. A existência de hierarquias representativas de poder é muito menor nas organizações do que nas instituições.
Estão Corretas as afirmativas:
		
	
	somente I e II
	 
	somente I, II e III
	
	somente II, III e IV
	 
	I, II, III e IV
	
	somente I, III e IV
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101694670)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das afirmativas que se seguem, apenas uma NÃO explicita a concepção de Burocracia de acordo com Lapassade:
		
	 
	desfaz a divisão no poder entre grupos de decisão e grupos de execução do fazer institucional, gerando uma relação democrática.
	
	apresenta uma organização do poder constituindo-se numa relação de desiguais quanto ao poder para definir o que deve ser feito, bem assim como deve ser feito.
	
	apresenta um tipo de relação de poder que atravessa toda a vida social, desde as relações de produção até o lazer;
	
	produz relações autoritárias, exclui determinados grupos quanto aos processos decisórios, explicitando a instituição da divisão do trabalho.
	
	apresenta uma forma de organização do poder em que há uma alienação da sociedade na condição de decisão sobre o fazer cotidiano, em favor de grupos ou dirigentes;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101584623)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A perspectiva de Bleger sobre a intervenção do psicólogo nas instituições é sempre _______________. Esta perspectiva é entendida como em termos de relações de poder que delimitam a vida dos grupos e das classes sociais. No entanto, o autor se esforça em demonstrar que esse trabalho é uma forma de fazer ciência, mas ciência no sentido de investigação que não se desvincula do cotidiano e que está relacionada à subjetividade do indivíduo nas relações humanas.
		
	 
	política
	
	matricial
	
	positivista
	
	hierárquica
	
	multifatorial
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101591743)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A escola não só intervém na transmissão do saber científico organizado culturalmente como influi em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individuação da criança. Entre os aspectos transmitidos pela escola que influem no processo de socialização das crianças estão:
 
I. Diminuição das relações afetivas.
II. Habilidade de participar de situações sociais.
III. Aquisição de destrezas relacionadas com a competência comunicativa
IV. Desenvolvimento da identidade sexual e da própria identidade pessoal.
 
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II, III e IV
	
	apenas I, III e IV
	
	apenas I, II e III
	
	apenas I, II e IV
	 
	apenas II, III e IV
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101591729)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A instituição família apresentou grandes mudanças a partir do século XIX. O casamento, especialmente, foi o receptor da maioria destas transformações. Analise as afirmativas abaixo quanto à evolução histórica da família como instituição.
I- Sai de cena o casamento por amor e a escolha do parceiro pelos próprios indivíduos e tem lugar a união por contrato, escolhida pelos pais dos cônjuges.
II- Com o advento do capitalismo e da industrialização, a família passou a representar um refúgio ante as ameaças do mundo. Ela diminuiu em número de membros, tornou-se patriarcal, hierarquizada, com a divisão do trabalho sendo sexualmente definida.
III- A família burguesa (ou moderna) dava ao homem o papel de provedor, responsável por sua manutenção e sustento. À mulher cabia o papel de educadora dos filhos, gerente do lar e da privacidade.
IV- O homem era a figura pública, aquele que trabalhava fora, lidava com o mundo externo. A mulher era o privado, a zeladora do bem-estar do marido e dos filhos, a defensora da intimidade familiar.
Estão CORRETAS as afirmativas
		
	
	apenas I, III e IV
	 
	apenas II, III e IV
	
	I, II, III e IV
	
	apenas I e II
	
	apenas I, II e III
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101671075)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.Com relação a esses pontos podemos considerar: I- A comunicação entre família e escola deve ser pautada na confiabilidade, na credibilidade transmitida pelos valores envolvidos, pelo respeito e pela integração. A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Um caminho de cooperação que só será efetivo se os pais compreenderem que à escola não cabe exercer a função moral da família. II- A inversão dos papéis da escola e da família junto à sociedade é muito nítida, por exemplo, antes de um processo alfabetizador, a escola precisa integrar esse aluno, advindo de uma família que o criou até então como centro do universo. Essa não deveria ser apenas responsabilidade da escola, devendo ter sido trabalhada pela família. III- O diálogo entre família e escola tem sido tema de muitos debates educacionais nos últimos anos. Todos nós, de certa forma, já refletimos sobre de quem é a responsabilidade de educar as crianças e os jovens.A escola tem o papel único de ensinar para não distorcer o conhecimento. Estão CORRETAS as afirmativas
		
	
	I, II e III
	
	II e III
	
	I
	
	II
	 
	I e II
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101591728)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A família dá legitimidade às normas e papéis sociais que a criança internalizará em seu crescimento. Ela é, talvez, a primeira instituição com a qual o indivíduo tem contato em sua vida e que serve de base para todas as outras. Cite 3(três) funções universais mais atribuídas à família:
		
	
Resposta: É dever da família cuidar e zelar, educar e ensinar os valores para formar pessoas com príncipios morais e éticos.
	
Gabarito: O aluno deverá descrever entre as funções universais que são mais atribuídas à família correspondem a: (1) perpetuar a espécie humana; (2) cuidar dos mais velhos e inválidos; (3) dar nome e status; (4) socializar o indivíduo em relação aos padrões e normas sociais dominantes; (5) dar segurança.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101587411)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A tendência das pessoas de realizar melhor trabalhos simples e pior tarefas complexas, quando na presença de outras pessoas que podem avaliar seu desempenho individual é denominada por Aronson, Wilson e Akert como:
		
	
	insolvência grupal
	
	desindividuação
	 
	facilitação social
	
	inibição coletiva
	
	indolência social
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101591828)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	No desenvolvimento de uma equipe, não basta juntar várias pessoas num mesmo grupo e deixar os resultados por conta doacaso. Algumas regras devem ser observadas para que o trabalho em conjunto torne-se produtivo e contribua para o desenvolvimento da capacidade competitiva da empresa. Cite ao menos 2(dois) pontos necessários para que o trabalho em equipe seja produtivo.
		
	
Resposta: Para que o trabalho em equipe torne -se produtivo é importante que haja uma interação dos membros deste grupo, para que juntos através de suas ideias colaborem com o crescimento da instituição a que pertecem e ajudem a instituir novos metas e planos para mesma, é importante também obedecer as normas e regras instituídas e ouvir o membro mais desenvolto do grupo, sendo assim a empresa ganhará um papel de destaque.
	
Gabarito:
O aluno deverá descrever entre os seguintes pontos.
 
- definir claramente metas e objetivos da equipe (todos os colaboradores necessitam saber qual o objetivo do trabalho a ser realizado, para que o esforço seja feito na mesma direção. Clareza na comunicação é essencial para se alcançar esse objetivo);
 
- estabelecer papéis (se os integrantes da equipe não sabem a função ou o papel a desempenhar, dificilmente poderão atingir o objetivo comum);
 
- aprender a lidar com conflitos (em uma equipe de trabalho, é inevitável que haja choque de opiniões, personalidades e estilos. Os desafios são valorizar as diferenças e tornar os conflitos impulsionadores do crescimento e da produtividade);
 
- avaliar e monitorar resultados (é essencial que cada integrante saiba do seu desempenho - em que e como pode melhorar. Informações insuficientes podem jogar por água abaixo o trabalho de qualquer equipe.
	
	 10a Questão (Ref.: 201101591760)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O fundamental para a solução de tarefas unitárias consiste em como reunir as contribuições dos membros para alcançar o objetivo do grupo. As tarefas em que o desempenho do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro são chamadas:
		
	
	tarefas divisíveis
	 
	tarefas disjuntivas
	
	tarefas conjuntivas
	
	tarefas unitárias
	
	tarefas aditivas

Outros materiais