Buscar

RESENHA- Milton Santos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA
Documentário: Milton Santos, por uma outra globalização.
O documentário por uma outra globalização de Milton Santos, retrata o atual processo de globalização, apontando fatos que interferem na construção da mesma.
Santos aponta falhas do Estado em relação a falta de técnicas e políticas, elementos fundamentais no processo de globalização, acarretando a violência, que é a forma encontrada pelos menos favorecidos para suprir suas necessidades.
Ele também relaciona o dinheiro e a informação da mídia à atrocidade. Segundo Santos a mídia é usada por poucos para interesses próprios, com intuito de convencer a população global de seus interesses, disfarçado por uma afeição do mercado e do sistema financeiro global.
O dinheiro passou a ser o centro de tudo, deixando de lado os valores humanos. O consumo tornou-se um regime totalitário, o que Santos chamou de Globaritarismo, associando-o ao aumento do desemprego, da pobreza, da fome e do egoísmo; é essa a forma cruel de se realizar a globalização que existe hoje.
De acordo a uma pequena idealização de Milton Santos, ainda é possível dar novos rumos a essa globalização, os valores do homem passaria a ser o centro das atenções, deixando de ser apenas um objeto.
Conclui-se que, os fatos expostos por Santos introduzem uma base de discussão para o momento que vivemos, fazendo com que as pessoas que tiveram acesso a esse documentário vejam o mundo de hoje com uma visão critica e de possibilidade. O documentário mostra a esperança de como deve ser um novo mundo, criado a partir das realidades já existentes.

Outros materiais