Buscar

Estudo dirigido 2 Transporte de membranas

Prévia do material em texto

��
� 	 
Departamento de Ciências Biológicas Ambientais e da Saúde
Disciplina: Fisiologia Humana
Prof.ª Paula Bizzotto
Estudo Dirigido sobre Transporte de Membrana
Responda às questões que seguem: 
Diferenciar transporte ativo de transporte passivo através de membranas. 
O transporte passivo é quando as moléculas passam de onde tem mais para onde que tem menos concentração e não necessita de gasto de energia (ATP). Já no transporte ativo requer gasto de ATP, porque o fluxo das moléculas vai de onde tem menos concentração para onde a concentração de moléculas é maior, podendo ser transporte ativo primário ou secundário, este ultimo não gasta ATP. 
Dentre as proteínas de membrana envolvidas em transporte, diferenciar Canais, Carreadores (Transportadores) e Bombas. 
Proteínas CANAIS: apresenta um canal aquosos ao longo de toda a sua molécula transmembrana, que permite o livre movimento de determinados íons ou moléculas (difusão). 
Proteínas CARREADORAS:  fixam-se às substâncias que vão ser transportadas e sofrem alterações em sua forma, transportando as substâncias através da membrana (transporte ativo).
BOMBAS: Quando o transporte é de 2 moléculas existe uma proteína carreadora especifica , ela tem 2 ou mais compartimentos . A proteína transportadora se liga em uma molécula através de um sitio de ligação gira e libera a molécula carregada de um lado depois pega uma outra molécula e libera no outro lado da membrana. Gira, novamente, voltando à posição inicial. A bomba de sódio e potássio  por exemplo , liga-se em um íon Na+ na face interna da membrana e o libera na face externa. Ali, se liga a um íon K+ e o libera na face externa. A energia para o transporte ativo vem da hidrólise do ATP .
3. Para o organismo humano qual a importância da existência de gradientes de concentrações de íons? 
4. Caracterize difusão simples, difusão passiva e osmose. 
Difusão SIMPLES: não necessita de proteína mediadora , transporta moléculas sem cargas , pois elas passam livremente pela membrana. Não gasta energia.
Difusão PASSIVA: Muitas substâncias penetram nas células por difusão passiva, isto é , como a distribuição do soluto tende a ser uniforme em todos os postos do solvente, o soluto penetra na célula quando sua concentração é menor no interior celular do que no meio externo, e sai da célula caso contrário. Não gasta ATP.
OSMOSE : A água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração. 
5. Definir pressão osmótica
A pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana
6. Dentre as modalidades de transporte ativo, diferencie antiporte de simporte. 
Transporte simporte é quando duas moléculas distintas migram ao mesmo tempo para o mesmo lado da membrana [ ]
 Transporte antiporte é quando duas moléculas distintas migram para lados opostos na membrana plasmática [ ] .
7. No transporte vesicular, diferencie endocitose de exocitose. 
ENDOCITOSE: transporte vesicular que conduz substâncias para o interior da célula
EXOCITOSE: transporte vesicular que conduz substâncias para o fora da celula

Continue navegando