Buscar

TOMYY HIFILGER/ Argumentos da apresentação/ Estética e cultura de massa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TOMYY HIFILGER
1° Jacaob h.
A história da Tommy Hilfiger começou através de um jovem estadunidense chamado Jacob Hilfiger, que iniciou sua carreira na moda com 18 anos, Jacob comprava calças jeans de Nova York, customizava e revendia aos amigos, não demorou para Jacob alcançar o sucesso, pois seus clientes não achavam roupas iguais ou parecidas em outras lojas
2° Primeiro lançamento 
Aproximadamente 10 anos depois Jacob já era um estilista renomado e com mais de 10 lojas de vendas de roupas e acessórios masculinos, seu primeiro lançamento de coleção da marca trouxe uma campanha publicitária pensada pelo mesmo que foi o fator decisivo para o sucesso da marca, “um outdoor no Times Square com os grandes nomes da moda masculina Calvin Klein, Ralph Lauren e Perry Ellis”. 
3° Perfil da marca na década de 90 
Até a metade da década de 90 o estilista percebeu que a marca tinha um perfil de clientes parecidos com os da Calvin Klein, homens brancos de meia idade e classe média, que agregaram o sucesso da elegância das roupas a prática de esportes de alta sociedade gerando um grande desejo de consumo em jovens americanos de classes menos favorecidas economicamente. 
4° Primeira Reformulação da marca
Foi o momento então que Hilfiger decidiu reformular a marca e essa mudança gerou grande excitação depois que o rap Snoop Dog apareceu com uma camisa em um programa de TV, jovens negros aderiram à moda e o estilista passou a desenhar roupas mais largas e casuais, as primeiras coleções femininas fazendo com que a marca ampliasse consideravelmente a perfil do consumidor. Fotos... 
A partir disso a marca incluiu em seu conceito várias coleções que eram divulgadas com espaços curtíssimos de tempo como acessórios em couro, coleção de roupas infantil masculina, íntima masculina, calçado masculino, coleção esportiva para adolescentes, intima infantil, perfumes, relógios e óculos, além de cama mesa e banho. 
5° Conceito da marca 
A “Tommy Hilfiger” passou de uma marca exclusivista e adotou em seu contexto a quebra da própria tradição, seu conceito é Versátil, trazendo itens com qualidades e utilidades distintas , suas roupas unem o moderno e o clássico, a sofisticação e a casualidade agrada a todos os tipos de jovens, fãs de hip hop e a alta sociedade numa forma global, sua genuinidade com a predominância das cores branca, azul e vermelha é representado no logotipo que mimetiza uma bandeira em boa parte de seus produtos.
6° Conceito neoplasticista 
Para essa nova coleção a marca se inspirou no movimento de vanguardas de 1917 que englobou arquitetura, pintura, literatura e outros meios artísticos, chamada neoplasticismo, o movimento que defendia uma arte pura, clara e objetiva teve dois destaques em sua concepção Piet Mondrian e Theo van Doesburg.
Esses aspectos simplistas foram representados através da redução dos elementos usados na criação, com o uso de formas geométricas caracterizando equilíbrio, serenidade e harmonia as cores primárias “vermelho, azul e amarelo” e ao branco e preto que representaria a presença total e ausência total de luz respectivamente. 
7° A Tommy Hilfiger lança uma eco bag, inspirada nos conceitos Neoplasticistas. 
Nossa criação se baseou nas teorias teosóficas, estéticas e arquitetônicas do movimento que é considerado por muitos como produto de revolta moral e não artística. 
Para Mondrian a teosofia influenciou para expressão mais pura 
“... O Neoplasticismo bania o individualismo excessivo já na sua estética”. 
A nossa primeira ideia foi criar e promover uma peça agradável a todo estilo acessível a qualquer membro da sociedade. 
 "a beleza universal não surge do caráter particular da forma, mas sim do ritmo dinâmico (…) das relações mútuas das formas." 
Essa teoria influenciou para criação da linha moda praia, a relação mútua das formas se daria no conceito de que praia é um lugar universal, cheio de pessoas de etnias, classes, estilos e contextos diferentes, que também faz referência ao perfil de clientes da marca. 
8° Explicar ... 
"É na relação equilibrada entre o individual e o universal que o universal acha na arte a expressão mais pura, mais direta”. 
Para chegarmos nesse equilíbrio “individual” e “Universal” e nos desenvolvemos um produto de retalhos de lona que representa a forma “pura e direta” com o reaproveitamento e colocando em prática a consciência ambiental. 
Por fim 
O Neoplasticismo defendia que no futuro “Não precisariam de obras para materializar as artes, pois já viveríamos no meio da arte realizada”.
Então chegou o futuro e como previa os grandes nomes do Neoplasticismo, não precisamos mais de obras de artes e esculturas, “já vivemos a arte realizada” cada um com sua particularidade de estilo e forma compõe essa arte, padrões e modismos não funciona mais como divisor de comportamento, caráter ou espécie.

Outros materiais