Buscar

AULA 5 Comunicação empresarial integrada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Comunicação empresarial integrada
Professor: wellington LOPES
Bueno (2009), alerta que a comunicação empresarial integrada não se restringe apenas a comunicação feita nas empresas públicas e/ou privadas, mas por todas as organizações. 
Ainda sobre a comunicação empresarial
www.googleimagens.com.br
Mas o que é organização?
Ainda sobre a comunicação empresarial
Organização:
sf.
1. Ação ou resultado de organizar(-se).
2. Maneira pela qual um ser vivo ou um sistema se constitui e/ou se organiza (organização cerebral; organização do governo); ARRUMAÇÃO; ORDEM
3. Reunião de pessoas com objetivos ou interesses comuns; organismo (organização de trabalhadores; organizações internacionais); ASSOCIAÇÃO
4. Conjunto de regras e funções com o objetivo de arrumar, planejar ou administrar algo (organização de evento).
5. Qualidade do que é bem organizado, bem planejado: O festival primou pela organização.
[Pl.: -ções.]
[F.: organizar + -ção. Ant. nas acps. 1, 2 e 5: desorganização.]
Organização não governamental:
1 Qualquer organização que não integra o Estado nem está diretamente ligada ao Governo, e cujas atividades, de natureza não-empresarial, estão voltadas para a esfera pública, especialmente, a prestação de serviços considerados relevantes para o desenvolvimento social (ecologia, políticas de saúde, direitos humanos etc.) e o exercício da cidadania em todos os setores da sociedade. [sigla: ONG].
(AULETE DIGITAL, 2015)
Ainda sobre a comunicação empresarial
Nesse sentido, comunicação organizacional, comunicação corporativa e comunicação empresarial correspondem a mesma atividade, ao menos no Brasil, em que esses termos são utilizados para identificar um mesmo conjuntos de atividades comunicacionais (BUENO, 2009).
Ainda sobre a comunicação empresarial
A comunicação organizacional, como objeto de pesquisa, é a disciplina que estuda como se processa o fenômeno comunicacional dentro das organizações no âmbito da sociedade global. Ela analisa o sistema, o funcionamento e o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos. Kunsch (2003, 143).
Ainda sobre a comunicação empresarial
www.googleimagens.com.br
Para Kunsch (2003, p. 155), o jornalismo empresarial, as relações públicas e a propaganda formam o tripé que "organiza os fluxos de irradiação das informações sobre as organizações". Um trabalho envolvendo apenas uma das áreas de comunicação não atende as demandas de mercado hoje. Nesse sentido, é importante que todas as agências se conscientizem a respeito disso.
Ainda sobre a comunicação empresarial
www.googleimagens.com.br
No Brasil, até a década de 1970, as diferentes atividades de comunicação dentro de uma empresa eram realizadas de forma segmentada, estanque, sem qualquer tipo de integração. 
A filosofia de comunicação integrada vem, exatamente, reunir estrategicamente essas atividades comunicacionais dentro das organizações. 
Nesse sentido, segundo Kunsch (2003, p.150), “entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica”, pressupondo uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que formam o mix, o composto da comunicação organizacional. 
Ainda sobre a comunicação empresarial
www.googleimagens.com.br
Comunicação institucional;
Comunicação mercadológica;
Comunicação interna; 
 Comunicação administrativa.
MIX DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
MIX DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
www.googleimagens.com.br
A comunicação institucional, por meio direto da gestão estratégica das relações públicas, é a responsável pela “construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas da organização”, ressaltando os aspectos relacionados com “a missão, a visão, os valores e a filosofia da organização e contribuindo para o desenvolvimento do subsistema institucional, compreendido pela junção desses atributos”. 
(KUNSCH, 2003, p. 164-165).
Comunicação institucional
São considerados como instrumentos de comunicação institucional: as relações públicas, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade/propaganda institucional, a imagem e a identidade corporativa, o marketing social, o marketing cultural e a editoração multimídia.
(KUNSCH, 2003)
Comunicação institucional
Comunicação institucional
É a divulgação da oferta da organização, a comunicação mercadológica envolve as manifestações comunicativas surgidas a partir de um objetivo mercadológico, cuja mensagem persuasiva é elaborada a partir do quadro sociocultural do consumidor-alvo e dos canais que lhe servem de acesso, utilizando-se das mais variadas ferramentas, conforme Galindo (1986) apud (KUNSCH, 2003).
Comunicação mercadológica
A finalidade é reforçar a imagem das marcas, produtos e serviços no mercado e, consequentemente, aumentar as vendas e lucros. Nesse sentido, as principais ferramentas de comunicação mercadológica, são: panfletos, outdoor, campanhas publicitárias, comerciais, promoção de vendas etc.
 
Comunicação mercadológica
 
Comunicação mercadológica
www.googleimagens.com.br
A comunicação interna é um setor planejado, cujos objetivos precisam ser bem definidos, para que então haja toda a interação possível entre a organização e seus empregados, utilizando as ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). 
(KUNSCH, 2003).
Comunicação interna
Comunicação interna
www.googleimagens.com.br
A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos do cotidiano da administração da empresa, buscando atender às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas. Tem como finalidade orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais.
(TORQUATO, 2002).
Comunicação administrativa
Nesse sentido, podemos identificar todo o fluxo de comunicação administrativas oficiais - cartas, ofícios, memorandos, protocolos de informação, sistemas informatizados entre outros.
Comunicação administrativa
www.googleimagens.com.br
AULETE, Caldas. Dicionário Aulete Digital. Lexikon Editora Digital. Base de Dados. Disponível em:<http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=o_que_e>. Acesso em: 13. abr. 2015.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.
TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira, 2002.
REFERÊNCIAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais