Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL 2 - AULA 01 - AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL 2 – INÍCIO DA MATÉRIA DA AV2 – AULA 01
ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
A FUNÇÃO DE UMA CONTITUIÇÃO:
TODA CONSTITUIÇÃO TEM PELO MENOS 2 GRANDES FUNÇÕES, UMA FUNÇÃO É VOCÊ DETERMINAR DIREITOS, DEVERES E GARANTIAS, É FAZER COM QUE OS INDIVÍDUOS, AQUELES QUE RECEBEM O DIREITO, O CIDADÃO, SAIBA QUAIS SÃO OS LIMITES DO SEU AGIR, A SUA AÇÃO, AO QUE ELE TEM DIREITO E AO QUE ELE DEVE FAZER PARA TER AQUELE DIREITO, É ESTABELECER DIREITOS E DEVERES, É BOM QUANDO EU ESTOU EM UM PAÍS SABER QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS E DEVERES COMO CIDADÃO.
EM SEGUIDA, SÃO AS REGRAS QUE DETERMINAM A ORGANIZAÇÃO DO ESTADO, É NA CONTITUIÇÃO QUE SE VAI CONSTAR AS REGRAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESTADO, O ESTADO TEM UM ORGÃO QUE É O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, QUE É RESPONSÁVEL PELA ATIVIDADE DE CORREIÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO.
NO DIREITO CONSTITUCIONAL 1 APRENDEMOS OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PREVISTOS ENTRE OS ARTIGOS 1º E 4º, OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS SE DIVIDEM EM PRINCÍPIOS FUNDAMENTOS, ART 1º DA CONSTITUIÇÃO “A REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, FORMADA PELA UNIÃO INDISSOLÚVEL DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS E DO DISTRITO FEDERAL, CONSTITUI-SE EM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E TEM COMO FUNDAMENTOS: I- A SOBERANIA II- A CIDADANIA III- A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA IV- OS VALORES SOCIAIS DO TRABALHO E DA LIVRE INICIATIVA V- O PLURALISMO POLÍTICO –PARÁGRAFO ÚNICO- TODO PODER EMANA DO POVO, QUE O EXERCE POR MEIO DE REPRESENTANTES ELEITOS OU DIRETAMENTE, NOS TERMOS DESTA CONSTITUIÇÃO”. TODOS ESSES FUNDAMENTOS SÃO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, NOS ARTIGOS SEGUINTES NÓS VAMOS TER OUTROS PRINCÍPIOS COMO O PRINCÍPIO REPUBLICANO QUE ALIÁS ESTÁ LOGO NO CAPUT DO ARTIGO 1º, NOS TEMOS O PRINCÍPIO FEDERATIVO, O PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO, OS PRINCÍOS REGENTES DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS QUE SÃO AQUELES CONSTANTES NO ARTIGO 4º E SEUS 10 INCISOS, SÃO TODOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS. 
NOS IREMOS TRATAR SOBRE 3 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, O PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO, O BRASIL SE CONTITUI DE UMA REPUBLICA FEDERATIVA, UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, QUAL A IDÉIA DE ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO? É A DEMOCRACIA, A PARTICIPAÇÃO POPULAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES POLÍTICAS NO ESTADO, DEMOCRACIA É ISSO E É DEFESA E PROTEÇÃO DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS, O PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO ESTÁ LIGADO A IDÉIA DE ORGANIZAÇÃO DOS PODERES PORQUE ESTES PODERES FORAM CONSTITUIDOS POR NÓS, NÓS É QUE CONTITUIMOS ESTES PODERES E QUEM DIZ ISSO DE MANEIRA EXPRESSA É O PRINCÍPIO DA SOBERANIA POPULAR, ISSO QUER DIZER QUE NÓS ADOTAMOS A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA PORQUE NÓS EXERCEMOS ESSE PODER ATRAVÉS DOS NOSSOS REPRESENTANTES QUE NÓS ESCOLHEMOS.
O PRINCÍPIO DAS SEPARAÇÕES DAS FUNÇÕES DO PODER, QUE SE DIVIDEM EM FUNÇÃO EXECUTIVA, LEGISLATIVA E JUDICIÁRIA, PODEMOS OBSERVAR QUE NA CONSTITUIÇÃO DE 1824 O PODER ERA MODERADOR, ERA O PODER SOBRE TODOS OS PODERES, OU COMO JÁ DIRIA BENJAMIN CONSTANT “A CHAVE DE TODA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA”, ERA O PODER QUE GUARDAVA SOBRE A SUA SAIA TODOS OS OUTROS PODERES, FELIZMENTE NÃO É MAIS ESTA A SITUAÇÃO, HOJE TEMOS APENAS 3 FUNÇÕES DENTRO DESSES PODERES, TODAS AS VEZES QUE NO BRASIL NÓS ESTAVAMOS EM SITUAÇÕES EM QUE ESSAS FUNÇÕES NÃO ESTAVAM CLARAMENTE DEFINIDAS NÓS ESTAVAMOS DIANTE DE GOLPES MILITARES, QUANDO O EXECUTIVO ESTRAPOLOU DEMAIS OS SEUS LIMITES, QUANDO O LEGISLATIVO FALOU MAIS DO QUE DEVERIA, NÓS ESTAVAMOS DIANTE DE GOLPES MILITARES, UM EXEMPLO É A DÉCADA DE 30 DA DITADURA VARGAS QUANDO O PODER JUDICIÁRIO SE QUER OPINAVA EM MATÉRIA DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE, CABIA AO PRÓPRIO EXECUTIVO, A QUEM EXECUTAVA A LEI DIZER SE A MANEIRA COM QUE ELE ESTAVA EXECUTANDO A LEI ERA OU NÃO CONSTITUCIONAL, ELE PRÓPRIO DIZIA SE O QUE ELE ESTAVA FAZENDO ERA CERTO OU ERRADO, E OBVIAMENTE ELES SEMPRE SE DIZIAM CERTOS. SÓ NA CONTITUIÇÃO DE 1946 É QUE O PODER JUDICIÁRIO VAI RECUPERAR A SUPREMACIA EM MATÉRIA DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE E REAJUSTAR AS COISAS POR POUCO TEMPO, POIS LOGO DEPOIS TERIAMOS O GOLPO MILITAR E NOVAMENTE TERIAMOS A HIPERTROFIA DO PODER EXECUTIVO E ESSES PODERES MAIS UMA VEZ ESTAVAM BAGUNÇADOS, ISSO OCORREU POR QUE NÃO FUNCIONOU BEM UMA CLÁUSULA GERAL DENTRO DESSE PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES QUE É O SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS. NA CONSTITUIÇÃO A SEPARAÇÃO DOS PODERES É DISPOSTA COMO QUE ESSES PODERES SÃO HARMONICOS E INDEPENDENTES, INDEPENDENTES NÃO HÁ QUEM CONTESTE ISSO, MAS ESSA HARMONIA ELA DEVE SER PAUTADA NO SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS NO CHAMADO “CHECK BALANCE” QUE NADA MAIS É QUE UM CONTROLE MÚTUO. O LEGISLATIVO QUE CONTROLA O EXECUTIVO QUE CONTROLA O JUDICIÁRIO QUE CONTROLA O LEGISLATIVO E QUE UM CONTROLA O OUTRO.
A PRIMEIRA FUNÇÃO QUE ESTUDAREMOS É O PODER LEGISLATIVO, COMEÇAREMOS ENTÃO PELOS ORGÃOS DO PODER LEGISLATIVO DA UNIÃO QUE SÃO A CAMARA DOS DEPUTADOS E SENADO FEDERAL QUE JUNTOS COMPÕE O CONGRESSO NACIONAL, JÁ O PODER LEGISLATIVO DOS ESTADOS SÃO AS ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS (POIS É UNICAMERAL), NA UNIÃO É BICAMERAL E NOS ESTADOS UNICAMERAL, NO DISTRITO FEDERAL É A CAMARA DISTRITAL E NOS MUNICÍPIOS É A CAMARA MUNICIPAL, TODO MUNDO TEM PODER LEGISLATIVO.
POR QUE A UNIÃO ADOTOU A FORMA BICAMERAL PARA O PODER LEGISLATIVO? ISSO SE DÁ EM DECORRENCIA DO PRINCÍPIO FEDERATIVO E PELA EXISTENCIA DE ESTADOS DE FRAÇÕES POLÍTICAS QUE PRECISAM NECESSARIAMENTE SEREM REPRESENTADAS NO PODER CENTRAL FOI CRIANDO O SENADO FEDERAL, A CAMARA DOS DEPUTADOS É ALGO QUE NINGUÉM CONTESTAVA A NECESSIDADE DE REPRESENTAÇÃO DO POVO, MAS NÓS DECIDIMOS PELO BICAMERALISMO PARA QUE HOUVESSE UM EQUILÍBRIO NA REPRESENTAÇÃO ENTRE OS ESTADOS, O SENADO É UMA INSTITUIÇÃO CENTENÁRIA DESDE A NOSSA PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO NÓS TEMOS O SENADO FEDERAL QUE SE CHAMAVA CAMARA DO SENADO, AINDA QUANDO ÉRAMOS PROVÍNCIA HAVIA A CAMARA DO SENADO. 
O PRINCIPAL ORGÃO LEGISLATIVO DA UNIÃO É O CONGRESSO NACIONAL, BICAMERAL E ISSO SE DÁ EM DECORRENCIA DA ADOÇÃO DA FORMA DE ESTADO FEDERAL.
PORQUE O BRASIL O BRASIL É BICAMERAL? POR QUE NÓS SOMOS UM ESTADO FEDERAL, NÓS TEMOS VÁRIAS UNIDADES A SEREM REPRESENTADAS.
O CONGRESSO NACIONAL TEM UMA EXISTENCIA AUTONOMA, COM COMPETENCIAS PRÓPRIAS PREVISTAS NO ARTIGO 49 NA CRFB/88, “É DA COMPETENCIA EXCLUSIVA DO CONGRESSO NACIONAL: I- RESOLVER DEFINITIVAMENTE SOBRE TRATADOS, ACORDOS OU ATOS INTERNACIONAIS QUE ACARRETEM ENCARGOS OU COMPROMISSOS GRAVOSOS AO PATRIMONIO NACIONAL. (É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUEM ASSINA MAS TEM QUE REMETER A APROVAÇÃO DO CONGRESSO POIS É UM ATO COMPLEXO). II- AUTORIZAR O PRESIDENTE DA REPÚBLICA A DECLARAR GUERRA, CELEBRAR PAZ E PERMITIR QUE AS FORÇAS ESTRANGEIRAS TRANSITEM PELO TERRITORIO NACIONAL OU NELE PERMANEÇAM TEMPORARIAMENTE, RESSALVADOS OS CASOS PREVISTOS EM LEI COMPLEMENTAR. (É COMPETENCIA EXCLUSIVA ESSA AUTORIZAÇÃO). IV- APROVAR O ESTADO DE DEFESA E A INTERVENÇÃO FEDERAL, AUTORIZAR O ESTADO DE SÍTIO, OU SUSPENDER QUALQUER UMA DESSAS MEDIDAS. (TUDO É COMPETENCIA DO CONGRESSO).
ART 84, VIII CRFB/88 DAS ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA “CELEBRAR TRATADOS, CONVENÇÕES E ATOS INTERNACIONAIS, SUJEITOS A REFERENDO DO CONGRESSO NACIONAL”. ENTÃO COMPETE PRIVATIVAMENTE AO PRESIDENTE CELEBRAR OS TRATADOS MAS QUEM VAI DAR O AVAL PARA TUDO AQUILO ALI É O CONGRESSO NACIONAL, A MAIORIA DO TRABALHO ALI É DO CONGRESSO NACIONAL.
O CONGRESSO NACIONAL É A CASA LEGISLATIVA QUE CONTEMPLA UMA DIVISÃO EM DUAS CAMARAS, QUE SÃO A CAMARA DOS DEPUTADOS E O SENADO FEDERAL.
DENTRO DESTA REPRESENTAÇÃO TEMOS A CAMARA DOS DEPUTADOS, QUE É COMPOSTA PELOS REPRESENTANTES DO POVO QUE DEFENDE OS INTERESSES DO POVO, A CAMARA DOS DEPUTADOS É ELEITA PELO SISTEMA PROPORCIONAL, A LEI COMPLEMENTAR 78/73 DIZ QUE O MÁXIMO DE DEPUTADOS QUE PODEMOS TER É 513, O IBGE TODO ANO MEDE O NÚMERO DE HABITANTES, PEGAREMOS PORTANTO ESTE NUMERO DE HABITANTES DE CADA ESTADO E DIVIDIREMOS PROPORCIONALMENTE PELA CAMARA DOS DEPUTADOS, O ESTADO QUE TIVER MAIOR POPULAÇÃO TERÁ UM MAIOR NÚMERO DE DEPUTADOS. A CONSTITUIÇÃO SÓ DEIXOU FIXO O NÚMERO DE DEPUTADOS PARA TERRITÓRIO QUE SEMPRE SERÃO 4, QUANDO FOREM CRIADOS OS TERRITÓRIOS JÁ QUE SABEMOS QUE ISSO JÁ DEIXOU DE EXISTIR POR FORÇA DOS ARTIGOS 14 E 15 DA CRFB/88 NOATO DAS DISPOSIÇÕES CONTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS, MAS PODE EXISTIR. A CAMARA DOS DEPUTADOS SEMPRE SERÁ PROPORCIONAL E O SENADO FEDERAL SEMPRE SERÁ MAJORITÁRIA.
O SENADO FEDERAL PRECISA TER REPRESENTANTES DO ESTADO, OS SENADORES SÃO OS LEGITIMOS REPRESENTANTES DO INTERESSE DOS ESTADOS E O PRINCÍPIO É MAJORITÁRIO (QUEM TIVER MAIS VOTOS VENCE, MAS O NÚMERO É FIXO). OS MANDATOS SÃO RENOVADOS A CADA 4 ANOS, TEM HORA QUE SAI 1 SENADOR E TEM HORA QUE SAEM 2. 1/3 E 2/3. OS MANDATOS SÃO DE 8 ANOS SENDO RENOVADOS A CADA 4 ANOS.

Outros materiais