Buscar

O que é phmetria

Prévia do material em texto

O que é phmetria ?
 Um ácido é uma molécula que libera um íon H+ (próton) em solução, e uma base é uma molécula que aceita um íon H+ em solução a água, possui uma leve tendência a ionizar e pode atuar tanto como um ácido fraco como uma base fraca. Quando atua como uma base, ela aceita um próton para formar um íon hidrônio. A maioria dos prótons, em solução aquosa, existe como íons hidrônio (H3O).
 A acidez de uma solução é definida pela concentração de íons H+que possui. Para conveniência, utilizamos a escala de pH (potencial hidrogeniônico) e o íon hidrogênio.
 A presença de íons H+ e OH- determina a acidez e a alcalinidade das soluções.
H+ > OH-: Solução Ácida
H+ < OH-: Solução Alcalina
H+= OH-: Solução Neutra
 Teoria de Arrhenius
 Teoria da dissociação eletrolítica de Arrhenius - Quando uma substância dissolve-se em água, vai-se dividindo em partículas cada vez menores.Em alguns casos, essa divisão pára nas moléculas e a solução não conduz a corrente elétrica. Em outros casos, a divisão vai além de moléculas; estas dividem-se em partículas ainda menores, com carga elétrica, denominadas íons. Nestes casos, a solução conduz a corrente elétrica.
Conceito de ácido de Arrhenius - Substância, em solução aquosa, que libera como cátions somente íons H+.
Conceito de base de Arrhenius - Substância, em solução aquosa, que libera como ânions somente íons OH- (íons hidroxila ou oxidrila).
Solução tampão
 Tampão são soluções que vão manter menos brusca a variação do pH. Essas soluções são importantes para os seres vivos devido aos mesmos serem sensíveis a essas variações no seu meio interno. Na espécie humana, o pH do plasma sangüíneo é 7.42, e variações de mais ou menos três unidades de pH trazem conseqüências severas, com grande risco de vida. O tampão não impede mudanças no pH, mas atenua consideravelmente essas mudanças.
Métodos de phmetria

Outros materiais