Buscar

Apol 4 SISTEMAS ORGANIZACIONAIS Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas Organizacionais
Conforme Thomaz Wood Jr. a partir do fim dos anos 70, um novo fenômeno veio povoar o mundo da gestão, onda que chegou aos trópicos nos anos 90. A abertura de mercado, as reformas econômicas e as privatizações criaram o ambiente para sucessivas modas gerenciais. O processo é cíclico. Ideias, originais ou reembaladas, podem brotar de vários terrenos: da academia, das consultorias e das empresas. A maioria morre na primeira infância, por não ser capaz de despertar interesse ou entusiasmo. Porém, algumas dessas ideias sobrevivem e passam a ser vistas como soluções. Então, um jornalista, pesquisador ou executivo atento e perspicaz escreve um livro, que misteriosamente ganha destaque em uma revista de negócios. Acendem-se os holofotes e chega a fama. O promotor da ideia ganha notoriedade e é transformado em guru. As consultorias, atentas, desenvolvem metodologias e prometem implantar a nova maravilha em sete passos certeiros. As empresas, entusiasmadas, adotam a novidade em uníssono. A mídia reflete e catalisa a onda, publicando histórias de sucesso, reais ou fictícias. Nas empresas, os novidadeiros são promovidos. As escolas incorporam o novo paradigma em seu currículo e o espalham por meio de seus cursos de educação corporativa. O que fica? A mídia de negócios vende revistas e espaço publicitário, as editoras vendem livros, os consultores empurram seus pacotes e os gurus enriquecem. Nas empresas, os padrinhos das novas ideias são promovidos e seus asseclas ganham força. No entanto, para as organizações, depois que baixa a neblina, pouco resta...
Adaptado de https://www.cartacapital.com.br/revista/782/a-gestao-pret-a-porter-2320.html
Pode-se observar no texto de Wood Jr. vários dos agentes fomentadores dos modismos organizacionais, tais como:
I. As instituições de ensino de negócios que difundem somente de práticas de gestão nacional comprovadamente adequadas a nosso ambiente.
II. Os meios de comunicação especializados em negócios como livros de gestão, publicações e revistas empresariais, que ajudam na reprodução e difusão de referências empresariais importadas.
III. Os consultores, analistas de treinamento, conferencistas e professores que atuam como legitimadores e impulsionadores do consumo cada vez mais intenso de gestão importada.
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação I é correta
	
	B
	Somente as afirmações I e II são corretas
	
	C
	Somente as afirmações II e III são corretas
	
	D
	Somente as afirmações I e III são corretas
Questão 2/5 - Sistemas Organizacionais
Inovações disruptivas dão mais informação e poder de escolha ao consumidor, facilitam processos e barateiam produtos, que assim se tornam acessíveis a mais gente. São exemplos os PCs substituindo os antigos computadores mainframe; telefones celulares roubando o lugar dos fixos; a Wikipédia, que sabotou milhares de vendedores de enciclopédia e serviços pagos de enciclopédias online; o Airbnb, que tira do sério associações hoteleiras; aplicativos como 99Taxis e Uber, que tomaram o lugar das empresas de rádio taxi; serviços como o Netflix, que jogaram para a irrelevância as vídeo-locadoras.
Adaptado de https://www.napratica.org.br/o-que-e-inovacao-disruptiva/#.W7_dD3tKiM8
Empresas tradicionais se sentem prejudicadas ao ter de enfrentar essa situação, em um típico movimento de inovação, que pode ser denominada de:
	
	A
	Incremental
	
	B
	Radical
	
	C
	Invenção
	
	D
	Descoberta 
Questão 3/5 - Sistemas Organizacionais
A Bematech é líder em soluções para automação comercial, com um portfólio completo que abrange desde a impressão até terminais de pontos-de-venda (PDV) completos. Marcel foi o primeiro a apresentar uma tese de mestrado em Informática no Paraná. Foi na universidade que ele conheceu Wolney, que também estudava o mesmo assunto: a produção de uma impressora para os aparelhos de telex. Parecia uma boa ideia, principalmente porque a líder na produção de aparelhos de telex ficava em Curitiba e mostrara interesse pelo projeto. E, de fato, era tão interessante que recebeu apoio de uma incubadora de empresas de tecnologia. A empresa, que começava a aprender a andar sozinha viu-se, no período Collor, em um mercado com financiamento incipiente, o que levou os dois ex-acadêmicos a buscar sócios. Com sócios, algum dinheiro e muita disposição, no início dos anos 90, eles produziram 600 impressoras. Mas, em 1992, com o avanço de outras máquinas mais modernas, o telex foi sendo descartado, até que a empresa quebrou e Marcel e Betiol se viram sem o seu principal cliente.
Adaptado de http://forbesbrasil.uol.com.br/Edicoes/140/artigo29120-1.asp
Ao vivenciar o fim do uso do telex a Bematech sofreu:
	
	A
	Uma mudança externa
	
	B
	Uma mudança incremental
	
	C
	Uma mudança planejada
	
	D
	Um modismo
Questão 4/5 - Sistemas Organizacionais
No experimento da sala de relês, realizado por Elton Mayo e sua equipe em Hawthorne (Escola de Relações Humanas), pode-se observar que, embora se tenha retirado TODOS os incentivos das moças que participaram do experimento foi neste momento que elas foram mais produtivas em relação a todo o período do experimento.
Segundo Elton Mayo esse resultado se deveu ao fato de que:
	
	A
	Mulheres não gostam de ter seu salário aumentado
	
	B
	O bom tratamento produz bom desempenho
	
	C
	Mulheres não gostam de pausas para descanso
	
	D
	Somente a punição faz com que as operárias trabalhem mais
Questão 5/5 - Sistemas Organizacionais
O McDonald's desenvolveu uma sólida reputação de excelente desempenho no setor de refeições rápidas, mecanizando a organização de todas as lojas franquiadas em todo o mundo para que cada uma produza um produto uniforme. Ele atende um mercado de massa cuidadosamente escolhido de maneira perfeitamente regular e consistente. A firma é um exemplo da adoção dos princípios de uma das abordagens de administração. Recruta uma força de trabalho não sindicalizada, em geral composta de estudantes universitários ou colegiais e trabalhadores de tempo parcial que podem ser moldados para se adaptarem à organização como planejado. Trabalha com padrões tais como fazer fila para realizar seu pedido, escolher o sanduíche ciente de que ele chegará no tempo certo e sempre do mesmo jeito, a divisão do trabalho entre os colaboradores, entre outras situações. E a "máquina" funciona perfeitamente a maior parte do tempo. Naturalmente, a empresa também tem um caráter dinâmico e inovador, mas isto é em grande parte restrito ao pessoal central que faz o trabalho de pensar para a corporação inteira (ou seja, o departamento de diretrizes e de planejamento do trabalho).
Adaptado de: Morgan, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2006.
Neste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O McDonald’s é um exemplo da adoção do taylorismo
PORQUE
II. Apresenta uma série de elementos de organização racional do trabalho, elaborada por Taylor.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
 justificativa correta da I
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira

Outros materiais