Buscar

Contrato - representação comercial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prof.ª Érika Loureiro Borba
AULA 6
Representação Comercial
- CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Neste contrato uma das partes, pessoa física ou jurídica, se obriga a promover a realização de certos negócios para a outra parte, mediante o pagamento de remuneração. 
A remuneração é geralmente uma comissão calculada com base nas vendas que foram intermediadas pelo representante comercial.
A principal atribuição do representante comercial é fazer a mediação de negócios para o representado, agenciando propostas ou pedidos. Porém, o representante comercial é autônomo, não havendo submissão com relação ao representado, nem vínculo empregatício.
Características deste contrato:
não eventualidade - a representação comercial deve ser desenvolvida em caráter contínuo e permanente;
limitação geográfica - o contrato de representação comercial deve indicar claramente a área geográfica de atuação do representante;
 exclusividade - em princípio, salvo disposição expressa em contrário, o representante comercial não pode representar mais de uma firma para o mesmo tipo de negócio, nem o representado pode constituir mais de um representante, ao mesmo tempo, para atuar em determinada área;
 inscrição no registro de comércio - o representante comercial, pessoa física ou jurídica, deve estar inscrito no registro de comércio.
Para dirimir quaisquer litígios entre o representante e o representado deverão ser apreciados pelo foro de domicílio do representante, mesmo que as partes convencionem de forma diferente.
O contrato de representação comercial pode ter prazo determinado ou indeterminado. O contrato por prazo determinado, uma vez prorrogado o prazo inicial, tácita ou expressamente, torna-se por prazo indeterminado. Além disso, a Lei de Representação Comercial determina que o contrato de representação comercial que suceder, dentro de seis meses, a outro contrato desse tipo, será considerado por prazo indeterminado.
CASO PRÁTICO
Bruce Wayne é dono de uma empresa de softwares de computador chamada “Wayne’s Enterprise”, sociedade comercial com sede na cidade de Gotham City. Visando expandir a venda dos seus softwares, a empresa decidiu investir na contratação de representantes comerciais, e Nick Drake é um deles.
Você deve redigir o contrato nos seguintes termos:
- objeto: representação de softwares de computador denominados: FLY12, FLY 24, FLY36 e FLY 48.
- zona de atuação exclusiva do representante: a cidade de Metrópolis e toda sua microrregião
- valor da comissão: 22% calculada sobre o valor das vendas, que será depositada na conta do representante. O representante receberá apenas após a efetivação do pagamento pelos compradores.
- As comissões também serão devidas no caso de pedidos cancelados ou recusados pela empresa, quando o cancelamento ou recusa não houver sido manifestado, por escrito, nos prazos de 15. 30, 60 ou 120 dias em se tratando de qualquer comprador.
- o representante não receberá mais nenhum tipo de remuneração, incluindo os casos de insolvência do comprador
- o representante poderá vender outros produtos desde que não sejam do mesmo seguimento comercializado pela empresa representada.
- todas as despesas são de responsabilidade do representante.
- o representante deve zelar por todo o mostruário que lhe for fornecido.
- Rescisão do contrato sem motivo justificado: a parte que resolver por fim deverá notificar a outra contratante com antecedência de 30 dias ou pagar a indenização equivalente a 1/3 das comissões recebidas pelo representante nos últimos 3 meses de vigência do contrato.
�PAGE \* MERGEFORMAT�1�

Outros materiais