1278832 TCC PROJETO UNINTER 0 577501 (1)
4 pág.

1278832 TCC PROJETO UNINTER 0 577501 (1)

Disciplina:Projeto Tcc116 materiais276 seguidores
Pré-visualização1 página
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO
Nome: Rodrigo Peres dos Santos. 	Comment by Uninter: Parabéns pelo trabalho, não é preciso postar novamente, apenas deixo uma observação para o seu Desenvolvimento.
RU: 1278832

1 TEMA
 	Atuação do Pedagogo em espaços educativos não escolares.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA:
 O levantamento das possibilidades de atividade profissional aos pedagogos e impressões das expectativas e desafios.

2 PROBLEMATIZAÇÃO
Quais as possíveis áreas de atividade para os profissionais da educação e perspectivas em relação aos currículos dos cursos de formação disponíveis pelas instituições para o atendimento das demandas do mercado?

3 JUSTIFICATIVA
O tema pesquisado se faz necessário devido a buscar compreender o que no olhar dos estudantes do curso de licenciatura em pedagogia é muito pouco debatido e levantado pelas próprias instituições de ensino superior, por entenderem que o currículo se baseia em contextualizar no âmbito teórico e pratico voltado ao fato do exercício e preparo profissional tão somente aos espaços escolares, necessitando de aprimoramentos dos currículos para a superação dos desafios que enfrentarão na profissão.
Destacando o levantamento do universo de possibilidades de atuação dos pedagogos, que hoje são visto como de grande relevância por assim entenderem se tratarem de profissionais capazes de utilizar de suas diversas competências e habilidades em benefícios dos mais variados segmentos de atividades da sociedade como empresas, hospitais, ONGs, instituições religiosas, entre outras.
A pesquisa ainda possibilita a análise de como os demais profissionais enxergam o pedagogo, sua atividade e quais as expectativas com relação a contribuir com seu trabalho.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL
 Identificar as possibilidades de atuação e análise da formação dos pedagogos para além do campo escolar.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 	Apontar o universo de ação dos profissionais da educação e suas atividades;
 	Concluir através da pesquisa e questionamentos se os cursos possibilitam a aquisição de habilidades e competências a esses novos exercícios de atuação.

 	Criar estudos destinados ao aprimoramento cursos de licenciatura referentes aos processos de ensino e aprendizagem necessários aos variados campos de atuação.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Entendida como ciência da educação e tendo como principal objetivo o desenvolvimento da aprendizagem e intelectual dos sujeitos, a pedagogia, exerce destacado papel educativo para a sociedade que vai muito além dos ambientes escolares.
E assim LIBÂNEO (2002, p. 14). afirma que:

A pedagogia é uma reflexão teórica a partir e sobre as práticas educativas. Ela investiga os objetivos sociopolíticos e os meios organizativos e metodológicos de viabilizar os processos formativos em contextos socioculturais específicos. Portanto, reduzir a ação pedagógica à docência é produzir um reducionismo conceitual, um estreitamento do conceito da pedagogia.

Sendo a educação a ação que tem o papel de transformar e aprimorar o homem em seus níveis culturais, possibilitando a obtenção dos conhecimentos e experiências aos indivíduos buscando compreender todas as relações sociais possibilitando autonomia, fica claro que o trabalho pedagógico encontra sua efetiva e necessária fundamentação de ações nos espaços escolares e não escolares.
Como explica Brandão (1993, p.18), de que “a aprendizagem acontece em diversos espaços sob os mais variados tipos e seja qual for a cultura, idade e nível social”.
	Ainda BRANDÃO (1993, p. 18), afirma que:

A criança vê, entende, imita e aprende a sabedoria que existe no próprio gesto de fazer a coisa. São também situações de aprendizagem aquelas em que as pessoas do grupo trocam bens materiais entre si ou trocam serviços e significados: na turma de caçada, no barco de pesca, no canto da cozinha da palhoça, na lavoura familiar ou comunitária de mandioca, nos grupos de brincadeiras de meninos e meninas, nas cerimônias religiosas.

Portanto o processo de ensino e aprendizagem ocorre em muitos espaços, a partir do momento na qual o educador se faz necessário e indispensável, por ter como sua missão o desenvolvimento do potencial humano de seus conhecimentos, habilidades, autodisciplina e responsabilidade. Isso transforma o pedagogo em um precioso agente educacional que nos dias de hoje tem grande relevância e interesse, que agrega para os outros setores por se tratar de recurso humano com excelentes habilidades em lidar com os indivíduos se utilizando dos seus conhecimentos filosóficos e sociológicos.
Entende-se que não apenas as escolas configuram serem os espaços destinados ao avanço do desenvolvimento intelectual e cultural do homem, estima-se que o pedagogo exerce preciosa contribuição ao mundo por colaborar com as interações dos conhecimentos entre os indivíduos e o ambiente correspondendo a significativa aprendizagem.

	Comment by Uninter: Fundamente com autores.
6 METODOLOGIA

A metodologia aplicada para o efetivo desenvolvimento deste trabalho se valeu inicialmente na escolha do tema e sua delimitação. Por se tratar de um conteúdo da qual desperta muita curiosidade devido ao desconhecimento de tais possibilidades, buscou-se primeiramente a discussão com colegas de curso da referida licenciatura quanto à importância do assunto, atentando-se as duvidas levantada por muitos acadêmicos com relação à abrangência da atividade.
A questão baseada às possibilidades dos usos dos conhecimentos dos professores a outras funcionalidades dos setores da sociedade além das escolas requer muita pesquisa bibliográfica, pois se trata de um assunto recentemente levado a discussão, portanto sendo encontrado pouquíssimo conteúdo para apreciação.
E assim sendo buscou-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica se baseando na atuação do pedagogo nos espaços não escolares utilizando-se de diversos recursos, entre livros, internet e reportagens publicadas de grande relevância, com destaque ao direcionamento da escolha de livros de autores que possibilitariam nortear e direcionar o referido tema abordado, além de conversas com profissionais da área e outros alunos do curso.

REFERÊNCIAS

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, coleção primeiros passos, 28 ed. 1993.

LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: 5. Ed. Cortez, 2002.