Buscar

Aula 1 conceitos de comunicação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
O QUE É COMUNICAÇÃO?
Prof. Wellington Lopes
*
	A COMUNICAÇÃO pode ser definida como a transmissão de um sinal através de um meio, de um emissor para um receptor. O sinal contém uma mensagem composta de dados e informações.
Emissor
Sinal
Receptor
Meio de 
transmissão
*
Comunicação:
	
s.f. 1. Ato ou efeito de comunicar (se). 2. Processo de emissão, transmissão e recepção de mensagens por meio de métodos e/ou sistemas convencionados. 3. A mensagem recebida por esses meios. 4. A capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, com vista ao bom entendimento entre pessoas.
Ferreira (2000, p. 170)
*
www.googleimagens.com.br
*
Comunicação:
s.f. (lat communicatione) 1 Ação, efeito ou meio de comunicar. 2 Aviso, informação; participação; transmissão de uma ordem ou reclamação. 3 Transmissão. 4 Relação, correspondência fácil; trato, amizade. 5 Sociol: Processo pelo qual idéias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social.
www.michaelis.uol.com.br
*
www.googleimagens.com.br
*
Comunicação:
 	s.f. 1. Transmissão de uma mensagem. 2. a informação contida nessa mensagem. 3. via de acesso <aquela estrada era a comunicação entre as duas cidades>. 4. exposição, oral ou escrita, sobre determinado tema, <todas as comunicações do congresso serão publicadas>.
	
Houaiss (2009, p. 175)
*
www.googleimagens.com.br
*
Comunicação:
É um processo natural, uma arte, uma tecnologia, um sistema e uma ciência social. Ela pode ser um instrumento de legitimação de estruturas sociais e de governos, como também a força que os contesta e os transforma. Ela pode ser veículo de auto-expressão e de relacionamento entre as pessoas, mas também pode ser útil recurso de opressão psicológica e moral [...]
 
Bordenave (1995, p. 114)
www.googleimagens.com.br
*
 Comunicação:
[...] A comunicação excita, ensina, vende, distrai, entusiasma, dá status, constrói mitos, destrói reputações, orienta, desorienta, faz rir, faz chorar, inspira, narcotiza, reduz a solidão e- num parodoxo digno de sua infinita versatilidade – produz até incomunicação.
 Bordenave (1995, p. 114)
www.googleimagens.com.br
*
FIM
*
Referências
BORDENAVE, Juan. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense. 2006.
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais