Buscar

Biofísica,atividade contextualizada.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
NOME: Lindiany Mirely Almeida Rangel
MATRÍCULA: 01270151
FACULDADE: Mauricio de Nassau
POLO: Petrolina-PE 
CURSO: Farmácia EAD
TUTOR(A): Kamila Rodrigues
RELATO DA SITUAÇÃO
Você está na sala de espera de seu oftalmologista para um exame periódico eletivo. Está distraído(a) lendo uma dessas “velhas” revistas de consultório. Em dado momento uma senhora de certa idade “puxa” conversa. Fala que está acompanhando a filha, que já está em consulta, e que sua filha tem muitos problemas pessoais, no trabalho e agora também de saúde. A senhora parece ter algo em torno de 65 anos. De acordo com ela, a filha tem tido problemas de visão que tem dificultado ela a ler. A filha teria lhe dito que está com miopia e hipermetropia, não conseguindo ver de perto e nem de longe. Durante a conversa, na qual você estava bastante atento(a), você pergunta se a filha da senhora tem por volta de 42 anos. Ela fica impressionada, pois a filha acaba de completar essa idade. Você completa dizendo que a filha já usava óculos. O que a mãe dela concorda.
PROBLEMAS DE CASO
1. É possível ter miopia e hipermetropia ao mesmo tempo?
2. Como você “adivinhou” a idade da filha?
3. O que está acontecendo com a filha da senhora?
 A miopia e a hipermetropia podem sim ambas acontecerem ao mesmo tempo, porém nunca no mesmo olho, isso acontece porque elas estão relacionadas ao tamanho do olho e ao lugar em que a imagem se forma dentro dele. Na miopia o globo ocular é mais longo por isso as imagens são formadas antes da retina, pessoas com miopias tem dificuldades para enxergarem de longe, já nas hipermetropias o globo ocular é mais curto do que o normal, formando assim imagens depois da retina, pessoas com hipermetropia tem dificuldades para enxergarem de perto.
 É na terceira idade que começam a surgir problemas específicos de visão, podemos citar a presbiopia, quando passamos dos 40 anos de idade, as pessoas percebem que se torna difícil enxergarem objetos de perto devido a presbiopia esse problema mais clássico e normal que existe. A presbiopia é conhecida também como a vista cansada, nada mais é que a perda progressiva da elasticidade do cristalino, o cristalino é a lente natural do olho, a perda dificulta focar objetos próximos com clareza. Por esse motivo a presbiopia também é conhecida como problema de visão do braço curto, pois temos que distanciar os objetos pra enxergá-los direito, esse problema é corrigido com o uso de óculos de grau. Por essa razão ficou fácil adivinhar a idade da filha com os problemas de visão, a mãe dela já uma senhora e os problemas q vinham acontecendo com a filha.
 A filha possuía problemas de miopia e hipermetropia diagnosticados, já usava óculos e vinha sentido outros sintomas na visão e a mesma já tinha passado dos 40 anos, por isso a presbiopia é perceptível.
 Diante disso, temos que procurar fazer sempre exames de rotina com o oftalmo para que diagnosticado com alguma doença, tratá-la, mantendo assim nossa saúde ocular ótima e comprar lentes de qualidade.
 
Referências:
• http://www.drrobertolimongi.com.br/blog/2014/08/e-possivel-ter-miopia-hipermetropia-e-astigmatismo-ao-mesmo-tempo/
• http://foernges.com.br/blog/2015/09/23/diferenca-miopia/ 
• https://lenscope.com.br/blog/problemas-de-visao-comuns-em-cada-idade/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais