Buscar

apol 4 antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
Sobre os estilos de liderança é muito interessante a tipologia proposta por William Hitt, citado por Alencastro (2013), que identifica quatro estilos particulares de liderança, que têm correspondência com quatro sistemas éticos distintos: o manipulador, o administrador burocrático, o administrador profissional e o transformador. 
Assinale a alternativa que indica corretamente qual sistema ético é definido a seguir:
 “Para esse líder, os fins justificam os meios. Adepto de uma ética maquiavélica, esse líder preocupa-se exclusivamente com os resultados e fará de tudo para atingi-los. Sua autoridade está baseada no poder e seus subordinados devem ser passivos, dependentes e submissos. Está sempre à caça de inimigos para justificar suas atitudes.” 
Nota: 20.0
	
	A
	Líder manipulador.
Você acertou!
De acordo com Alencastro para o líder manipulador os fins justificam os meios. Adepto de uma ética maquiavélica, esse líder preocupa-se exclusivamente com os resultados e fará de tudo para atingi-los. Sua autoridade está baseada no poder e seus subordinados devem ser passivos, dependentes e submissos. Está sempre à caça de inimigos para justificar suas atitudes. Fonte:ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 3, p. 115.
	
	B
	Administrador burocrático.
	
	C
	Líder transformador.
	
	D
	Administrador profissional.
	
	E
	Líder Realizador
Questão 2/5 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
Douglas McGregor, citado por Alencastro (2013), desenvolveu os conceitos denominados de teorias X e Y, que concebem o homem de forma totalmente diversa, pois estão baseadas em visões de mundo diferentes e que permitem a determinação dos diversos estilos de liderança existentes. 
Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa que relaciona corretamente as sentenças como pertencentes à teoria X ou Y:
I. A maioria das pessoas não tem ambição, não deseja responsabilidades e prefere ser dirigida.
II. Havendo condições favoráveis, o trabalho é tão natural quanto a recreação.
III. A motivação só existe nos níveis fisiológicos e de segurança.
IV. Está amplamente difundida entre o pessoal a criatividade para a resolução de problemas organizacionais.
Nota: 20.0
	
	A
	Teoria X: I, II / Teoria Y: III, IV.
	
	B
	Teoria X: I, III / Teoria Y: II, IV.
De acordo com Alencastro na teoria X a maioria das pessoas não tem ambição, não deseja responsabilidades e prefere ser dirigida e a motivação só existe nos níveis fisiológicos e de segurança. Na teoria Y havendo condições favoráveis, o trabalho é tão natural quanto a recreação e a criatividade está amplamente difundida entre o pessoal para a resolução de problemas organizacionais. Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 3, p. 111.
	
	C
	Teoria X: I, IV / Teoria Y: II, III.
	
	D
	Teoria X: II, III / Teoria Y: I, IV.
	
	E
	Teoria X: III / Teoria Y: I, II. IV
Questão 3/5 - Antropologia
Leia atentamente o seguinte fragmento de texto:
“Em 18 de setembro de 1979, o economista Hélio Beltrão assumiu, no governo do presidente João Figueiredo, o cargo de ministro extraordinário para a Desburocratização. [...] o governo pretendia, na época, reduzir sua interferência ‘na atividade do cidadão e do empresário, e abreviar a solução dos casos em que essa interferência é necessária, mediante a descentralização das decisões [...]’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: O GLOBO (acervo). Ministério da desburocratização é criado para reduzir tentáculos do Estado no país. <http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/ministerio-da-desburocratizacao-criado-para-reduzir-tentaculos-do-estado-no-pais-11336316>. Acesso em: 30 jan. 2017.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a campanha de desburocratização, ocorrida no final do regime militar, assinale a alternativa correta.
Nota: 2.0
	
	A
	Contou com ampla aceitação da população, especialmente da população rural.
	
	B
	Possibilitou igualar todas as pessoas perante o Estado, transformando-as em cidadãos.
	
	C
	Ao estabelecer uma comunicação direta com o ministro, foi estabelecido um sistema individualista.
	
	D
	A proposta descentralizava o poder político, ampliando a representatividade das entidades coletivas.
	
	E
	A população já considerava que sua relação com os políticos locais era desburocratizada.
“Naquele momento, o cidadão seria dispensado de possuir documentos, uma vez que sua palavra seria um equivalente a um documento, facilitando ao máximo o acesso aos serviços públicos. Para cumprir essa proposta, foram abertos canais diretos de comunicação com o próprio ministro do recém-criado Ministério da Desburocratização. Em princípio, poder-se-ia pensar que a proposta permitiria igualar todos os indivíduos, já que os mediadores entre estes e o governo seriam eliminados”. Entretanto, em “[...] uma pequena cidade do Rio Parnaíba [...] apenas duas pessoas escreveram ao Ministro da Desburocratização (alternativa a, incorreta), pois as demais já percebiam sua realidade como não burocratizada, uma vez que o sistema de favores implantados permitia aos moradores do lugar acesso direto aos políticos locais (alternativa e, correta), os quais já favoreciam os habitantes facilitando o acesso aos documentos e providenciando outros pequenos favores, em troca de lealdade” (livro-base, p. 172). “Se, por um lado, o acesso direto ao governo fortalecia hipoteticamente o indivíduo, por outro, enfraquecia entidades coletivas que tinham função representativa no sistema democrático. Desse ponto de vista, talvez a medida do governo fosse centralizar ainda mais o poder político, em vez de ampliar a participação popular” (p. 172, 173), o que torna a alternativa d incorreta. “Ainda, o canal direto com o próprio ministro parecia replicar uma lógica baseada nas relações pessoais, em lugar de tornar as relações entre indivíduos e Estado impessoais, como se espera dos regimes democráticos modernos” (p. 173), o que torna a alternativa e incorreta.
Questão 4/5 - Antropologia
“O ‘brasil’ com o b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior[...] o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, cultura, local geográfico, fronteira e território [...], e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DaMatta, Roberto. “O que faz do brasil, Brasil?” Rio de Janeiro: Rocco, 1986, p. 8.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre as características que definem o ethos do Brasil, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	o caráter predominantemente individualista.
	
	B
	o princípio igualitário-cristão.
	
	C
	a burocracia do estado.
	
	D
	o autoritarismo do estado dinástico.
	
	E
	a importância das relações pessoais.
Você acertou!
O Brasil, embora se pense enquanto uma sociedade moderna e, portanto, igualitária e individualista é marcado pela preeminência de valores tradicionais (pautados nos laços pessoais). Na sociedade brasileira é atribuído grande valor às relações pessoais. Para DaMatta a construção e a manutenção de vínculos pessoais permite a manutenção da mobilidade social, ou seja, a capacidade de transitar por diferentes espaços. A preferência por relações sociais, em lugar de optar pelo anonimato do individualismo (a) e do igualitarismo (b) é o que caracterizaria um ethos propriamente brasileiro. O aparelho do Estado, sem dúvida é burocrático (c), mas com as relações certas é possível “driblar” a burocracia.O mesmo ocorre com o período de autoritarismo do estado (d), cujo peso recai apenas para aqueles que não possuem relações adequadas. Se as regras não valem para todos, não é possível, no Brasil, pensar em uma sociedade igualitária. (livro-base, p. 164)
Questão 5/5 - Antropologia
Considere o fragmento de texto a seguir
“A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), nomenclatura utilizada atualmente, foi criada pelo decreto-lei n.º 926, de 10 de outubro de 1969. Reconhecida por suas anotações, a CTPS é hoje um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está acessível em: MINISTÉRIO DO TRABALHO. Carteira de Trabalho e previdência social (CTPS). <http://trabalho.gov.br/carteira-de-trabalho-e-previdencia-social-ctps>. Acesso em: 30 jan. 2017.
Tendo como referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a associação entre carteira de trabalho e cidadania no Brasil durante a década de 1980, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Relacionava diretamente a cidadania e a conquistas de direitos civis, políticos e econômicos.
	
	B
	Ampliou a participação do trabalhador na vida pública e política.
	
	C
	Reforçava a lógica hierárquica, já que poucas pessoas possuíam carteira de trabalho assinada.
Você acertou!
“[...] na década de 1930, a carteira de trabalho se tornou um documento que atribuía ao indivíduo o status de cidadão. Para isso, era necessário que a profissão exercida 
estivesse na lista das atividades regulamentadas pelo Estado. Já os trabalhadores urbanos e rurais desprovidos do registro em carteira não eram percebidos como cidadãos plenos. A correlação entre profissão e cidadania foi tão saliente que, por algum tempo, as associações profissionais podiam fazer a expedição do documento de identidade” (livro-base, p. 169). “’A carteira profissional, privilégio de uma parcela específica da população, traz em si uma concepção de cidadania que mostra a face da distinção e a marca de status. Os cidadãos da nação, assim definidos, constituem uma minoria privilegiada’” (livro-base, 165). Deste modo, a alternativa (a) está errada, pois a associação entre carteira de trabalho e cidadania consistia mais em realçar desigualdades do que marcar conquistas sociais.  Uma vez que poucas pessoas tinham acesso à carteira de trabalho, não se pode dizer que o fato ampliou a participação das pessoas na vida pública, portanto a alternativa (b) é incorreta. Na época, o sistema público de saúde era restrito e excludente, portanto a alternativa (d) é incorreta. Sobre o sistema público de saúde, consultar o Livro-base, p. 169, 150. A alternativa (e) também é falsa, pois, se o acesso à carteira de trabalho promove uma distinção de status, não pode ser pautado na lógica individualista, que pressupõe igualdade.
	
	D
	Permitiu a ampliação do sistema público de saúde a um número maior de pessoas.
	
	E
	Consistia em uma lógica individualista, pois o trabalhador era reconhecido pela sua profissão, carreira e renda.

Outros materiais