Buscar

Aula 2 Com. Emp. Integrada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Comunicação Empresarial Integrada
Professor: Wellington Lopes
Na aula anterior estudamos que a comunicação é uma atividade social de grande importância para que possamos transmitir informações, fatos, ideias, desejos, etc. 
Na comunicação empresarial não é diferente, pois as informações produzidas e transmitidas causam impactos na vida dos públicos interno e externo, porém, estes impactos podem causar efeitos diversos daqueles que se pretendia. Daí a importância de uma comunicação eficaz.
Mas o que é 
Comunicação Empresarial?
Comunicação empresarial:
De acordo com Nassar e Figueiredo (2006, p. 18), a comunicação empresarial era considerada apenas a partir da definição (limitada) dos dicionários. Assim sendo, apenas como “um conjunto de métodos e técnicas de comunicação dentro da empresa dirigida ao público interno (funcionários) e ao público externo (clientes, fornecedores, consumidores)”.
Comunicação empresarial:
Numa perspectiva mais ampla e contemporânea, a comunicação empresarial é “a somatória de todas as atividades de comunicação da empresa. Elaborada de forma multidisciplinar – a partir de métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo, lobby (atividade de representação empresa / agentes políticos), propaganda, promoções, pesquisa e marketing – e direcionada à sociedade, formadores de opinião, consumidores e colaboradores (trabalhadores, fornecedores e parceiros) [...]”.
Nassar e Figueiredo (2006, p. 19)
Surgimento da comunicação empresarial: breve histórico da atividade e suas bases sociais, econômicas e históricas. 
Comunicação empresarial: breve histórico
No início do século XX ocorreram as primeiras ações de Comunicação Empresarial. Em 1906, o jornalista Ivy Lee, que atuava em Nova Iorque, decidiu deixar a profissão de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas (RP) de que se tem notícia. 
Amaral (1999, apud PESSOA, 2003, p. 1)
Comunicação empresarial - breve histórico: Ivy Lee
www.googleimagens.com.br
Comunicação empresarial: breve histórico
[...] A decisão de Lee foi baseada em um bom motivo, que lhe garantiria fama e história. O objetivo era concentrar esforços para recuperar a credibilidade do empresário John Davison Rockfeller, acusado de combater impiedosamente as pequenas e médias organizações.
Pessoa (2003, p.1)
Comunicação empresarial - breve histórico: John Davison Rockfeller
www.googleimagens.com.br
Comunicação empresarial: breve histórico
O objetivo de “Rockfeller em busca do lucro a qualquer preço – modelo praticamente inaceitável décadas mais tarde – havia se transformado em uma ameaça à sua reputação”.
Pessoa (2003, p.1)
Comunicação empresarial: breve histórico
A idéia de Lee era garantir a publicação de notícias empresariais nos espaços editoriais, deixando de lado o já tradicional espaço publicitário comprado por grande parte das empresas. Mas como seria possível convencer a imprensa sobre a novidade?
Pessoa (2003, p.1)
Comunicação empresarial: breve histórico
De acordo com Amaral (1999 apud PESSOA, 2003, p. 1), Ivy Lee teria adotado uma carta de princípios, que pode ser considerada atual até hoje, ainda que não seja mencionada na relação entre os jornalistas e os assessores de imprensa.
Comunicação empresarial: breve histórico
A carta de Ivy Lee à imprensa:
Este é não é um serviço de Assessoria secreto. Todo o nosso trabalho é feito às claras. Nós pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é um gerenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o use. Nosso assunto é exato. Mas detalhes, sobre qualquer questão, serão dados oportunamente e qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à Assessoria e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.
Comunicação empresarial: breve histórico
O trabalho para Rockfeller se transformou em case de sucesso: a imagem pública do cliente passou de “patrão sanguinário” a “benfeitor da humanidade” não só pela divulgação de matérias na imprensa, mas por uma série de ações e atitudes traçadas por Lee que vão desde a dispensa de guarda costas para transitar pelas ruas até a colaboração com o Congresso Americano na apuração de denúncias contra ele próprio e, por fim, a criação de fundações de interesse público.
Pessoa (2003, p. 2)
Comunicação empresarial: breve histórico
[...] a inauguração da Fundação Rockfeller foi um dos primeiros passos rumo a um caminho que tem se tornado inevitável nas organizações, a cidadania corporativa. A partir daí a carreira de Lee deslanchou. Quando morreu, em 1935, gerenciava as relações públicas da Chrysler.
Pessoa (2003, p. 2)
Referências
NASSAR, Paulo; FIGUEIREDO, Rubens. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2006.
PESSOA, Sônia. Comunicação Empresarial: uma ferramenta estratégica. Covilhã: BOOC, 2003.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais