Buscar

MAIS PROJETOS...

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Hotmail Projeto e teatro PLANETA.zip
PROJETO D[1]...doc
MEIO AMBIENTE: CONHECER E PRESERVAR
Período: o ano todo
 Justificativa:
A discussão do tema preservação ambiental, se torna cada vez mais pertinente ao espaço escolar desde as primeiras séries do ensino fundamental.
É urgente que as questões como escassez dos recursos naturais, distribuição da riqueza e da terra seja amplamente discutida por toda a sociedade.A escola, como espaço privilegiado de democratização do saber, tem papel imprescindível neste processo de conscientização e proposta de alternativas.
 Objetivos
• Desenvolver conceitos, valores e atitudes favoráveis à preservação do meio ambiente;
• Compreender que o reaproveitamento de materiais gera economia da energia que é gasta na produção de novos utensílios;
• Compreender que a reciclagem de materiais gera economia dos recursos naturais utilizados como matéria-prima;
• Compreender que o reaproveitamento e a reciclagem evitam que materiais como plástico, vidro e alumínio sejam jogados na natureza e poluam o ambiente por décadas, séculos ou milênios;
• Estimular toda forma de economia: alimentos, água, energia elétrica, combustível, objetos como papel, etc;
• Conhecer que alguns produtos e objetos tais como inseticidas, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, possuem materiais tóxicos que contaminam o Meio Ambiente.
• Explorar as possibilidades de reaproveitamento criativo de materiais como utensílios descartáveis de plástico, vidro ou alumínio; papelão, papel etc.
•	Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas.
•	Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.
Recursos: 
• Textos literários
• Textos informativos
• Matrizes para confecção de jogos
• Fita de vídeo
• CD com músicas 
• Folhetos
• Cartazes
• Livros de Literatura Infantil
• Jornais
• Aparelho de CD
• Vídeo cassete
• Cartolina / papel cartão
• Sucatas diversas
ESTRATÉGIA:
Momento da sensibilização para o tema, onde diversos recursos podem ser usados para que as crianças conheçam o meio em que vivem, reconheçam a necessidade da preservação do meio.Desta sensibilização dependerá o envolvimento do grupo no projeto, além da definição dos caminhos a serem percorridos durante a pesquisa.
As crianças serão levadas a refletir sobre as conseqüências de suas pequenas ações cotidianas que contribuem para o desequilíbrio ecológico, escassez dos recursos naturais e, em última instância, a destruição do planeta.
É importante que as crianças percebam que por trás de pequenas ações praticadas irrefletidamente, podem surgir grandes problemas.
Podemos citar alguns exemplos e outros podem ser pesquisados:
Culminância:
Esta será a etapa final onde todo o conhecimento pesquisado deverá ser organizado e transformado em produto final.
É importante que as crianças proponham alternativas para os problemas detectados ao longo da pesquisa.
Estas alternativas podem ser expressas através de produtos de vários tipos.
Ex: Feiras Pedagógicas ou de Ciências
Folhetos
Cartazes
Livros
Apresentações utilizando as diversas linguagens artísticas, etc.
AVALIAÇÃO: Observação direta e constante do professor durante todas as etapas de execução do projeto sobre o desempenho dos alunos nas atividades individuais, em duplas e em grupos.
SUGESTÃO:VISITA AO PLANETÁRIO E A ALGUM POLO DE TRATAMENTO DE ÁGUA, ESGOTO OU LIXO
�PAGE �
�PAGE �2�
Projeto Meio Ambiente sd.doc
PROJETO: Meio Ambiente - Reciclagem
PERÍODO: 1º a 05 / Junho/09.
Justificativa:
 Envolver os alunos num projeto que busca não só a conscientização da importância da preservação do planeta, mas da ação de cada um através do não-desperdício, do reaproveitamento de matéria-prima e da reciclagem do lixo. 
Objetivo Geral:
 * Mostrar como a educação ambiental é importante para o nosso planeta, dando enfoque à problemática do lixo e à solução oferecida pela reciclagem.
 * Elaborar um informativo a respeito da reciclagem do lixo; conscientizando a comunidade da importância do reaproveitamento dos materiais recicláveis.
Objetivos específicos:
* Conscientizar os alunos da problemática do lixo;
*  Criar uma consciência ambiental ao ensinar aos alunos a importância da redução, da reutilização e da reciclagem;
* Esclarecer eventuais dúvidas acerca da reciclagem, aumentando, assim, o horizonte do conhecimento desses alunos;
*   Ensinar o aluno a reaproveitar o lixo, a fim de que ele crie objetos úteis para o seu dia-a-dia;
* Ajudar os alunos a confeccionar alguns brinquedos ou jogos.
* Realizar pesquisas e atividades sobre o reaproveitamento dos diversos materiais utilizados no dia-a-dia.
* Conscientizar-se da importância desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem estar de sua vida e do meio ambiente.
* Enfocar os prejuízos que a sociedade sofre com a má utilização do lixo, causando enchentes, poluição e doenças.
* Pesquisar em diferentes
fontes (jornais, revistas, boletins).
* Confecção de cartazes e do boletim informativo.
* Estabelecimento de relações entre os materiais que utilizamos no dia-a-dia e seu reaproveitamento final.
Estratégias: 
Confecção de cartazes, com recortes de objetos de plástico, papel, papelão, metal e vidro de panfletos para divulgar os materiais que deverão ser separados.
Montagem de um mural externo com objetos trazidos para a reciclagem (papel plástico, vidro e metal) contendo algumas informações a respeito do tempo de decomposição.
Leitura de textos informativos para as crianças à medida que o projeto for sendo desenvolvido e os materiais forem chegando, ir lendo para as crianças e trocando com as outras salas que estão estudando também.
Passeio pelo bairro com registros dos lixos encontrados
Elaborar uma lista com as crianças de algumas possíveis soluções que podem ajudas a amenizar o problema. Essas soluções poderão ser usadas na confecção dos cartazes além de fazer parte do informativo.
Propor ao grupo pensar estratégias para conscientizar as pessoas a separar o lixo reciclável do lixo orgânico.
Mostrar para as crianças brinquedos e objetos que podem ser feitos com materiais recicláveis, utilizando revistas, livros sobre o assunto e/ou os próprios objetos.
Confecção de brinquedos com materiais recicláveis, (alguns brinquedos podem ser doados para outras salas). Após escolherem quais irão fazer, dividir as crianças em grupo para confeccioná-los. Cada aluno deverá ter o seu trabalho.
Orientações didáticas:
* Lembrar-se sempre do objetivo do projeto que foi compartilhado com as crianças, registrando as descobertas e curiosidades sobre o tema para o informativo.
* Garantir um espaço na roda onde as crianças possam falar sobre suas hipóteses e serem ouvidas tanto pela professora como pelas crianças.
* Propiciar situações de interações entre as crianças para troca de conhecimentos e de suas hipóteses.
* Propiciar situações onde as crianças possam avançar em seus conhecimentos, confrontando os seus conceitos espontâneos com os científicos.
* Selecionar previamente os vídeos, histórias e textos informativos para serem discutidos, fazendo recortes que possam ser aproveitados como fonte de informação. O professor precisa saber bem do que se trata o texto ou vídeo para explora-lo melhor com os alunos.
Alguns conceitos: 
Mas, e o que é, de fato, a Educação Ambiental?
  Em poucas palavras, Educação Ambiental é uma forma de educar para desenvolver a consciência ambiental. É uma maneira de relacionar atitudes e aprendizado ao meio ambiente. Para muitos, ela restringe-se em trabalhar assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais, etc., o que faz com ela assuma um caráter basicamente naturalista (http://www.apoema.com.br/hp.htm).
  É um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros (DÍAZ, 2002).
 
Culminância:
 Exposição de trabalhos individuais de objetos confeccionados com materiais recicláveis no dia 05/junho, aberto aos pais às 17h30min.
Avaliação: 
 Acontecerá de forma processual, diagnóstica e acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto. Quando necessárias às atividades serão reformuladas para que os objetivos traçados possam ser alcançados.
 Os momentos mais significativos do projeto serão registrados, tendo como ponto de observação o interesse, a participação à autonomia, a criatividade, a interação do grupo, enfim, todos os dados, que nos retratem a relação da turma com o projeto. 
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Jogos como:
Bilboquê, dominó, boliche, peteca, vai-e-vem, jogo de dama, resta-um....
��� �� �� 
 
 
 
 
Valmira Dias
Coord. Pedagógica
20/maio/2009
� INCLUDEPICTURE "http://3.bp.blogspot.com/_CA2qgWJAukA/SLGVncmGqRI/AAAAAAAACfk/ns-4sawCwdg/s1600/soldados.jpg" \* MERGEFORMATINET ���
PROJETO ÁGUA[1].doc
PROJETO ÁGUA
I – JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura. 
II- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
· Saber sobre a necessidade de se economizar água.
· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
· Compreender o ciclo da água.
· Conhecer as causas da poluição da água.
· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
· Identificar o percurso da água do rio até as casas.
· Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
· Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
· Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
· Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
· Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
· Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
· Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
· Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
· Ouvir músicas, assitir a vídeos que tratem do tema.
· Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
· Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
· Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
· Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
· Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
· Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
· Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
· Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
II – OBJETIVOS GERAIS:
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água. 
Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água. 
III- ETAPAS PREVISTAS
Linguagem oral e escrita
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto. 
Produção coletiva de pequenos textos. 
Escrita espontânea. 
Cruzadinhas, caça-palavras. 
Atividades com alfabeto móvel. 
Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água. 
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado. 
MATEMÁTICA
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo). 
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio) 
Situações-problema
envolvendo a água. 
Jogo com dado/trilha. 
NATUREZA E SOCIEDADE
Observação do ciclo da água. 
Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas. 
Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso. 
Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto. 
Experiência do pé de feijão. 
Vídeos que abordam o tema. 
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída. 
VISUAL
Desenho livre e de observação. 
Recorte e colagem 
Dobraduras 
Releitura de obras de arte 
Modelagem com areia e argila 
Técnicas de pintura. 
Maquetes. 
Jogo da memória. 
MÚSICA E MOVIMENTO
Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema. 
Ginástica historiada (chuí, olha lá!). 
Circuito da água. 
Cd Xuxa, Guilherme Arantes. 
AVALIAÇÃO
Hora social e/ou exposição de trabalhos. 
Projeto- o luxo do lixo.doc
Projeto: o luxo do lixo
Escola: Escola Estadual Professor Victorio Américo Fontana
Público alvo: 2° séries A,B,C,D e E
Professoras: Marlene, Márcia, Regina, Sônia e Cileide
Duração provável: um mês
Objetivo: Realizar uma oficina de brinquedos com sucata proporcionando uma reflexão acerca dos produtos que consumimos, o lixo que produzimos e o reaproveitamento racional desse através da reciclagem.
Material necessário: Sucatas, tesoura, cola, fita adesiva, canetinhas, tinta, retalhos... 
Estratégias: 
*pesquisas realizadas extra-classe trazendo os conhecimentos adquiridos para socializar com o grupo,
*confecção de cartazes,
*trabalhos com recortes e colagens de materiais diversos (sucatas),
*confecção de brinquedos e outros objetos à partir de sucatas,
*análise de embalagens...
Desenvolvimento: 
-conscientização do grupo quanto a necessidade de se reciclar para reaproveitar materiais, evitar gastos desnecessários e contribuir para com o meio ambiente.
-socialização das pesquisas realizadas fora da escola em uma roda de conversa onde cada aluno expõe os conhecimentos adquiridos.
- Iniciar uma conversação sobre a sucata que cada participante trouxe para a atividade. 
- Pedir que cada um escolha uma das embalagens para falar sobre o produto: preço, tipo de embalagem, tipo de produto, etc. Pode ser feito um debate a partir das apresentações, sobre a possibilidade de reciclagem e sobre a importância de diminuirmos o consumo. 
- Após a conversação, colocar toda a sucata no centro da sala e conversar sobre a elaboração de brinquedos e outro objetos feitos com sucata, salientando que a receita para a construção do brinquedo é uma só: criatividade. Cada um inventa um brinquedo. O tempo para a atividade vai depender muito de cada grupo. 
- Finalizado os trabalhos, cada um apresenta o brinquedo que criou e o grupo organiza uma exposição dos trabalhos desenvolvidos. Os alunos também trarão de casa objetos feitos a partir do reaproveitamento do que chamamos “lixo” e esse material também fará parte da exposição.
Algumas dicas de brinquedos: carrinhos, fantoches, objetos, memória, quebra-cabeças, boliche, maquetes, etc. 
Avaliação: Será avaliada a participação do aluno e/ou grupo na realização de cada etapa do projeto.
Produto final: Realização de uma exposição dos trabalhos coletados e desenvolvidos pelos alunos.
�PAGE �
�PAGE �1�
PROJETO_Eu_e_o_meio_em_que_vivo.doc
Projeto : “Eu e o meio em que vivo”
Professora : Denise carvalho
Turma : maternal ii
TEMA 
Eu e o meio em que vivo
PROBLEMATIZAÇÃO 
 Projeto Institucional
OBJETIVOS GERAIS 
Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam.
Adquirir conhecimentos das partes do corpo, identificando e nomeando-as
JUSTIFICATIVA 
 
A imagem corporal que o indivíduo tem de si mesmo é o ponto de referência para todo o tipo de aquisição de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior.
As atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmo e de sua família, levando-os a descobrir-se, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e na sociedade.
CONTEÚDOS
ATITUDINAIS
Levar a criança a refletir ajudando-a a pensar;
Fazer com que a criança adquira hábitos, atitudes e habilidades para melhorar sua convivência na escola, na família e sociedade;
Conhecer o nome da criança;
Identificar o próprio nome e o do colega;
Conversar sobre quem faz parte da família;
Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;
Conhecer o próprio corpo;
PROCEDIMENTAIS
Registro das partes do corpo (contorno das crianças com giz no chão)
Colagem sobre um grande boneco de papel (identificar os olhos, a boca, o nariz, braços, penas etc...)
Músicas que falem do nosso corpo e cuidados com ele;
Mural com fotos da família;
Confecção de uma “carteira de identidade”;
Trabalhar a parlenda: “Sou pequenininho do tamanho de um botão...”( desenvolver a linguagem oral);
Brincar de casinha dramatizando situações familiares;
Dobradura representando a escola;
Música “ A casa” Vinícius de Morais;
Literatura Estória do Bonequinho Doce;
Confecção de um álbum com algumas atividades desenvolvidas e ao final mostrar às crianças e relembrar cada passo do nosso projeto, assim elas poderão dar suas opiniões sobre o que mais gostaram, o que menos gostaram....
CONCEITUAIS
 Identificar a si mesmo, o próximo, o ambiente em que vive e o ambiente escolar;
Estabelecer relação com a escola e a família;
Fazer com que a criança seja capaz de perceber-se como um ser social e que possui uma história;
Ampliar o vocabulário;
Explorar diferentes afazeres artísticos, desenhando, colando e pintando;
DURAÇÃO
	
Aproximadamente três meses
AVALIAÇÃO
Contínua e processual
PROJETO_HORTA.doc
PROJETO HORTA
Público Alvo – Destinado a alunos de Educação Infantil ao 1o Ciclo do Ensino 
Fundamental.
Duração: O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.
Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.
Objetivos Específicos:
Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
Contextualizar os conteúdos aos problemas
da vida urbana;
Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.
Avaliação: Observação periódica do interesse das crianças.
Justificativa:
Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo.
O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.
Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores. Valores tão bem traduzidos no livro Boniteza de um Sonho, do professor Moacir Gadotti : “Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos reconceitualizar nosso currículo escolar. Ao construí-lo e cultivá-lo podemos aprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte de tantos mistérios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação”.
Introdução:
As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente.
Além de complementar a merenda escolar e a alimentação de algumas famílias, o Projeto Horta pode ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Química, Física, Biologia e Matemática. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas. Essas experiências ao vivo despertam o interesse pelas aulas. Os estudantes pesquisam e debatem mais os assuntos melhorando assim o aprendizado. 
Neste projeto, as pessoas devem atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso. Os alunos devem estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Podem também elaborar estratégias que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.
Resultados previstos:
Maior integração do corpo docente;
Melhora no nível de socialização do aluno;
Desenvolvimento das habilidades específicas do aluno;
Melhora do nível de higiene do ambiente escolar;
Conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais.
As turmas envolvidas no projeto poderão realizar pesquisas sobre:
O solo, o clima e os alimentos;
Os alimentos e o seu valor nutricional;
A importância do solo na reprodução de alimentos;
Os cuidados com a preparação do solo;
Alimentos e seu valor nutricional;
Receitas pesquisadas junto a familiares e outras pessoas da comunidade que contenham os alimentos cultivados na horta;
Atividades relacionadas ao conteúdo programático de cada série.
Para implantar o projeto na sua escola, você vai precisar de: 
Um terreno para desenvolver a horta.
Apoio dos alunos, dos outros professores e da comunidade.
Recursos como palanques, arames, adubos, sementes e ferramentas necessárias ao cultivo de hortaliças.
Parcerias com os comerciantes locais.
Ajuda de instituições que tenham cursos de Agronomia ou Técnicas Agrícolas. Talvez eles tenham alunos interessados em auxiliar sua escola na organização da horta. 
Dicas para organizar uma horta:
O tamanho da horta deve ser calculado para produzir hortaliças suficientes para o consumo de toda a escola. Calcule sempre 10 m² por pessoa.
Escolha o melhor local observando se o terreno é plano ou levemente inclinado, livre de ventos fortes e frios, um local que receba luz do sol a maior parte do dia, perto de poço ou fonte e livre de inundações.
Não deixe de cercar o espaço da hora, isso evita estragos de animais domésticos.
Consiga boas ferramentas e comece o plantio.
As vantagens de ter uma horta em sua escola:
Fornece vitaminas e minerais importantes à saúde dos alunos.
Diminui os gastos com alimentação na escola.
Permite a colaboração dos estudantes, enriquecendo o conhecimento deles.
Estimula o interesse das crianças pelos temas desenvolvidos com a horta. 
Procedimentos:
O planejamento do projeto deve ser feito de modo que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas. A cada semestre, pode ser escolhida uma verdura para ser cultivada. Mas, antes que os alunos comecem a ter contato com a terra e as sementes, é importante que o professor procure envolvê-los em uma atividade lúdica que desencadeie a questão do cultivo. 
Sugestão de Atividade:
Como parte do trabalho de cultivo de espinafre, por exemplo, os alunos podem ouvir uma historinha do Popeye, em que o personagem reclama da qualidade do espinafre enlatado e resolve cultivar sua própria plantação.
O incentivo de maneira lúdica é fundamental principalmente nas turmas de Educação Infantil. 
A partir da história do Popeye começam as atividades de preparação para a semeadura e os alunos podem conhecer suas características. Eis uma sugestão de programação: 
1ª etapa: 
Visitação à horta: reconhecimento do espaço em que será feito o plantio. Nesta etapa, os professores devem aproveitar para conversar com os alunos, abordando questões como o que é uma horta, para que serve e o que podemos plantar nela. 
Exploração do espaço da horta, mostrando suas partes e os instrumentos que serão utilizados para a semeadura. Cada turma conhece seu espaço no canteiro e aprende como manusear, com segurança, o ancinho, a pá, o regador e a sementeira. 
Um quadro informativo, fixado na horta, sempre trazendo novidades sobre Ecologia, plantio ou outro assunto que seja referente ao trabalho é interessante. 
Preparação da terra:
Depois de uma aula sobre plantio, os alunos começam a preparar a terra afofando-a, desmanchando os torrões que se formam e molhando-a.
2ª etapa: 
Apresentação do espinafre aos alunos.
Aula instrutiva em que os professores explicam às crianças
as características e o valor nutricional do espinafre e para que servem as vitaminas que estão contidas nele.
Experimentação da verdura Hora de conhecer o gosto do espinafre. Para tanto, deve ser preparado um creme de espinafre para degustação.
3ª etapa: 
Plantio do espinafre.
Os alunos deverão ser "apresentados" à semente que será plantada. Em seguida, fazem as covas para colocação da semente. Depois da plantação, os professores devem combinar com a turma o espaço de tempo em que será feita a rega e a limpeza dos canteiros.
4ª etapa: 
Acompanhamento da plantação.
Durante a época de crescimento da plantação, podem ser criadas atividades relacionadas à horta, como, por exemplo, visita ao minhocário, observação do crescimento da semente, limpeza e rega dos canteiros. Também podem ser desenvolvidos trabalhos ligados ao tema "natureza". 
5ª etapa:
Colheita: No final do semestre, os alunos fazem a colheita do que foi plantado. 
Experimentação:
A fase final do projeto deve ser encarada como uma festa onde todas as turmas se reúnem para comer o espinafre que plantaram. 
Graças ao Projeto Horta, as crianças estudam as Ciências na prática. A vivência deste projeto é uma experiência muito rica para os alunos, instiga a curiosidade deles e introduz noções de Ciências Naturais desde a Educação Infantil.
Caso não exista uma área disponível para montar a horta, plante as mudas de hortaliças em vasos. Ver o tomate crescer e depois comê-lo dá às crianças uma noção da produção bem diferente daquela que elas aprendem ao acompanhar a mãe ao armazém ou ao supermercado.
COMO MONTAR UMA HORTA NA ESCOLA
Escolha do local
Sol e água são prioridades na vida das plantas e, por isso, o lugar onde serão montados os canteiros tem de receber, no mínimo, cinco horas diárias de luz solar e ter por perto uma fonte de água limpa.
Solo
O melhor tipo de solo para a agricultura é o areno-argiloso. Ele apresenta todas as propriedades necessárias para o desenvolvimento das plantas. É possível descobrir o tipo de solo por meio de experiências simples. Veja a seguir duas opções:
1ª experiência:
Cave um buraco de 15 a 20 centímetros de profundidade e coloque a terra retirada em um recipiente de vidro liso e transparente. Complete com água e agite bem. Deixe a mistura descansar até que a terra assente. A camada escura que se forma na superfície é composta de húmus. Logo abaixo, forma-se uma camada constituída de partículas finas, indicando a presença da argila. No fundo, depositam-se grãos mais grossos, de areia. Se dentro do vidro houver menos de 15 % de argila, o solo é considerado arenoso. De 20 a 40 % de argila, é areno-argiloso. E acima de 40 % de argila, o solo é argiloso. Se houver menos de 5 % de argila, conclui-se que naquela parte do solo existe apenas matéria orgânica.
2ª experiência:
Amasse um punhado de terra úmida com as mãos. Em seguida bata com força uma palma na outra. Se as mãos ficarem sujas, tingidas, cheias de terra nas linhas e nas marcas digitais, o solo pode ser considerado argiloso. Caso as mãos fiquem limpas e grãos de areia raspem as palmas, o solo é arenoso. Conforme o caso, incorpore terra argilosa, areia e esterco ao solo, até chegar à proporção de três medidas de terra argilosa, duas de esterco (de preferência, de gado e bem curtido) e uma de areia.
Montagem dos canteiros:
Para trabalhar com crianças e adolescentes, o ideal é que os canteiros tenham 2 metros de comprimento por 1 de largura e, no mínimo, 50 centímetros entre um canteiro e outro. A profundidade deve ser de 30 a 40 centímetros. Para segurar a terra nas laterais da horta, pode-se utilizar tijolos ou bambu.
Semeadura:
Existem duas formas de semeadura, a direta e a feita em sementeira. Na direta, as hortaliças são semeadas nos canteiros e ficam ali até a época da colheita, como beterraba, cenoura, espinafre, rúcula, almeirão, salsa e coentro. A profundidade da linha de semeadura deve ser de dois centímetros para as sementes menores e de dois e meio para as maiores, como a beterraba e o espinafre. A precisão na semeadura é muito importante, pois se as sementes ficarem muito fundas, não germinam e se ficarem no raso, podem ser levadas pela água.
No caso das sementeiras, as hortaliças são semeadas primeiramente numa caixa e depois transplantadas para o canteiro. Isso é feito para que as mudas se desenvolvam com mais força. O procedimento é indicado para o plantio de alface, chicória, mostarda, couve, repolho e cebolinha. Para a alface, chicória e mostarda, o espaço entre as mudas deve ser de 1 palmo. Já a couve e o repolho precisam de 3 palmos. No transplante, tome cuidado para não danificar a raiz. Faça-o sempre no final do dia, seguido de rega do canteiro.
Tempo para transplante:
Alface e chicória: assim que apresentar de quatro a seis folhas;
Couve, repolho e cebolinha: 30 dias
Época de colheita:
Rabanete: 35 dias;
Alface, chicória, almeirão e rúcula: 40 dias;
Espinafre: 60 dias;
Salsa: 70 dias;
Beterraba e cenoura: 90 dias.
Rega:
É um dos principais momentos do cultivo de uma horta. Sem a rega, é impossível o bom desenvolvimento de qualquer planta. Ela deve ser feita de manhã bem cedo. No caso de dias muito quentes, regue também no final da tarde. Em regiões de clima mais ameno, uma rega ao dia é suficiente. O solo do canteiro ou a terra da sementeira deve receber água de maneira uniforme, até que infiltre abaixo das sementes ou raízes, sempre tomando cuidado para não encharcar a terra.
Colheita:
É feita de duas maneiras: arranco e corte. Para alface, chicória, mostarda, beterraba, cenoura e rabanete, basta arrancar. Salsa, cebolinha e rúcula devem ser cortadas três dedos acima do solo Se a salsa e a cebolinha forem cortadas corretamente, poderão ser colhidas muitas vezes. Rúcula e almeirão, no entanto, podem ser colhidos, no máximo, sete vezes.
O almeirão deve ser cortado rente ao solo. No caso do espinafre, deve-se cortar apenas os ramos maiores. Para a couve, retire as folhas maiores com cuidado para não danificar os brotos centrais. Tanto o espinafre quanto a couve podem ser colhidos diversas vezes.
Controle de pragas e doenças:
Para evitar o aparecimento de pragas e doenças, alguns cuidados devem ser tomados. O ideal é não cultivar uma única hortaliça no canteiro, pois cada planta retira um tipo de nutriente do solo e atrai um diferente tipo de praga.
Nas bordas dos canteiros, cultive salsa, cebolinha e coentro. Eles funcionam como repelentes para alguns bichinhos acostumados a atacar as hortaliças. Numa metade, cultive alface. Na outra, beterraba. Esse procedimento ajuda a equilibrar a retirada das vitaminas do solo e confunde os bichinhos que atacam as plantas pelo cheiro, cor e forma das folhas.
O cultivo de ervas medicinais, como melissa, capim-cidreira, poejo, hortelã, menta e boldo ao redor da horta, também é muito eficaz para espantar algumas pragas. A erva-doce atrai para si o pulgão que costuma atacar a couve. Se houver poucas plantas de couve na horta, pode-se fazer a lavagem das folhas retirando todos os pulgões. Se não resolver, o ideal é aplicar a calda de fumo.
Receita da calda de fumo:
Ingredientes:
50 gramas de fumo de corda picado
1 litro de água
1 colher de café de pimenta-do-reino
Preparo:
Ferva a água com o fumo picado até a mistura ficar bem escura. Deixe esfriar, coe e acrescente a pimenta. No caldo, acrescente mais cinco litros de água e pulverize as folhas no final da tarde.
Não molhe as folhas após a aplicação. Repita a operação até que os pulgões desapareçam. Consuma
as folhas apenas dez dias após a última aplicação.
Quando o trabalho é desenvolvido com crianças, prefira as sementes às mudas. Assim elas podem acompanhar todo o processo de germinação. Ensine a turma que para as plantas crescerem viçosas é necessário que tomem cinco horas de sol por dia. Por isso, devem ficar fora da sala de aula. Também precisam de água diariamente. No período de calor, são duas regas, uma de manhã bem cedo e outra no final da tarde. Na hora da colheita, um cuidado é essencial para evitar que as raízes da salsinha e da cebolinha morram: cortar as ervas três dedos acima da terra.
Desenvolvendo os conteúdos
( Cabe ao professor adaptar ao nível de sua turma )
O professor deve designar tarefas para as crianças durante o trabalho na horta, criando estratégias de ensino para as disciplinas curriculares, como exemplificamos a seguir:
História / Geografia:
Pesquisar, pela região, quais os tipos de plantações são cultivadas; para que fim são destinadas ( subsistência e/ou comercialização ); se são rentáveis; por que não mudar; por que mante-las etc.
Montar um mural, com recorte e colagem de gravuras de jornais e revistas, sobre alimentos vegetais, minerais e animais de comunidades diferentes.
Pesquisar na comunidade a existência de pessoas que saibam algumas receitas de pratos típicos com hortaliças para serem ensinadas na escola e aproveitadas pelas crianças (inclusive cascas e sementes).
Fazer a planta do local onde mora para a observação e sugestões de locais mais apropriados para os canteiros.
Matemática:
Comparar as dimensões dos canteiros (maior/menor, mais alto/mais baixo), suas dimensões lineares, figuras geométricas etc.
Observar a profundidade e a distância entre as covas, comparar quantidade, números pares e ímpares na colocação das sementes etc.
Observar e estudar, durante a colheita, tamanho, forma, quantidade e tipos de folhas, talos e raízes etc.
Diferenciar nas receitas os diferentes tipos de unidades dos ingredientes, pesos, medidas etc.
Trabalhar conceitos matemáticos relacionados ao espaço da horta como área e perímetro. Na semeadura contagem de sementes e medida dos sulcos ou covas. Explore o reconhecimento de formas geométricas e o uso dos sistemas de medida.
Ciências:
Situar o desenvolvimentos da planta no tempo, desde sua germinação até a colheita.
Observar a incidência (posição) do Sol sobre a horta, durante os períodos da manhã e da tarde, para posterior comparação com outros meses do ano.
Contrastar o clima durante as estações do ano.
Diferenciar os diversos tipos de solo e suas matérias orgânicas;
Exposição de trabalhos sobre a semente, o desenvolvimento das plantas, os animais da horta.
Trabalhos sobre a produção de transgênicos e orgânicos no município e no estado. 
Palestras, vídeos sobre alimentação saudável.
A importância dos alimentos; tempo de germinação das plantas; técnicas de plantio e preparação do solo.
Reconhecer a importância da cadeia ecológica etc.
Português:
Escrever frases sobre a importância das hortaliças, sua utilidade, suas propriedades etc.
Escolher aquelas que mais lhe agradam ao paladar e narrar de que maneira mais gostam de comê-las.
Trazer de casa diversas receitas com hortaliças (pesquisa).
Criar histórias e personagens com as hortaliças.
Construir um final para a história iniciada pela professora, usando a horta, hortaliças, vitaminas, sais minerais e concluir com um título etc.
Semanalmente as crianças podem fazer individualmente o registro pôr meio de desenho ou escrita do estágio do desenvolvimento que a planta se encontra. O montante de registro de cada criança comporá uma seqüência com todo o processo de desenvolvimento do trabalho que culminará com a colheita e preparo do alimento para que todos comam.
Produções textuais, histórias em quadrinho, poesias e músicas sobre as minhocas.
Produção de livros com as receitas que foram degustadas no desenvolver do projeto.
E ainda...
Se o cultivo da horta for feito com as mãos, estimulará a capacidade motora dos alunos.
Explore também a percepção da textura do solo, cheiro e umidade.
Elaboração de cartaz com todo processo em andamento.
Observando e usando a horta escolar na aplicação dos conteúdos programáticos, o aluno de zona rural poderá, com certeza, construir em sua casa, com seus pais e irmãos, uma horta cuja finalidade será a de ter lucros em seu próprio benefício.
..................................................................................................
BIBLIOGRAFIA:
ACHARAM, Y.M. - As Plantas que Curam. Vol. I - 1ª edição - Ed. Li Bra. - São Paulo. 
COSTA, R. - Notas de Fitoterapia. - 2ª edição - Rio de Janeiro, 1958. Guia Rural - Ervas e Temperos. Ed. Abril - São Paulo, 1991. 
PRIMAVESI, A. - Manejo integrado de pragas e doenças. Ed. Nobel - São Paulo, 1988.
TEIXEIRA, A.S. - Dicas de Alimentos e Plantas para a Saúde. Ed. Tecnoprint S.A. - Rio de Janeiro, 1983.
"Horta como o lugar 
onde crescem as 
coisas que, no 
momento próprio, 
viram saladas, 
refogados, sopas 
e suflês. Também 
isso. Mas não só. 
Gosto dela, mesmo 
que não tenha nada 
para colher. Ou 
melhor: há sempre 
o que colher, só que 
não para comer."
"Pois é, horta é algo mágico, erótico, 
onde a vida cresce 
e também nós, no 
que plantamos. 
Daí a alegria. E 
isso é saúde, 
porque dá vontade
de viver. Saúde 
não mora no corpo, 
mas existe entre o 
corpo e o mundo - 
é o desejo, o 
apetite, a nostalgia, 
o sentimento de 
uma fome imensa 
que nos leva a 
desejar o mundo
inteiro." 
 
(A HORTA - Rubem Alves, em "O Quarto do Mistério" )
IMPORTANTE:
Lembramos que o presente material não foi elaborado com intuito de fazer chegar às mãos dos professores “receitas mágicas” mas sim exemplos, modelos, dicas, idéias para que o professor refletindo sobre sua prática diária possa desenvolver seu trabalho de forma que este seja prazeroso e significativo para os alunos.
Exemplo:
__ Os enlatados de espinafre estão ficando muito caros e, quando eu os como, quase não sinto mais aquele gostinho maravilhoso que tem o espinafre. Diz Popeye.
__ Eu tive uma idéia, Popeye! Vamos plantar espinafre! Vamos até a loja de produtos naturais comprar sementes e, então, podemos montar uma horta verdinha de espinafre! Olívia Palito responde alegre.
__ Seu vendedor, eu e a Olívia vamos começar uma horta e a primeira coisa que queremos plantar é espinafre. O senhor sabe que eu não vivo sem espinafre. Só assim eu fico forte e com uma saúde de ferro. Popeye anima-se.
Ao chegar em casa, Olívia e Popeye foram logo para o quintal e começaram a preparar a terra: afofaram, regaram e depois plantaram as sementes.
__ Dá para acreditar? Nasceu espinafre por todo o canto! Olívia Palito e Popeye ficam satisfeitos.
Podem ser cultivados alface, tomate e couve seguindo sempre a mesma linha de atividades. Trabalhando com tomates, por exemplo, pode-se preparar o “Festival do Tomate”, onde os alunos, depois da colheita, pesquisam com seus responsáveis várias receitas em que o tomate é o ingrediente principal e em um segundo momento sejam preparados os pratos na escola chamando os responsáveis para um grande almoço.
Autoria do Projeto: Paty Fonte
Contatos: 
( ( 0xx21) 3367-3780 / 3367-3781
( � HYPERLINK mailto:projetosdinamicos@superig.com.br ��projetosdinamicos@superig.com.br�
( ( 0xx21)
9275-9913
�
teatro AGONIA DE UM PLANETA.doc
AGONIA DE UM PLANETA
Profesoras: Marice Piffer Martins(Atualmente reside em Guaíra - PR) e Terezinha Bordignon
PERSONAGENS:
Terra, Sol, Anjo, Lua, três Estrelas (Todas com o nome de Maria): Todas as personagens descalças. Nas mãos um bastão com tira coloridas de papel, barbante, lã, sobra de tecido para dar brilho e movimento aos astros. As roupas podem ser feitas de TNT ou plástico linholene. Todos os alunos são identificados com um papel preso à roupa.
CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS:
Terra
��
Roupa rasgada cor cinza (Tingir uma roupa velha ou costurar uma de TNT). Boca e rosto pintados em tom cinza. Na cabeça um capacete, bola de isopor, ou bexiga branca, bola de borracha recortada, com desenho dos Continentes. (Pintar com tinta lavável ou colar um papel).
Sol
��
Roupa vermelha, raios luminosos na cabeça, tiras vermelhas e amarelas. Pintura do rosto bem carregada de vermelho, rouge e batom.Uar um short ou bermuda vermelha. tiras vermelhas e laranja coladas à cintura. 
Anjo 
��
Roupa branca, asas e uma coroa de flores brancas na cabeça. Rosto natural 
Lua
��
Roupa cor azul claro ou prateada, rosto e lábios pintado de azul ou prata.
Uma das Estrelas Três Marias
��
Roupa amarela ou dourada, na cabeça uma estrela dourada.
CENÁRIO:
Enfeitar o cenário pendurando uma lua azul, três estrelas (são as Três Marias)
DESENVOLVIMENTO:
As personagens tomam seus lugares no palco:
Estrelas, Sol e Terra( um pouco afastada, andando bem devagar em círculo, como se fosse sua órbita, de cabeça baixa, triste).
SOL – (falando bem alto e animado) Bom dia, Estrelas queridas!
ESTRELAS – (falando juntas) Bom dia, querido Sol!
SOL – Bom dia, linda Terra!
TERRA – (Permanece em silêncio, cabeça baixa)
SOL – Bom dia, Terra maravilhosa! 
TERRA – (Continua em silêncio)
SOL – Bom Terra! Levante a cabeça!
TERRA – (Não diz nada)
SOL – Nossa, que Terra silenciosa! Será que está cansada ou ainda não acordou?
ANJO – Nesse momento o anjo entra e toca uma musica de anjos . O anjo para e diz: Bom dia Sol, como você está belo!
SOL: Bom dia anjo
ANJO - Bom dia estrelinhas!
ESTRELINHAS – Bom dia, anjo!
SOL – Que bom vê-lo, anjo Celestino! O que faz por aqui?
ANJO – Estou de passagem. Parei um pouquinho para descansar e me aquecer, mas já estou seguindo viagem.
SOL – Para onde você vai Celestino?
ANJO – Vou visitar a linda Terra. Estou com saudade. Estive visitando outros astros criados por Deus, agora quero rever minha amiga. Não vejo a hora de tomar banho nas cachoeiras, comer frutas saborosas, ouvir o cantar dos pássaros, respirar aquele ar perfumado.
SOL – O quê, você não sabe o que aconteceu com a Terra?
ANJO – Não amigo. O que foi, ela sofreu alguma catástrofe? Foi terremoto? Maremoto? Ou foi vulcão?
SOL – Não foi nada disso. Dê uma olhada para ela. Veja como está triste.
ANJO – Nossa ! não tinha observado, mas ela realmente está com problemas!!! Está sem vida! Ela está agonizando...
TERRA – (Levanta a cabeça, permanece triste e fala com voz triste e angustiada) Socorro! Socorro! (Abana-se com falta de ar)
ANJO – (Fala para o Sol e Estrelas) Vou voar para lá imediatamente. Quem sabe eu possa fazer alguma coisa por ela? Tchau amigos.
SOL - Tchau, amigo anjo !!! , voe o mais rápido que puder. 
ANJO – (Vai em direção à Terra) Toca realmente o cd de anjos! Quando chega diz: Olá amiga Terra. Vejo que vocÊ está triste. O que aconteceu querida?, Eu para ajudá-la!!! vim para socorrê-la. 
TERRA _ (Para de girar e senta-se no chão, triste) Anjo querido..., veja como estou. Estou morrendo. Não tenho ar. O ar que Deus me deu foi envenenado com gazes tóxicos. Sinto sede, mas a água que me resta foi poluída com lixos e detritos. Sinto fome, mas no meu solo já não nasce mais nada, pois foi arado, sofreu erosões e envenenamento. (Chora)
ANJO – Calma, Terra. Quem sabe ainda há uma solução! Vou pedir ajuda a algumas pessoas conscientes, aos governos de todos os países. Vamos conscientizar todos os povos sobre a necessidade de cuidar do Planeta Terra, afinal é o local onde moram.
TERRA – É por isso que estou triste. É tarde demais. Não há pessoas, nem animais, nem plantas, só deserto. Estou me tornando um planeta seco, como Marte, Júpiter, Saturno e outros planetas do nosso sistema solar. (Cair no chão e morrer)
ANJO – (Olhando para a platéia) Já não há o que fazer. Está morta, totalmente estéril. Deus a fez a Terra tão bela. A humanidade não fez nada por ela. Não lhe deram valor!
(SOL E ESTRELAS – aproximam-se. Ficam em volta, formando um círculo)
SOL – As plantas não mais germinarão!
ANJO – As crianças não mais sorrirão!
ESTRELA – (juntas) A Terra era azul, agora é cinza!
ANJO – Vamos enterrá-la. 
(todos pegam a Terra no colo e saem do palco cantando a marcha fúnebre):
Tan – tan – tantan 
Tantam – tantam – tantam – tantam! Bis
Todos voltam ao palco e o aluno que representou a Terra comenta:
Hoje foi só um teatro, mas se não cuidarmos da Terra com carinho, preservando seu meio ambiente, isto vai acontecer muito mais cedo do que esperamos, e aí será o fim da humanidade.
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO.doc
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO
			LIXO
			TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO
			CASCAS DE FRUTAS
			DE 1 A 3 MESES
			PAPEL
			03 A 06 MESES
			PANO
			DE 6 MESES A 1 ANO
			CHICLETE 
			05 ANOS
			FILTRO DE CIGARRO 
			DE 05 A 10 ANOS
			TAMPA DE GARRAFA
			15 ANOS 
			MADEIRA PINTADA
			15 ANOS
			NYLON 
			MAIS DE 30 ANOS
			SACOS PLÁSTICOS 
			DE 30 A 40 ANOS
			LATA DE CONSERVA
			100 ANOS
			LATAS DE ALUMÍNIO
			200 ANOS 
			PLÁSTICO 
			450 ANOS
			FRALDA DESCARTÁVEL
			600 ANOS
			GARRAFAS DE VIDRO
			INDETERMINADO 
			PNEU 
			INDETERMINADO 
			GARRAFAS DE PLÁSTICO (PET)
			TEMPO INDETERMINADO
			BORRACHA
			TEMPO INDETERMINADO
Hotmail sitio do pica pau amarelo.zip
As primeira Emílias.doc
AS PRIMEIRAS EMÍLIAS
Qual delas é a mais atraente para as crianças?
Por quê?
	
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	
	_______________________________________________
Biografia de Lobato parte 1.doc
O dono do Sítio - página 27 do Livro de Língua Portuguesa
Quem foi Monteiro Lobato
Biografia – História da vida de uma pessoa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenho de Lobato
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
Dona Benta.doc
DONA BENTA
Copie o texto da página 25.
Desenhe-a e faça um lindo colorido.
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
Emília.doc
O dono do Sítio - página 27 do Livro de Língua Portuguesa
EMÍLIA
Copie o texto da página 25.
Desenhe-a e faça um lindo colorido.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Estado de São Paulo com a Cidade de Taubaté parte 3.doc
Mapa Plano do Estado de São Paulo
Cidade de Taubaté
	1º) Localize e pinte a cidade de Taubaté onde nasceu Monteiro Lobato.
	Complete:
	Monteiro Lobato adotou o nome de ______________________________
	____________________________________, porque queria ______
	____________________________________________________
Mapa do Brasil seu estado e o de Lobato parte 2.doc
Mapa Plano do Brasil
	1º) Pinte no mapa o Estado de Minas Gerais de vermelho.
	2º) Pinte o Estado de São Paulo de verde.
	3º) Pinte a costa brasileira, onde fica o Oceano Atlântico, de azul.
Marques de Rabicó.doc
MARQUÊS DE RABICÓ
Escreva tudo o que sabe sobre esta personagem.
Desenhe-a e faça um lindo colorido.
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
Narizinho.doc
NARIZINHO
Copie o texto da página 24.
Desenhe-a e faça um lindo colorido.
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
O primeiro Sítio.doc
O PRIMEIRO SÍTIO NA TELEVISÃO
Qual o mais bonito, o antigo ou o moderno.
Por quê?
	
____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	
	_______________________________________________
Pedrinho.doc
PEDRINHO
Copie o texto da página 24.
Desenhe-o e faça um lindo colorido.
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
Sítio Capa.doc
Trabalho de Língua Portuguesa, História e Geografia
Vale 3,0
			____________________________________________________________
			__________________________________________________________
			___________________________________________________________
Sítio do Picapau Amarelo
ILUSTRAÇÃO DA CAPA
Terminando com Lobato.doc
JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO
	
	
Monteiro Lobato Nasceu em Taubaté, em 18 de abril de 1882. 
Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusto Lobato. 
Seu nome verdadeiro era José Renato Monteiro Lobato, mas em 1893 o 
autor preferiu adotar o nome do pai por desejar usar a bengala dele que 
tinha no punho as iniciais JBML de José Bento Marcondes Lobato, o pai. 
Viveu 66 anos muito bem vividos, mas no dia 4 de julho de 1948, o 
criador do Sítio do Picapau amarelo morreu vítima de derrame. 
No dia 18 de Abril, dia do nascimento de Monteiro Lobato, é comemorado 
o Dia Nacional do Livro Infantil.
Tia Nastácia.doc
Marques de Rabicó
Escreva tudo que sabe sobre esta personagem.
Desenhe-a e faça um lindo colorido.
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
Turma do Sítio para colorir.doc
TURMA DO SÍTIO PARA COLORIR
	
	
Visconde.doc
VISCONDE DE SABUGOSA
Copie o texto da página 25.
Desenhe-o e faça um lindo colorido.
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
	____________________________________________________
Hotmail VARIOS PROJETOS.zip
14[1].PROJETO_ Recursos hidricos do planeta_1.doc
Projeto: Recursos Hídricos do Planeta
Descrição:
Este projeto consiste na elaboração de um comunicado à comunidade escolar, alertando-a sobre o papel da sociedade no que concerne à utilização dos recursos hídricos do planeta. 
Objetivos:
1. Conscientizar os alunos quanto à correta utilização dos recursos hídricos no contexto sócio-ambiental.
2. Relacionar a disponibilidade dos recursos hídricos aos movimentos sociais e migratórios, ao crescimento urbano e ao êxodo rural.
3. Caracterizar o papel da sociedade, tendo em vista as formas de utilização do sistema hídrico brasileiro.
4. Identificar problemas ocasionados pelo uso inadequado da água.
Sugestões de Atividades:
1.Apresentação geral do tema através de um vídeo e/ou texto sobre o tema proposto (ex: vídeos educativos, Globo Repórter...). 
2. Distribuir pelos grupos da turma os temas a serem desenvolvidos no projeto. Esses temas serão escolhidos de comum acordo com as disciplinas envolvidas. 
3. Os alunos escolherão as formas de apresentação do tema distribuído. Essa apresentação poderá ser feita para outras turmas da escola e para as escolas parceiras. 
4. Cada grupo redigirá um relatório final com os resultados obtidos na pesquisa. 
5. Baseados nos relatórios, os alunos redigirão um comunicado à comunidade escolar, alertando-a sobre o papel da sociedade no que concerne à utilização dos recursos hídricos do planeta. 
Atividades Extras:
 
1. Visitas às estações de tratamento de água (Boqueirão, Guandu). 
2. Entrevistas ou palestras com profissionais da área. 
3. Realizar campanhas sobre o desperdício da água. 
Dicas para os Professores: 
 
1. Relacionar as diferentes disciplinas envolvidas aos conteúdos a serem abordados no projeto. 
2. Orientar os alunos quanto às fases do projeto visando ao cumprimento das tarefas, prazos estabelecidos, resultados obtidos, auxiliando-os na elaboração do trabalho. 
3. Sugestões de temas a serem desenvolvidos no Projeto:
Século XXI - o poder da água 
A água: recurso não renovável 
preço do desperdício 
Formas alternativas para obtenção da água 
Poluição das águas 
Problemas decorrentes do
uso inadequado da água 
Preservação dos ambientes hídricos 
4. A escolha da forma de apresentação dos temas ficará a cargo de cada grupo. Entretanto, poderá ser sugerido o uso da home page, caricaturas, história em quadrinhos, folder, gif animado, dramatização, dentre outros. O uso dessas formas de apresentação tem por objetivo integrar as diferentes disciplinas como Educação Artística, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, História e Geografia. 
5. A avaliação do projeto deverá envolver a fase de acompanhamento e elaboração, bem como a apresentação da tarefa, o relatório final e a carta (comunicado) da turma. 
Informações Importantes:
"Desde a Antiguidade à beira de rios, lagos e do mar, cidades se desenvolvem e vivem da exploração das riquezas dos recursos hídricos, como por exemplo: São Paulo à beira do rio Tietê, Londres do Tâmisa, Paris do rio Sena e Rio de Janeiro à beira do mar, de forma que os complexos aquáticos doces e salgados sempre ofereceram alimentação e condições de sobrevivência ao ser humano. 
A água tem diversas utilidades ao homem como, por exemplo, para: a irrigação na agricultura, a indústria, o uso doméstico, a pesca, a geração de energia elétrica, atrair o turismo e como gerenciadora de empregos na infraestrutura de sua distribuição. Sem contar que os rios são importantíssimos recursos viários, não podendo ser esquecido como fator de desenvolvimento econômico, por este motivo.
Portanto, os ecossistemas hídricos são tão importantes que sem eles não haveria vida como conhecemos; daí a importância do estudo das águas e principalmente porque a sua biodiversidade é uma das menos conhecidas, lembrando que só no rio Amazonas são catalogadas mais de 2.000 espécies de peixes e ainda há muito a se conhecer". 
(Trecho retirado do site A Última Arca de Noé ) 
Faixa Etária: Alunos de Ensino Fundamental.
O tema foi considerado adequado devido ao fato de fazer parte do cotidiano do aluno, uma vez que se trata de um assunto que vem sendo muito abordado ultimamente sob diferentes pontos de vista, sugerindo uma abordagem interdisciplinar em sala de aula. Por não ser um assunto que se esgota facilmente, pode ser trabalhado em diferentes níveis curriculares e não somente na 6ª série, como foi originalmente concebido. 
Integração Curricular:
1. Ciências 
2. Artes 
3. História e Geografia 
4. Língua Portuguesa 
5. Matemática 
Sugestões de Leitura:
BRANCO, Samuel Murgel. Água:origem, uso e preservação. 
São Paulo. Editora Moderna.
CAVINATTO,Vilma. Saneamento básico: fonte de saúde e bem estar. São Paulo. Editora Moderna. 
MAGOSSI,Luiz Roberto. Poluição das águas. São Paulo. Editora Moderna. 
Material Necessário:
1. Laboratório de Informática 
2. Notícias de jornal 
3. Livros de leitura complementar 
4. Vídeos educativos 
Sugestões de Sites:
 
http://www.webagua.com.br/
 
http://ipb.8m.com/
 
http://www.aultimaarcadenoe.com.br/
 
http://www.mma.gov.br/
154[1].PROJE...doc
PROJETO : ÁGUA NOSSA DE TODOS OS DIAS
 Introdução: 
E.M. Luiz Gonzaga Dias Monteiro.
Público Alvo: alunos de 5ª a 8ª séries.
Duração : decorrer do ano letivo. 
Justificativa:
Conscientes de que a água é um bem do qual dependerão as futuras gerações, sentimos a necessidade de aprofundar o estudo e pesquisa do tema com o objetivo de esclarecer quanto ao uso deste líquido precioso e insubstituível.
Conhecendo a realidade que o mundo enfrenta em relação à escassez da água potável, através de programas governamentais, projetos de ongs, documentários e reportagens veiculados em revistas e jornais, acesso na Internet e documentário, necessita-sede uma mudança de hábito em um universo menor onde poderá contribuir para uma conscientização em relação ao problema que já começa a afligir a humanidade atualmente e que se acentuará consideravelmente num futuro próximo.
Objetivos Gerais:
Espera-se que o conhecimento adquirido, através de estudos realizados, leve alunos, funcionários e professores a aplicarem os novos conceitos junto a comunidade, alterando, assim, de forma consciente os hábitos já inseridos no nosso dia a dia.Pretende-se que o agir seja uma realidade e uma atitude pertinente em cada cidadão, resultando daí ações concretas que ultrapassem os limites da comunidade escolar.
Objetivos Específicos: 
 Reconhecer a importância da água na nossa vida.
Identificar a utilização adequada da água em nossa vida.
Reconhecer as situações em que a água é prejudicial à saúde. 
Identificar os Direitos Universais da Água. 
Identificar os estados físicos da água e sua utilização. 
Reconhecer e aplicar os diversos cuidados higiênicos com a água. 
Desenvolver a criatividade e imaginação. 
Reconhecer a utilidade da água nas usinas hidrelétricas. 
Desenvolver a atenção e o raciocínio. 
Identificar a importância da água no corpo humano. 
Desenvolvimento: 
Leitura de diferentes textos: informativos, literários, recreativos. 
Caça-palavras 
Poesia 
Pesquisas 
Atividades matemáticas 
Atividades com encartes 
Montagem de murais 
Confecção de cartazes 
Atividades ortográficas e gramaticais 
Justificativa 
O tema escolhido, Projeto Água, permite um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática e Ciências, Geografia introduzindo os temas transversais Saúde e Cidadania. 
Culminância: 
Excursão à Estação de Tratamento e apresentações feitas pelos alunos com músicas referentes ao tema.
Avaliação:
Será constante ao longo do processo de desenvolvimento pelas áreas responsáveis, tendo essa autonomia para intervir sempre que julgar necessário.
17[1].PROJET...doc
PROJETO ÁGUA
I – JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura. 
II- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
· Saber sobre a necessidade de se economizar água.
· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
· Compreender o ciclo da água.
· Conhecer as causas da poluição da água.
· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
· Identificar o percurso da água do rio até as casas.
· Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
· Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
· Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
· Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
· Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
· Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
· Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
· Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
· Ouvir músicas, assitir a vídeos que tratem do tema.
· Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
· Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
· Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
· Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
· Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
· Ser um agente multiplicador de conhecimentos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes