Buscar

PROVA DE TCC PEDAGOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0382_AV_201404063196 » TCC EM PEDAGOGIA
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ANA CLAUDIA PARGA DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 10,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 02/09/2017 08:27:01
	 1a Questão (Ref.: 201404322765)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Apresente e explique o problema científico formulado em sua pesquisa.
		
	
Resposta: O problema de pesquisa do trabalho fiinal do curso, fo como funciona a inclusão dos alunos autistas na educação infantil, considerando que é em escola regular de ensino. Este trabalho teve inicio quando comecei a observar na escola em que trabalhava a dificuldade dos alunos autistas de se inserirem no meio escolar, independente se era uma escola particular ou não. Como funciona as adaptações curriculares no decorrer do ano letivo, também levando em conta que essas adaptações, poderão ser a cada semestre, por disciplina ou anual mesmo. Sempre observando que cada aluno tem suas especificidades, limitações, e se comporta de maneira diferente em cada situação apresentada. Também sobre a função do professor ao se deparar com alunos autistas na educação infantil, as adaptações que a escola fará para receber o aluno, a escola é que se deve adaptar-se e não o aluno a escola. Como poderá se comportar em sala de aula, como disse a cima cada aluno se comporta de maneira diferente, por isso o corpo escolar deve levar em conta cada aluno, cada atividade proposta para ele, pois cada aluno é diferente em suas especificidades e limitações. O meu tema de pesquisa foi: A inclusão de alunos autistas na educação infantil, e o meu objetivo foi alcançado.
	
Gabarito: O aluno deve apresentar o seu problema de pesquisa.
	2a Questão (Ref.: 201404322741)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
		
	
Resposta: Para fazer a análise de escolha dos autores foi levado em conta a vida acadêmica de cada autor, e o que o conteúdo total de cada livro tinha em comum com o trabalho acadêmico aqui discutido. Também foi usado para complementar, vários artigos que falam sobre a inclusão e educação especial dentro de escolas regulares de ensino. Citarei alguns dos autores: Chiote, Fontana e Montoan, além de Stainback. Esses autores foram fundamentais para que o trabalho fosse constituido porque falam especificamente sobre o tema da educação especial e autismo pertinente com o tema escolhido. Após a escolha do autor, foi escolhido cada citação com muito cuidado para que o trabalho ficasse legítimo de acordo com o que eu queria. Além desses autores também fiz a citação de um artigo da Constituição Federal, para que o trabalho ficasse ainda mais completo, esse artigo fala das leis que regem a Educação Especial no Brasil, e quem pode se beneficiar dela. Destaco que a inclusão na Educação Infantil é diferente da inclusão feita no ensino fundamental, pois é na educação infantil que acontece muitas descobertas que o aluno terá, e muitas vezes é o único lugar onde o aluno terá uma socialização adequada com outras crianças e adultos.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos.
	 3a Questão (Ref.: 201404322744)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
		
	
Resposta: Ao definir o tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso, fiz inúmeras pesquisas tanto em livros e artigos para que pudesse ampliar os meios de pesquisa utilizados. Desta forma destaco que foi utilizado os meios de pesquisa descritiva e também bibliográfia. Foi analisado artigos acadêmicos para leitura e investigação, pesquisa em livros, como por exemplo da autora Montoan que fala diretamente sobre a inclusão de alunos autistas no ensino regular. A pesquisa de campo, que foi feita em uma escola que tem a educação infantil e ensino fundamental para complementar o trabalho e fazer a comparação de resultados obtidos em minha pesquisa. Na escola em especial, fiz perguntas a professores de educação especial, pedagoga e regente de sala além de fazer a observação da estrutura e também da sala de aula em si, se eram adaptadas para os alunos especiais, além de observar as adaptações que foram feitas. Também compareci a palestras sobre a inclusão e educação especial e vi alguns vídeos acadêmicos sobre o assunto para aprofundar mais o meu conteúdo. A escolha destes materiais para que o trabalho fosse feito, foi porque são autores que já tem um vasto conhecimento na àrea específica e que a ida a campo foi para comparar os resultados obtidos com o estudo.
	
Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
	4a Questão (Ref.: 201404322750)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	Em suas considerações finais você apresenta resultados que devem estar associados à proposta inicial desenvolvida nos objetivos do trabalho. Descreva esta associação e comente sobre o quanto você efetivamente atingiu este resultado.
		
	
Resposta: O tema do meu TCC é A inclusão de Alunos Autistas na Educação Infantil, desta forma diante de tudo o que foi apresentado nos estudos e descritos no trabalho, posso relacionar o objetivo com o resultado, que foi o esperado. O objetivo era entender como funciona a inclusão dos alunos autistas na educação infantil, como é feita a adaptação dos conteúdos e currículos. As citações apresentadas no trabalho, as pesquisas, a ida a campo com perguntas e análise de estrutura onde o aluno se encontra, me deram a base para montar o trabalho e entender que realmente existe dificuldades para que haja a inclusão do aluno, que nem sempre o professor regente está preparado para receber o aluno autista ou com qualquer outra especificidade, que o aluno muitas vezes não consegue se adaptar e leva os problemas para a escola, não existe adaptação no banheiro ou existe rampas em algumas escolas, isso prejudica os cadeirantes, além de mesmo levando o nome de professor de educação especial, o mesmo também não se sente seguro e nem preparado para lidar com certas situações que ocorrem no dia a dia escolar de um aluno autista. Muitos alunos autistas nunca tiveram contato com uma escola e nem com um meio social de uma escola, por isso é tão importante a educação infantil está adequada para que os alunos se sintam acolhidos, pois a escola é que se deve adaptar, e não ao contrário.
	
Gabarito: O aluno deverá demonstrar que atingiu a proposta inicial de seu trabalho correlacionando os objetivos com os resultados atingidos.

Outros materiais