Buscar

APOL de Educação e Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Educação e Trabalho
Leia os fragmentos do texto abaixo.
“O trabalho produtivo e a produtividade do trabalho, no âmbito da produção capitalista, têm um sentido específico e, portanto, não podem ser tomados na sua dimensão absoluta de produção de valores de uso. O trabalho, sob o capitalismo, é transformado em força de trabalho despendida pelo trabalhador, mercadoria especial e única capaz de acrescentar ao valor produzido um valor excedente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educar o trabalhador: cidadão produtivo ou o ser humano emancipado? Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tes/v1n1/05.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2017. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, na ótica do capitalismo, produtividade é:
Nota: 0.0
	
	A
	produção mais eficiente e de maior qualidade.
	
	B
	aumento da produção e de valores de uso.
	
	C
	produção de mais-valia.
os autores explicam a relação entre produtividade e trabalho excedente, do qual decorre a produção de mais valia. O trabalho produtivo é o trabalho assalariado que, na troca pela parte do capital despendida em salário, além de reproduzir essa parte do capital, ou seja, ou o valor da própria força de trabalho, ainda produz mais-valia para o capitalista (livro-base, p. 96).
	
	D
	a medida da qualidade do trabalho de cada colaborador.
	
	E
	extensão do tempo de trabalho.
Questão 2/10 - Educação e Trabalho
Leia o fragmento do texto a seguir.
“Se a existência humana não é garantida pela natureza, não é uma dádiva natural, mas tem de ser produzida pelos próprios homens, sendo, pois, um produto do trabalho, isso significa que o homem não nasce homem. Ele forma-se homem. Ele não nasce sabendo produzir-se como homem. Ele necessita aprender a ser homem, precisa aprender a produzir sua própria existência. Portanto, a produção do homem é, ao mesmo tempo, a formação do homem, isto é, um processo educativo. A origem da educação coincide, então, com a origem do homem mesmo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000100012>. Acesso em: 01 nov. 2017. 
Ao longo da história, em determinado momento, há uma separação entre trabalho e educação, de acordo com os conteúdos abordados e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa correta a este respeito.
Nota: 10.0
	
	A
	A divisão do trabalho tem como decorrências a divisão da sociedade em classes e a universalização da escola.
	
	B
	A divisão da sociedade em classes leva à divisão da educação em duas modalidades: uma educação centrada em atividades intelectuais e uma centrada no próprio processo de trabalho.
Você acertou!
De acordo com os teóricos a divisão dos homens em classes irá provocar uma divisão também na educação, introduzindo-se assim uma cisão na unidade da educação. Com o estabelecimento do escravismo antigo evidenciam-se duas modalidades distintas de educação, voltadas para populações consideradas também distintas: uma para a classe proprietária (homens livres) e outra para a classe não proprietária (escravos e serviçais). A primeira, centrada nas atividades intelectuais, na arte da palavra e nos exercícios físicos de caráter lúdico ou militar, e a segunda, assimilada ao próprio processo de trabalho (Livro-base, p. 48).
	
	C
	A escola atual resulta do privilegiamento da educação intelectual, ou seja, da permanência no contexto contemporâneo da forma educacional inicialmente destinada às classes proprietárias.
	
	D
	O modo de produção capitalista provocará decisivas mudanças na educação, colocando o mercado como central na oferta educacional.
	
	E
	O processo de trabalho com base na maquinaria trouxe a crescente necessidade de especialização profissional, tendo como resultado a necessidade de uma escola básica diferenciada para cada perfil profissional.
Questão 3/10 - Educação e Trabalho
Observe a imagem a seguir.
 Fonte: BUONARROTI, Michelangelo. A criação de Adão. 1508–1512. Afresco. Teto da Capela Sistina. Cidade do Vaticano. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, a imagem acima ilustra a concepção de ser humano referente à...
Nota: 0.0
	
	A
	Visão Essencialista, que concebe o homem como ente substancial que tem uma natureza fixa e permanente.
	
	B
	Visão Naturalista, que privilegia as experiências empíricas como formadoras do conhecimento humano e que reduz o fenômeno humano à natureza material.
Segundo o livro-base, Pereira (2012), “Ao expor o corpo humano de Adão, com seus detalhes anatômicos, o artista condensa a visão naturalista já distante da visão medieval (em que os corpos humanos aparecem cobertos por vestes), como se a natureza se escondesse para dar lugar a uma essência emanada do Criador” (livro-base, p. 22-28).
	
	C
	Visão História-social, que coloca o homem como ser histórico.
	
	D
	Visão Culturalista, que acentua a originalidade da cultura em face da natureza, separando, no homem, o ser natura e o ser cultural.
	
	E
	Visão antropológica, que define o homem como animal que discorre e fala.
Questão 4/10 - Educação e Trabalho
Leia os fragmentos do texto a seguir:
“Na área acadêmica com inserção política, a utilização do termo cidadania é lugar comum nas reflexões que tratam das questões educacionais, principalmente a partir do final dos anos 70, quando o país ressurge da Ditadura para um movimento amplo de luta pelos direitos, de afirmação dos direitos da cidadania para todos os brasileiros”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educar o trabalhador: cidadão produtivo ou o ser humano emancipado? Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tes/v1n1/05.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2017. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, analise as assertivas sobre o conceito de cidadania no contexto brasileiro. A seguir, assinale com V as asserções verdadeiras e com F as asserções Falsas.
I. ( ) É um conceito utilizado dentro do campo acadêmico da esquerda, tendo no marxismo sua origem.
II. (  ) Na história brasileira, o conceito de cidadania resultou da afirmação de um novo sistema político sem mudanças nas condições de vida da população.
III. ( ) Apesar das desigualdades sociais, a cidadania supera as condições de miséria, tendo em vista a afirmação dos direitos sociais na Constituição de 1988. 
Agora, marque a sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	F – F – V
	
	B
	V – V – F
	
	C
	V – F – V
	
	D
	F – V – F
Você acertou!
a alternativa II é verdadeira porque a Independência do Brasil manteve a exclusão social proveniente da Colônia em que poucos eram considerados cidadãos, sendo que grande parte da população era excluída de acesso à participação política, à educação e outros bens sociais. A alternativa III é incorreta porque a afirmação da cidadania na passagem da Colônia para o Império e do Império para a República não foi acompanhada de alterações importantes no bem-estar do conjunto da população (livro-base, p. 112-113).
	
	E
	V – F – F
Questão 5/10 - Educação e Trabalho
Observe a imagem abaixo.
Imagem de um Call Center
 Fonte: <https://cdn.mundodastribos.com/600265-vagas-de-emprego-call-center-sp-2013-01.jpg> . Acesso em: 30 nov. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, um trabalho estruturado, como o de um Call Center, onde pratica-se a máxima de: maior venda de produtos e serviços num menor tempo, corresponde a qual pedagogia?
Nota: 10.0
	
	A
	Pedagogia Tecnicista.
Você
acertou!
O foco principal desta proposta pedagógica é produzir indivíduos capazes e eficientes para o desempenho das funções que o mercado de trabalho exige. Esta pedagogia dá ênfase às informações científicas apresentados nos materiais didáticos técnicos e induz a escola a manter o modelo de produção capitalista. A ideia é fazer com que o aluno internalize e seja bem “treinado tecnicamente” para atuar profissionalmente no mercado de trabalho conforme as exigências do sistema econômico (livro-base, p. 163).
	
	B
	Pedagogia Tradicional.
	
	C
	Pedagogia Libertadora.
	
	D
	Pedagogia Crítico-Social.
	
	E
	Pedagogia Escolanovista.
Questão 6/10 - Educação e Trabalho
Leia o fragmento de texto a seguir.
“Do ponto de vista do trabalho, a palavra que se impõe é flexibilidade. Na prática, esse termo significou: Relações entre o capital e os trabalhadores mais flexíveis nos contratos e também na gerência do trabalho; Aperfeiçoamento da gerência fordista, tornando-a mais flexível, impondo ao trabalhador o domínio de mais tarefas e a correção dos processos e máquinas quando necessário, como se experimentou nas fábricas de carro da marca Toyta”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima R. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 157. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, como a flexibilidade se traduziu pelo capitalismo como forma de manutenção do sistema? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Na manutenção ininterrupta da produção; no não desligamento dos trabalhadores em relação ao trabalho e à preparação e na introdução do banco de horas trabalhadas.
Você acertou!
A flexibilidade não pode afetar o nível de produção, pois este garante o lucro do capitalista. A preocupação com a preparação do trabalhador por meio de atividade físicas e intelectuais garantirão maior produtividade mesmo fora da hora de trabalho, pois o indivíduo estará se formando para produzir mais. A necessidade de flexibilidade não pode dispender mais despesas para o capitalista, que paga as horas a mais trabalhadas através de um sistema de troca: o trabalhador trabalha mais tempo e depois desconta esse valor que deveria receber por folgas de trabalho. Nesse sentido o capitalismo incorpora o conceito de flexibilidade sem comprometer sua margem de lucro e acúmulo de capital (livro-base, p. 157-159).
	
	B
	Na remuneração de horas extras trabalhadas, nos intervalos para repouso do funcionário, a introdução do trabalho informatizado.
	
	C
	Na renovação automática de contratos de trabalho.
	
	D
	Na aplicação de medidas socioeducativas, na introdução de testes psicotécnicos e no antiautoritarismo no ambiente de trabalho.
	
	E
	Na oferta de Planos de Saúde e na alteração das formas de gerência.
Questão 7/10 - Educação e Trabalho
Leia os fragmentos do texto abaixo. 
“O valor universal do toyotismo como momento predominante do complexo de reestruturação produtiva, e como nova ofensiva do capital na produção, é instaurar, no plano da produção de mercadorias, uma 'nova hegemonia' do capital, articulando, de modo original, coerção capitalista e consentimento operário”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Giovanni. Trabalho, corpo e subjetividade: toyotismo e formas de precariedade no capitalismo global. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462005000200009&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 30 nov. 2017.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, analise as afirmativas abaixo sobre o sistema denominado por alguns estudiosos de “acumulação flexível”, o Toytismo. A seguir marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) O toytismo apresenta outra forma de desenvolver o trabalho na cadeia de montagem. O produto que se movimenta através de robôs ou esteiras.
II. ( ) O toytismo defende a utilização da estratégia de organização de estoques como forma de acelerar o processo produtivo e obter maior acúmulo de capital.
III. ( ) A ideia principal do toyotismo é produzir mais produtos diferentes através da mesma rganização básica, estabelecendo assim o seu caráter flexível.
IV. ( ) O modelo toyotista tomou força no mercado na década de 1970, propondo produzir somente o necessário, em pequenos lotes, reduzindo os estoques. 
Agora, marque a sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F – F.
	
	B
	F – F – V – V.
	
	C
	V – F – V – V.
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras porque caracterizam o método Toytismo de reorganizar o processo produtivo e a gestão do trabalho visando manter o modo de produção capitalista. Apontam as questões do método mecânico de produção e o controle dos tempos de trabalho como ideias centrais no processo de produção. A afirmativa II é falsa porque é proposta do Toytismo é de acabar com a prática dos estoques, destacando os pontos negativos que interferem no processo de acúmulo do capital, como, por exemplo, a desvalorização e depreciação das mercadoras que ficam paradas (livro-base, p. 157-159).
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	V – V – V – F.
Questão 8/10 - Educação e Trabalho
Atente para o excerto de texto a seguir.
“A organização escolar da Europa, na Idade Média, possuía em seu conjunto uma estrutura muito semelhante. No entanto, a organização de professores e estudantes não era a mesma em todas as partes. Havia, basicamente, dois tipos de organização escolar: a de Paris, em que o modelo de colégios e universidades estava sob o controle dos professores, e a de Bolonha, em que o modelo de colégios e universidade estava sob a influência dos estudantes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STORCK, João Batista. Do Modus Parisiensis ao Ratio Studiorum: os Jesuítas e a Educação Humanista no Início da Idade Moderna. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000100139&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 07 nov. 2017. 
De acordo com o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, sobre a organização escolar no período manufatureiro, analise as afirmativas a seguir. 
I. Era considerado mestre o indivíduo que dominava os segredos de seu ofício e que os compartilhava apenas com alguns discípulos. Não existiam classes relacionadas aos níveis de formação.
Porque:
II. Ainda prevalecia o “modus parisienses” em que os alunos podiam passar de uma a outra disciplina sem a necessidade de atender a nenhum pré-requisito. 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A assertiva I é uma proposição falsa e a assertiva II é verdadeira.
	
	B
	As duas assertivas são falsas.
	
	C
	A assertiva I e II são verdadeiras.
	
	D
	A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa e ambas não se complementam.
Você acertou!
A assertiva I é verdadeira porque na época em que o meio de produção era artesanal, o artesão que exercia o ofício e produzia o bem com as próprias mãos, conhecia todo o processo de produção do começo ao fim e detinha esse conhecimento. A assertiva II é incorreta, pois no período manufatureiro não havia ainda a educação escolar organizada pelo “modus parisienses, que por sinal, ao contrário do que afirmativa nos faz crer, uma metodologia organizada por um programa estruturado no qual se exigia dos estudantes que passassem por diferentes classes para aprender diferentes disciplinas (livro-base, p-.74).
	
	E
	Ambas as assertivas se complementam e a II fundamenta a I.
Questão 9/10 - Educação e Trabalho
Leia o fragmento de texto a seguir.
“O indivíduo forma-se, apropriando-se dos resultados da história social e objetivando-se no interior dessa história, ou seja, sua formação realiza-se por meio
da relação entre objetivação e apropriação. Essa relação se efetiva sempre no interior de relações concretas com outros indivíduos, que atuam como mediadores entre ele e o mundo humano, o mundo da atividade humana objetivada. A formação do indivíduo é sempre um processo educativo, podendo este ser direto ou indireto, intencional ou não-intencional, realizado por meio de atividades práticas ou de explanações orais etc.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/ccedes/v24n62/20091.pd>. Acesso em: 03 nov. 2017.
De acordo com os conteúdos abordados e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, em relação à Pedagogia Histórico Crítico-Social, responda à seguinte questão: quais são os cinco passos para o processo de ensino-aprendizagem destacados por Saviani? Assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	A Prática social; a Problematização; a Instrumentalização; a Cartase; e a Prática social.
1º passo: A Prática Social, onde o professor tem uma compreensão sintética precária sobre essa prática, enquanto o aluno tem uma compreensão sincrética da mesma. Segundo Saviani (2007b, p. 70-71); 2º passo: A Problematização, que é o momento em que são detectadas as questões que precisam ser resolvidas no âmbito da prática social e os conhecimentos que são necessários para solução da problemática levantada; 3º passo: A Instrumentalização, que implica na apropriação dos instrumentos teóricos e práticos necessários para resolver os problemas destacados; 4º passo: A Catarse, que é o momento que se dá efetivamente a aprendizagem pelo aluno (a passagem da síncrese à síntese) e, por fim, o 5º passo: o ponto de chegada, que é a própria Prática Social, porém agora compreendida pelos alunos (livro-base, p. 164).
	
	B
	Observação; Investigação; Comparação; Eliminação; e Problematização.
	
	C
	Obsevação; Experimentação; Amálise; Construção de Hipótese; e Comparação de Resultados.
	
	D
	Problematização; Experimentação; Investigação; Conclusão; e Apresentação de Resultados.
	
	E
	Problematização, Instrumentalização, Análise, Comparação, Apresentação de hipóteses.
Questão 10/10 - Educação e Trabalho
Leia o fragmento de texto abaixo.  
“Ser humano e trabalhar parecem ser noções inexoravelmente correlatas. Trabalhar significa modificar o mundo tal qual é encontrado. Somente através de tal modificação é que o mundo pode ser transformado numa arena para a ação humana, significados humanos, sociedade humana ou, por que não, existência humana em qualquer sentido que esta palavra possa ter”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BERGER, Peter. Algumas observações gerais sobre o problema do trabalho. Revista de Administração de Empresas, v. 23, n. 1, p. 13-22, 1983. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75901983000100002&script=sci_arttext>. Acesso em: 01 nov. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, analise as asserções a seguir.
I. Na perspectiva histórica, entende-se que o homem não realiza uma existência previamente traçada, pois produz pelo trabalho, a sua existência na relação com outros homens e com a natureza.
Porque:
II. O homem precisa da educação, pois não nasce sabendo trabalhar. As práticas trabalho e educação precisam ser apropriadas por todo e qualquer homem na sociedade. 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	As assertivas I e II são excludentes.
	
	B
	Ambas as assertivas são corretas.
Você acertou!
As duas assertivas são complementares. O homem produz por meio do trabalho os materiais e ferramentas necessárias à sua subsistência e sobrevivência e só poderá se apropriar do conhecimento necessário para atuar no mundo do trabalho por meio da educação. Livro-base p. 28 e  p. 45.
	
	C
	As assertivas I e II são falsas.
	
	D
	A assertiva II contraria a assertiva I.
	
	E
	A assertiva II é verdadeira e a assertiva é falsa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais