Buscar

DIREITO E ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO E ECONOMIA
O movimento Direito e Economia surgiu nos Estados Unidos, e atingiu o mundo de forma significativa, passando a fazer parte da grade curricular do curso de Direito. Um grande contribuidor para essa discussão foi Ronald Coase, um advogado norte-americano que referiu  à interação entre o Direito e a Economia, tratando  das externalidades – impactos econômicos – positivas e negativas acerca do consumo e produção, indagando se determinado indivíduo teria o direito de prejudicar outro e como refrear sua ação quando prejudicial. Assim, para evitar o dano, poderia ser infligido um custo, isto é, poderia ser atribuída uma responsabilidade.
Observa-se desse modo uma conexão entre o Direito com os fundamentos da Economia dos custos de transação. A convergência dos fundamentos da Economia e dos fundamentos do Direito oportuniza a compreensão do real sentido e da razão de ser da norma jurídica, pois a empresa, como agente econômico e como sujeito de relações jurídicas, assume importante papel social. A regulamentação jurídica pode influenciar empreendimentos econômicos ao fim de promover o desenvolvimento e a mudança social.
Assim o judiciário atua como uma ponte para regularização das atividades econômicas, pois sem um poder judiciário forte e eficiente, a tarefa de garantir os direitos de propriedade e o cumprimento dos contratos dentro da esfera econômica, tornaria-se muito difícil. Sendo assim, o objetivo conjunto dessas duas disciplinas é buscar uma melhor qualidade de vida para população.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes