Buscar

apol 1 elaboração de roteiros turisticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Elaboração de Roteiros Turísticos
Em um destino turístico existem aspectos falhos, que são alheios a oferta turística. Bahl (2004) cita alguns fatores relacionados as políticas públicas, que interferem e dificultam a utilização das localidades para o turismo.
BAHL, M. Viagens e roteiros turísticos. Curitiba: Protexto, 2004.
Analise as afirmativas relacionadas as falhas e dificuldades das políticas públicas e assinale se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
I.   ( ) Distância da localidade emissora; dispersão dos atrativos; trânsito e congestionamento; debilidades na sinalização; violência urbana/má receptividade; grandes cidades apresentam variedade de atrativos, que podem ser segmentados.
II.  ( ) Barreiras econômicas; falta de tempo; limitação física; situação familiar; medo de viajar; falta de interesse; falta de flexibilidade de datas e falta de refeições e passeios inclusos.
III. ( ) Falta de estacionamento adequado e próximo aos atrativos; proibição de acesso para ônibus em algumas ruas; inexistência de banheiros públicos; transporte urbano confuso; ausência de folheteria e mapas; poluição ambiental, visual e sonora e enchentes.
Assinale a alternativa que contemple a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V-V-V
	
	B
	V-V-F
	
	C
	F-F-V
	
	D
	F-V-V
	
	E
	V-F-V
Você acertou!
I e III. Bahl (2004) elenca alguns motivos que não estão relacionados com a oferta turística, mas que dificultam a utilização turística das localidades. Esses fatores estão relacionados com a falta ou a falha de políticas públicas. Sendo os principais como: distância da localidade emissora; dispersão dos atrativos; trânsito e congestionamento; debilidades na sinalização; violência urbana/má receptividade; grandes cidades apresentam variedade de atrativos, que podem ser segmentados; falta de estacionamento adequado e próximo aos atrativos; proibição de acesso para ônibus em algumas ruas; inexistência de banheiros públicos; transporte urbano confuso; ausência de folheteria e mapas; poluição ambiental, visual e sonora e enchentes (Capítulo 01, p. 28). FALSA – II - Barreiras econômicas; falta de tempo; limitação física; situação familiar; medo de viajar; falta de interesse; falta de flexibilidade de datas e falta de refeições e passeios inclusos são os principais aspectos ligados para a não utilização de operadoras turísticas e agências de viagem pelos turistas.
Questão 2/5 - Elaboração de Roteiros Turísticos
Referente as agências de viagens e os turistas, Bahl (2004) lista os principais obstáculos para as pessoas não viajarem e/ou não utilizarem uma operadora turística ou agência de viagem.
BAHL, M. Viagens e roteiros turísticos. Curitiba: Protexto, 2004.
Leias as alternativas e assinale a que corresponde aos motivos pelo qual as pessoas não viajam e/ou utilizam uma operadora turística ou agência de viagem:
Nota: 20.0
	
	A
	Os principais aspectos ligados para a não utilização de operadoras turísticas e agências de viagem pelos turistas estão: barreiras econômicas; falta de tempo; limitação física; situação familiar; medo de viajar; falta de interesse; falta de flexibilidade de datas; falta de locais que despertem interesse; falta de comodidade em locomoção; alojamento, refeições e passeios inclusos; mau atendimento da operadora.
Você acertou!
Os principais aspectos ligados para a não utilização de operadoras turísticas e agências de viagem pelos turistas estão: barreiras econômicas; falta de tempo; limitação física; situação familiar; medo de viajar; falta de interesse; falta de flexibilidade de datas; falta de locais que despertem interesse, falta de comodidade em locomoção; alojamento, refeições e passeios inclusos; mau atendimento da operadora (Capítulo 01, p. 27-28).  INCORRETA – b- Os fatores motivacionais e determinantes, são aspectos responsáveis pelo acontecimento ou não de uma viagem, no que tange a demanda e a oferta de acordo com (SWARBROOKE; HORNER, 2002). c – Não são apenas dois aspectos ligados a não utilização de operadoras turísticas e agências de viagem pelos turistas, a lista que contempla a resposta está na letra A.  d) - Os atrativos turísticos, serviços e equipamentos, infraestrutura de apoio ao turismo, oferta turística, região turística, rota turística e destino turístico são alguns termos da atividade do turística. e) - De acordo com Swarbrooke; Horner (2002), Os fatores determinantes, são divididos em dois tipos: o que determina se o indivíduo irá tirar férias ou não; e o que determina o tipo de viagem (Capítulo 01, p.26).
	
	B
	Os principais aspectos são os fatores motivacionais e determinantes, como a  saúde e a renda disponível para para o lazer.
	
	C
	Os únicos aspectos ligados para a não utilização de operadoras turísticas e agências de viagem pelos turistas são: falta de interesse  e medo de viajar.
	
	D
	Os principais aspectos ligados para a não utilização de operadoras turísticas e agências de viagem pelos turistas estão: a qualidade dos atrativos turísticos e os serviços e equipamentos do destino.
	
	E
	Os principais aspectos ligados para a não utilização de operadoras turísticas e agências de viagem pelos turistas estão: os meios de transporte escolhido e a qualidade das vias de deslocamento.
Questão 3/5 - Gestão de Agência de Viagens
Assinale a alternativa que corresponde à sentença a seguir:   No papel de distribuidora, comercializa, reserva e vende serviços e produtos turísticos fornecidos por terceiros (operadora ou fornecedores).
Nota: 20.0
	
	A
	Agências de viagens.
Você acertou!
As agências de viagens no papel de distribuidora, comercializam, reservam e vendem serviços e produtos turísticos fornecidos por terceiros (operadora ou fornecedores). (Material complementar – Aula 2 – p. 12).
	
	B
	Operadora turística.
	
	C
	Consolidadoras.
	
	D
	Agências de fomento.
Questão 4/5 - Gestão de Agência de Viagens
Thomas Cook visualizou a oportunidade de um negócio e foi empreendedor ao criar uma agência para organizar e promover mais viagens. Com o crescimento das ferrovias e uso para transporte de passageiros, o número de turistas e os fretamentos ferroviários aumentaram, segundo Palhares (2002). Assinale a alternativa que responde a seguinte questão:   Por que Thomas Cook marcou a história do turismo e foi considerado o primeiro agente de viagens do mundo?
Nota: 0.0
	
	A
	Com o advento da máquina a vapor, naquela época as viagens de trem tinham um custo alto. Sendo assim, Thomas Cook foi o primeiro a viabilizar as viagens em grupo, permitindo, assim, a venda de bilhetes com tarifas menores.
O principal aspecto está na comercialização e intermediação de uma viagem em favor de um grupo. Já existiam outros escritórios que vendiam passagens de navio para travessias marítimas, mas não contemplava este propósito de viagens turísticas. Mesmo com o advento da máquina a vapor, naquela época as viagens de trem tinham um custo alto, e por isso Thomas Cook encontrou uma maneira de viabilizar a viagem por meio da negociação de uma tarifa menor, para um número maior de passageiros. Ele foi o facilitador e quem elaborou a viagem, o que está diretamente relacionado ao trabalho desenvolvido pelas agências de turismo até os dias atuais. (Material complementar – Aula 1, p. 03).
	
	B
	O principal aspecto está na comercialização e intermediação de viagens diretas e individuais.
	
	C
	Ainda não existiam outros escritórios que vendiam passagens de navio, reforçando o espírito empreendedor de Thomas Cook.
	
	D
	Ele foi apenas o facilitador da viagem, diferente do trabalho desenvolvido pelas agências de turismo nos dias atuais.
Questão 5/5 - Elaboração de Roteiros Turísticos
Atualmente, devido a era da informação e tecnologia (oferta de bens e serviços pela internet), os turistas conseguem planejar e viabilizar as suas viagens, bem como, adquirem passagens e realizam reservas em hotéis, entre outros serviços, com as mesmas informações que possuem os profissionais de turismo,ou seja, com os mesmos fornecedores das agências de turismo. Tal processo é irreversível e afeta diretamente a rotina dos profissionais do turismo, em especial os da área de agências de viagens. Logo, os agentes de viagens, empresas e todos os profissionais responsáveis pelo agenciamento de viagens precisam se qualificar e se atualizar constantemente para se manter no mercado de trabalho.
STEFANI, Cláudia. Elaboração de roteiros turísticos: do planejamento à precificação de viagens. Curitiba: Editora InterSaberes, 2014.
A partir do conteúdo apresentado nas aulas e no livro-base da disciplina, aponte a alternativa correta que representa as questões fundamentais para os profissionais responsáveis pelo agenciamento de viagens manterem-se no negócio.
Nota: 20.0
	
	A
	No cenário atual, os agentes de viagens exercem apenas as funções de venda de bilhetes (passagens aéreas) e efetuam reservas em hotéis, dessa forma, não existe a necessidade de atualização e qualificação profissional para continuar executando essas atividades.
	
	B
	Para as agências de viagens continuarem atuando no mercado, foi necessário evoluir e agir estrategicamente, planejar, ter parceiros, ter a melhor negociação, os melhores fornecedores e manter a qualidade do serviço.
Você acertou!
Cabe então aos agentes de viagens, empresas e todos os profissionais responsáveis pelo agenciamento de viagens se qualificarem e se atualizarem sempre, pois não basta mais apenas saber vender passagens aéreas e efetuar reservas de hotéis. É impossível, no contexto atual, pensar em um agente de viagem que seja apenas emissor/vendedor de bilhetes. Foi necessário evoluir para um estágio em que planejar, ter parceiros, ter a melhor negociação, os melhores fornecedores, enfim, isso tudo dentro de um mínimo de qualidade aceitável, o que requer que os profissionais saibam quais são as expectativas do cliente (passageiro/turista) com relação à viagem que está sendo programada (Capítulo 01, p. 20). A alternativa “a” está incorreta, pois, as atividades dos agentes turísticos estão além das funções de venda de bilhetes (passagens aéreas) e efetuar reservas em hotéis. As alternativas “c e d” estão incorretas, pois, de maneira geral, os profissionais desta área sabem que a difusão da oferta e venda de serviços de viagem pela internet é irreversível, cabe a eles se qualificarem para se manter no mercado de trabalho. A alternativa “e” está incorreta, pois os profissionais de agenciamento de viagens, precisam se qualificar e manter a qualidade mínima aceitável de seus serviços.  (Capítulo 01, p. 20).
 
	
	C
	Para as agências de viagens manterem-se no negócio, a solução é restringir o acesso da informação ao turista via internet, bem como, o seu acesso a aquisição de passagens e reservas em hotéis. Apenas as agências de turismo podem estar habilitadas a executar tais atividades (compra de passagens e reserva em hotéis).
	
	D
	Neste contexto, coube aos profissionais das agências de viagens, aceitar a realidade de que não há mais mercado de trabalho para esse ramo, eles devem se preparar e se qualificar em outras áreas, pois, em breve a área de agências de viagens estará extinta.
	
	E
	De maneira geral, os profissionais desta área sabem que a difusão da oferta e venda de serviços de viagem pela internet é irreversível, contudo, cabe aos intermediários responsáveis pelo agenciamento de viagens, baixar a qualidade de seus serviços para manter-se no mercado de trabalho. Neste novo cenário se faz dispensável a qualificação e atualização constante.

Outros materiais