Buscar

História do Direito Brasileiro - Aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História do Direito Brasileiro
Aula 5
Respostas:
a) D. Pedro I, pressionado, reagiu de forma inesperada quando abdicou ao trono do Império do Brasil em favor de seu filho mais velho, à época com apenas 5 anos. A saída do Imperador deixava o governo sem um comando. Diante desse quadro o congresso reuniu-se para eleger uma regência trina, que, como o nome sugere, seria composta de três governantes responsáveis pela condução política do país até que o imperador tivesse idade para assumir o comando do Império do Brasil. Sendo assim, a forma de governo permaneceu sendo uma monarquia, e que D. Pedro, àquela época já reinava, mas ainda não tinha condições de governar, o que justificou a necessidade de um governo regencial.
b) Sim, houve mais autonomia e descentralização do poder, caminhando para o processo de Federação com este Ato Adicional, porém mantinha-se a influência de maneira indireta sobre as províncias, pois o presidente era indicado pelo Poder Central. 
c) O grupo dos liberais moderados defendia a descentralização do poder e garantia de autonomia às regiões, porém mantendo-se a ordem pública. Então, preocupados com o risco de fragmentação do país e a mudança na ordem pública, criou-se a Guarda Nacional (1831) para proteção ao governo, no qual os comandantes da Guarda eram os Coronéis que já possuíam controle político (a maioria).

Outros materiais