Buscar

CASO CONCRETO 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 5
Questão 
Resposta: Certo, conforme, “Art. 52. Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade.”, a pessoa jurídica é dotada de personalidade e logo pode sofrer uma ofensa a sua honra.
Questão objetiva 1
b. o domicílio do marítimo é o do local onde o navio estiver matriculado;
Questão objetiva 2
b) Para a validade da alienação do patrimônio da fundação é imprescindível a autorização judicial com a participação do órgão do Ministério Público com atribuição para o velamento das fundações, formalidade que, se suprimida, acarreta a nulidade do ato negocial.
Questão objetiva 3
c. Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado, com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo, sendo que o registro declarará a denominação, os fins, a sede, o tempo de duração e o fundo social, quando houver; o nome e a individualização dos fundadores ou instituidores, e dos diretores; o modo por que se administra e representa, ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente; se o ato constitutivo é reformável no tocante à administração, e de que modo; se os membros respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais; as condições de extinção da pessoa jurídica e o destino do seu patrimônio, nesse caso.
JURISPRUDENCIA
	0002487-11.2014.8.19.0207 - APELACAO 
1ª Ementa
	DES. SANDRA CARDINALI - Julgamento: 05/03/2015 - VIGESIMA SEXTA CAMARA CIVEL CONSUMIDOR 
APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO DO CONSUMIDOR. RITO ORDINÁRIO. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER E INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS. SERVIÇO DE TELEFONIA CELULAR EMPRESARIAL. RECURSO EXCLUSIVO DA PARTE AUTORA INCONFORMADA COM A DECISÃO QUE JULGOU IMPROCEDENTE O PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL. O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA RECONHECE A POSSIBILIDADE DE A PESSOA JURÍDICA SOFRER DANO MORAL, DESDE QUE HAJA OFENSA À SUA HONRA OBJETIVA. SÚMULA 277 STJ. NA HIPÓTESE O ATO ILÍCITO COMETIDO PELA RÉ NÃO ATINGIU O BOM NOME, REPUTAÇÃO OU IMAGEM DA AUTORA NO MEIO COMERCIAL. DANO MORAL NÃO CONFIGURADO. SENTENÇA MANTIDA. NEGATIVA DE SEGUIMENTO.
	 INTEIRO TEOR 
 Íntegra do Acórdão - Data de Julgamento: 05/03/2015 (*)

Outros materiais